2014
-
Sul
O ACS e o envelhecimento ativo
O agente comunitário de saúde como protagonista do envelhecimento ativo através da prática de atividades físicas na unidade de saúde da família.

Wessópolis é o bairro mais populoso do município de Pinhais, Paraná. Sua Unidade de Saúde da Família registra cerca de 1,4 mil pessoas idosas. Em 2010, as três equipes da saúde da família que atuam na região colaboravam com o Programa Hiperdia, destinado a cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do SUS (Sistema Único de Saúde). No diálogo com as pessoas idosas do bairro, os Agentes Comunitários de Saúde perceberam seu interesse e necessidade por atividades físicas.

Este foi o pontapé inicial do projeto, que envolve a prática de atividades físicas duas vezes por semana, na unidade do bairro. Além das atividades físicas, que consistem na realização de alongamentos, toda última quarta-feira do mês são oferecidas palestras ministradas por profissionais de saúde convidados sobre diversos temas que perpassam a trajetória de envelhecimento. Os encontros acontecem no Colégio Municipal Severino Massignan. Em seguida, os agentes comunitários fazem o monitoramento da saúde das pessoas atendidas, registrando, entre outros dados, a pressão sanguínea. “A grande novidade foi a união da equipe que traça as estratégias de abordagem, convite e realização das atividades do projeto”, completa Vanda Catelli, coordenadora da atividade.

Atualmente, o grupo é composto por 130 (cento e trinta) pessoas idosas, que demonstram boa adesão ao programa, além de um forte laço afetivo entre elas. Conforme relato dos ACS a adesão dos idosos aos programas possibilita um acompanhamento sistemático das suas condições de saúde. No contexto deste projeto também estão sendo realizados acompanhamento nutricional dos idosos e um grupo de alfabetização.

 

“Percebemos que a qualidade de vida das 130 pessoas atendidas melhorou muito. Algumas delas até pararam de tomar medicamentos.”
Vanda Catelli

 

 

Ficha técnica


Município: 
Pinhais, PR

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais (Unidade de Saúde da Família de Wessópolis)

Parceiros: 
Colégio Municipal Severino Massignan

Coordenador da experiência: 
Vanda Catelli e Giane Alves dos Santos

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(41) 3912-5383



Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br