2016
-
Sudeste
Caracterização do perfil sócio-demográfico e de saúde dos idosos atendidos pelo NASF e ações desenvolvidas para atendê-los na atenção básica.

O grande número de idosos atendidos pela equipe multidisciplinar do NASF fez surgir à necessidade de conhecê-los melhor. Observamos que o mesmo usuário recebia atenção de diversos profissionais de maneira pouco integrada. Através do questionário aplicado na primeira consulta, conseguimos traçar o perfil de saúde destes usuários. Este conhecimento propiciou a base de uma atenção mais integrada. Determinamos características importantes dos nossos usuários: estão entre 65-70 anos, tiveram uma media alta de filhos, não moram sozinhos, possuem renda mensal baixa, são em grande parte obesos. Todos apresentam uma ou mais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). As algias vertebrais e hipertensão arterial foram destaques nos encaminhamentos. A maior parte deambula sem auxilio, consideraram sua saúde como regular e se declararam feliz na maior parte do tempo. As atividades oferecidas pela equipe NASF foram remodeladas e passaram a ser interligadas. Assim quando um idoso é encaminhado a um dos profissionais com uma queixa principal ele é avaliado e direcionado para várias outras atividades terapêuticas: avaliação nutricional, orientações posturais, grupos operativos específicos de atividade física e cognitiva. Este idoso é periodicamente reavaliado e pode ao longo do tempo receber mais ou menos atenção da equipe, como mudar de grupo terapêutico, ser atendido na atenção especializada ou receber alta. Esta atenção integral e continuada favorece todos os processos de trabalho da Unidade básica de saúde (Equipe de saúde da Família, NASF, Saúde Mental, Assistente Social entre outros). Desta forma conseguimos oferecer um serviço mais ágil, mais completo, com eficiência e maior adesão por parte dos usuários.

Ficha técnica


Município: 
Ipatinga

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de Ipatinga

Parceiros: 
Equipe Saúde da Família da Unidade

Coordenador da experiência: 
- Nubia Alves Reis - Nutricionista - Livia Guimarães Morato - Fisioterapeuta - Gracia Maria Cabral Martins da Costa - Educadora Física

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(31) 3829 8011

Beneficiados: 
Usuários das unidades de saúde dos bairros Bethania e Vila Militar


Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br