2015
-
Sul
Projeto Alegria e Movimento

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual as alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas vão modificando progressivamente o organismo, tornando-o mais suscetível a agressões intrínsecas e extrínsecas. Apesar do envelhecimento não estar necessariamente relacionada a doenças e incapacidades, as doenças crônico-degenerativas são frequentemente detectadas nos idosos e estão diretamente relacionadas a maior incapacidade funcional. 

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo, e que auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas, além de exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto familiar.

Foi baseado nos pressupostos acima que surgiu o Projeto Alegria e Movimento, mediante a necessidade de implantar uma estratégia que promovesse não só a saúde física, mas também a mental e social da população das comunidades da área rural do município de Ipira, Filadélfia e Mambuca. Em vista da falta de opção de lazer e o grande número de pessoas sedentárias, hipertensas e idosas, pensou-se em uma maneira de incluir essas pessoas no meio social, visando melhorar o relacionamento interpessoal, evitando o isolamento e a solidão destas pessoas.

 

Ficha técnica


Município: 
Ipira, SC

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social


Coordenador da experiência: 
Enir Janete Zimmer

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(049) 3558 0788

Beneficiados: 
Comunidade em geral, principalmente idosos


Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br