2016
-
Norte
Cuidado Integral do Idoso: um enfoque multiprofissional

Considerando a importância de cuidar da população idosa em todos os âmbitos que envolvam o bem estar físico e emocional, surgiu o anseio de discutir e planejar um cuidado integral com os idosos da comunidade local juntamente com uma equipe multiprofissional.
O grupo de idosos já ocorre há mais de seis anos na comunidade, com dinâmicas diversificadas conduzidas por um profissional facilitador que traz temáticas como cuidados com a saúde física ou emocional, práticas corporais, dinâmicas relacionadas ao tema ou trabalhos manuais.
Ao decorrer do projeto, foi realizado também passeios a parques e a outro município, piqueniques e festas promovendo lazer e fortalecimento da interação do grupo com a equipe de saúde. Realiza-se ainda o grupo de atividades físicas que ocorre duas vezes por semana, promovendo caminhadas, ginásticas aeróbicas e localizada ministradas por uma profissional de educação física. Outro instrumento da equipe de saúde multiprofissional é a visita domiciliar, que visa a atenção ao idoso enfermo em domicílio com um enfoque no cuidado integral.
A experiência vem proporcionando diversos resultados positivos: diminuição nos atendimentos ambulatoriais, maior adesão aos tratamentos medicamentosos e às orientações, criação de vínculo, maior socialização entre os idosos, entre outros.

Ficha técnica


Município: 
Rio Branco

Instituição Responsável: 
Unidade Básica de Saúde Rosa Maria dos Santos


Coordenador da experiência: 
Lucas de Sousa Gomes; Marisol Pinheiro Damasceno Pontes; Mirla Jéssica Sampaio de Oliveira; Yara Peres; Valcicléa Ferreira Pereira;

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(68) 3227-2877

Beneficiados: 
Usuários com faixa etária acima de 60 anos


Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br