2015
-
Nordeste
A Arte de Envelhecer de forma ativa, saudável e humanizada
práticas de atividades físicas, esportivas, sócio culturais e de cidadania

"A Arte de Envelhecer de forma ativa,saudável e humanizada" é uma iniciativa que vem contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população idosa do Município de Poção-PE,através de  diversas ações sócio culturais,esportivas e de cidadania,com a finalidade de garantir a integralidade da atenção, indo ao encontro de diferentes realidades e necessidades de saúde da população idosa e dos indivíduos.

A iniciativa conta com vários profissionais de vários setores e com  a formação de diversas parcerias,pelas quais foi possível recuperar, manter e promover a autonomia e a independência da população idosa.

Vale salientar que está sendo possível integrar saúde física e mental, a independência financeira,a capacidade funcional e o suporte social, agregando valores, respeitando as diferenças e construindo espaços de cidadania, de forma ativa, saudável e humanizada.

Após a realização de dois anos do projeto, que ainda continua a ser executado,afirmamos que aconteceram várias mudanças e foram alcançados vários objetivos,entre eles:o de proteção e valorização da vida, pois alguns idosos cometeram suícidios, devido a problemas depressivos e de abandono,além da participação qualitativa e quantitativa dos idosos e a redução do índice de sedentarismo e obesidade. Observamos que a maior parte de nosso idosos atualmente se sente autonônoma e empoderadA de seus direitos e deveres.

Enfim, temos muito ainda por fazer acontecer,na garantia dos direitos da Políticas Públicas de Sáude de nossos heróis da terceira idade!

 

 

 

 

Ficha técnica


Município: 
Poção, PE

Instituição Responsável: 
Secretaria de Saúde

Parceiros: 
Secretaria de Assistência Social/CRAS/Secretaria de Esporte/Transporte/SESC/NPS/UBM/Cooordenadoria da Mulher/Secretaria de Educação/Biblioteca do SESI/CMDI

Coordenador da experiência: 
PAULO GOMES DA SILVA/JACIENE MARIA CÂNDIDO DE FREITAS

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
87-383412-59/87-3834-1454

Beneficiados: 
GRUPOS DA 3ª IDADE


Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br