2016
-
Norte
Cuidado Integral do Idoso: um enfoque multiprofissional

TÍTULO COMPLETO: Cuidado Integral do Idoso: um enfoque multiprofissional

 

INTRODUÇÃO

Considerando a importância de cuidar da população idosa em todos os âmbitos que envolvam o bem estar físico e emocional, surgiu o anseio de discutir e planejar um cuidado integral com os idosos da comunidade local juntamente com uma equipe multiprofissional.
O grupo de idosos já ocorre há mais de seis anos na comunidade, com dinâmicas diversificadas conduzidas por um profissional facilitador que traz temáticas como cuidados com a saúde física ou emocional, práticas corporais, dinâmicas relacionadas ao tema ou trabalhos manuais.
Ao decorrer do projeto, foi realizado também passeios a parques e a outro município, piqueniques e festas promovendo lazer e fortalecimento da interação do grupo com a equipe de saúde. Realiza-se ainda o grupo de atividades físicas que ocorre duas vezes por semana, promovendo caminhadas, ginásticas aeróbicas e localizada ministradas por uma profissional de educação física. Outro instrumento da equipe de saúde multiprofissional é a visita domiciliar, que visa a atenção ao idoso enfermo em domicílio com um enfoque no cuidado integral.
A experiência vem proporcionando diversos resultados positivos: diminuição nos atendimentos ambulatoriais, maior adesão aos tratamentos medicamentosos e às orientações, criação de vínculo, maior socialização entre os idosos, entre outros.

 

OBJETIVOS

Fortalecer o trabalho de prevenção de agravos; fortalecer o vínculo da equipe de saúde com esta população; melhorar o acompanhamento e cuidado de idosos com doenças crônicas; combater o sedentarismo através das práticas de atividades físicas; possibilitar a troca de experiências e momentos de lazer; promover mais qualidade de vida.

 

ATIVIDADES 

Os grupos são realizados mensalmente e o idoso recebe um convite elaborado pela equipe que é entregue pelo seu agente comunitário de saúde. A dinâmica do grupo é diversificada, dependendo do assunto abordado pelo profissional facilitador. Geralmente é abordado um assunto, podendo ser ele sobre cuidados com a saúde física ou emocional, pode ainda realizar-se práticas corporais, dinâmicas relacionadas ao tema, trabalhos manuais, considerando sempre que a atividade proposta é relacionada ao tema abordado pelo profissional facilitador. Alguns temas já abordados pela equipe: Autoestima e Bem-estar, Sexualidade na Terceira Idade, Alimentação Saudável, entre outros. Em alguns momentos, realiza-se passeio e/ou piquenique a parques ou outro local que promova lazer e fortaleça a interação do grupo. Anualmente é realizada a “Festa Junina”, que já é tradição do grupo há mais de cinco anos. Há também o Grupo de Atividades Físicas que ocorre duas vezes por semana, independente do encontro mensal, que promove caminhadas, ginásticas aeróbicas e localizada ministradas por uma profissional de educação física do Programa de Residência Multiprofissional em parceria com o programa Academia da Saúde. • Além do Grupo, outro instrumento da equipe de saúde multiprofissional é a Visita Domiciliar, que visa a atenção ao idoso enfermo em domicílio com um enfoque no cuidado integral. A equipe atende o paciente impossibilitado de sair de sua residência, proporcionando não apenas o atendimento clínico, mas promovendo ações com a finalidade de promover além da saúde física, o bem-estar emocional e mais qualidade de vida em domicílio, como por exemplo, musicoterapia, contação de história, arteterapia, grupo de humor (palhaço), entre outras atividades.

EQUIPE

Equipe da unidade

01 Coordenadora da unidade

01 Enfermeira

05 ACS

03 Técnicos em enfermagem

 

Residentes da RMISFC-UFAC*

01 Psicólogo

01 Profissional de Educação Física

01 Enfermeira

01 Cirurgiã Dentista

 

* A USF Rosa Maria dos Santos é campo de prática do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família e Comunidade (RMISFC) da Universidade Federal do Acre. 

 

EQUIPAMENTOS E RECURSOS

Recursos próprios dos profissionais da equipe multiprofissional e doações de usuários da comunidade.

 

RESULTADOS

Diminuição nos atendimentos ambulatoriais individuais, maior adesão aos tratamentos medicamentosos e às orientações, maior socialização entre os idosos, fortalecimento do vínculo da equipe de saúde com a comunidade idosa, mudanças de hábitos que melhoram a qualidade de vida. Em uma pesquisa realizada no grupo com a aplicação de questionário podemos observar que dos principais fatores que motivam o usuário a participarem dos grupos são sentir-se melhor (63%), fazer amizades (63%) e interação com outras pessoas (54%). Importante destacar que todos os usuários afirmaram uma melhora na saúde após o início das atividades, levando em consideração que 81% são assíduos. Consequentemente 63% dos usuários obtiveram uma melhora no bem-estar físico e emocional, já 36% passou a praticar atividade física regularmente, 45% afirmaram terem feito novas amizades e uma melhora na alimentação. Contudo, 90% do público avaliaram o grupo e a equipe de saúde multiprofissional como ótimo. Visando a importância da inserção do idoso no grupo operativo, foi questionada como era sua qualidade de vida antes e depois de ser assistido pela equipe. Foi observado que os entrevistados avaliaram sua qualidade de vida, antes de serem assistidos pela equipe, entre ruim (45%) e regular (55%), e após serem assistidos, avaliaram entre regular (19%) e ótimo (81%). Depoimentos: “O grupo nos permitiu sorrir novamente, aqui somos novas pessoas.” (A.M.R, 60 anos) “Eu interajo com as pessoas, pois sou sozinha.” (M. N, 70 anos) “Sou mais feliz” (T. A. S., 57 anos)

Ficha técnica


Município: 
Rio Branco

Instituição Responsável: 
Unidade Básica de Saúde Rosa Maria dos Santos


Coordenador da experiência: 
Lucas de Sousa Gomes; Marisol Pinheiro Damasceno Pontes; Mirla Jéssica Sampaio de Oliveira; Yara Peres; Valcicléa Ferreira Pereira;

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(68) 3227-2877

Beneficiados: 
Usuários com faixa etária acima de 60 anos


Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br