2015
-
Norte
Qualidade de vida na terceira idade
Saúde e Bem Estar

O programa funciona de acordo com a Politica Municipal do Idoso, que garante a criação de programas e serviços voltados ao atendimento da saúde da pessoa idosa (Lei municipal 0349/2005). Cadastrados no sistema da zona urbana temos 1269 idosos, sendo que participantes ativos das atividades são 505. Tem como finalidade melhorar a qualidade de vida, reduzir a taxa de sedentarismo, melhorar a flexibilidade, agilidade e longevidade, com ações nas áreas da assistencial social, saúde e educação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira pela parte da manhã, com atendimento de massoterapia, serviço social e fisioterapia.

Atividades voltadas para este público são realizadas nos dias de segunda, quarta e sexta feira no horário da tarde, onde são realizados  exercícios físicos, alongamento, fortalecimento muscular, dinâmicas, danças e treino de propriocepção, que com a idade são reduzidas. Contamos também com a parceria da SMS, com a equipe do NASF e do Ministério Público, médicos, enfermeiros, psicólogo e técnico de enfermagem e na quinta feira é realizada a hidroterapia com os idosos que precisam de reabilitação.

O programa investe em eventos e datas comemorativas, como passeios, festas, sorteio de prêmios, palestra e ação social, promovendo a socialização e autoestima dos idosos.

 

 

Ficha técnica


Município: 
Parintins, AM


Parceiros: 
SEMASTH, Prefeitura Municipal de Parintins, Secretaria de Saúde

Coordenador da experiência: 
ARIANNE NUNES LOBATO , RUTH ABECASSIS, TANIA TAVARES FONSECA

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(92) 991831419



Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br