TÍTULO COMPLETO: Viva agora 60+
INTRODUÇÃO
Agregar à Educação Física no conjunto das atividades oferecidas pela unidade contribuindo com saúde física e social proporcionando uma maior integração e socialização. Em decorrência da procura e do retorno positivo dos usuários, vimos a necessidade de ampliar esse cuidado para mais idosos. O programa de atividade física tem como objetivo melhorar de forma global o indivíduo idoso, em sua plenitude, tanto a parte física como também a psíquica e social.
OBJETIVOS
A proposta de atividade física desde o início idealizou não só a parte da saúde do indivíduo idoso, mas também, a socialização e integração entre os mesmos, com suas particularidades, suas limitações e seus desafios pessoais. E através do atendimento em grupo, sem restrições, obtivemos grandes melhoras físicas como também no comportamento desses indivíduos, contribuindo para uma melhora significativa em seu quadro geral de saúde.
METAS
- Contribuir para maior consciência corporal, identificando potencialidades e limitações;
- Possibilitar integração de experiências e assim maior socialização;
- Melhorar equilíbrio, reduzindo risco de quedas e consequente morbimortalidade.
PÚBLICO-ALVO
Idosos acima de 60 anos, ambos os sexos, a maioria independentes e alguns com utilização de dispositivos de auxílio na marcha e também acompanhados de seus cuidadores.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
320
DIVULGAÇÃO
No início a maioria dos participantes residia próximo a unidade, mas no decorrer do programa e devido ao sucesso e elogios, a divulgação se fez entre os mesmos aos conhecidos, boca a boca e também por indicação da equipe assistencial da unidade.
ATIVIDADES
As atividades são realizadas duas vezes por semana, em dias e horários fixos já determinados e por um período de 4 meses. As atividades são especificas para esse público. Os exercícios ministrados têm como base a melhoria das funções corporais: exercícios para aumento de força muscular com ou sem material/peso; exercícios para a melhora da coordenação motora - sempre explorando o corpo em sua lateralidade; exercícios de equilíbrio - criando situações para o corpo se desequilibrar e assim ativar seus reflexos; exercícios de resistência muscular; e exercícios de alongamento.
EQUIPE
Profissional de Educação Física
Coordenação de Gerontologia
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Salão de eventos;
- 35 faixas elásticas;
- 15 pares tornozeleiras de 2kg;
- 15 pares 3kg;
- 15 pares de halteres de 2kg;
- 15 pares de 3kg;
- cones e bolinhas de borracha.
Recurso de investimento e custeio da unidade.
RESULTADOS
Trabalho de consciência corporal, identificando potencialidades e limitações. Integração de experiências e socialização. Melhora do equilíbrio, reduzindo risco de quedas e consequente morbimortalidade.