2016
-
Centro-Oeste
Projeto Viva Feliz
PROJETO VIVA FELIZ

TÍTULO COMPLETO: Projeto Viva Feliz

INTRODUÇÃO

No sentido de implementar a Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa no município de Itumbiara, e a equipe de profissionais do NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família ou ESF- Estratégia de Saúde da Família realizou visitas institucionais em todas as UBS/ESF do município de Itumbiara e identificou o grande fluxo de pessoas idosas em busca de tratamento para diversas doenças e/ou simplesmente para conversar com os médicos e enfermeiras das ESF. Ao constatar essa situação a equipe elaborou o Projeto Viva Feliz, no ano de 2010, para ofertar serviços, ações de saúde e o autocuidado, promovendo o processo de envelhecimento de forma saudável, a socialização, os laços de amizade e de respeito.

OBJETIVOS

Reduzir os indicadores de morbimortalidade das pessoas idosas residentes em todos os bairros do município, por meio da musculação, caminhada, alongamento, hidroginástica, coral, dança, eventos comemorativos em datas especiais, realização de palestras e orientações para uma vida mais saudável, buscando ainda alcançar a socialização, o combate ao sedentarismo, a redução dos problemas de saúde mental.

Outros objetivos são a alfabetização em parceria com a Secretaria Estadual de Educação/EJA para tornarem-se mais independentes e consequentemente melhorar a renda financeira através da geração de renda; a independência também por meio da inclusão digital que na terceira idade reflete na melhoria da qualidade de sua vida, pois os mesmos interligados ao mundo, se comunicando, através da internet, com amigos e familiares, obtendo a informação em tempo real e descobrindo que ainda é capaz de aprender.

ATIVIDADES 

Musculação, caminhada, alongamento, hidroginástica, coral, dança, eventos comemorativos em datas especiais, realização de palestras e orientações para uma vida mais saudável, buscando ainda alcançar a socialização, o combate ao sedentarismo, a redução dos problemas de saúde mental.

Programa de alfabetização em parceria com a Secretaria Estadual de Educação/EJA.

EQUIPE

04 profissionais do NASF/SMS ( 1 assistente social, 1 educador físico, 1fisioterapeuta e 1 psicólogo).

01 motorista da SMS.

01 motorista da SME

Parceiros –  1 Professor de música IFG, 1 professor do EJA Colégio Estadual,1 motorista da SME

Voluntario – 1 Professor de dança

EQUIPAMENTOS E RECURSOS

Considerando que o Projeto Viva Feliz ampliou suas ações a partir da articulação intersetorial, contando com a parceria de Secretarias e Universidades, os recursos financeiros foram aplicados somente para a confecção dos blocos de formulário para cadastramento das pessoas idosas.

RESULTADOS

Desde a implantação que foi no ano de 2010 até 2015 fizemos 307atendimento de pessoas idosas e neste ano 2016 já contamos com a participação de 74 idosos nas atividades do Projeto. E no decorrer desses anos de acompanhamento, observamos que vários Idosos estão mais saudáveis e com melhor qualidade de vida, pois a pressão e o diabetes estabilizaram e controlou, saíram da depressão, melhorou a comunicação e a sociabilização, ganharam autonomia, flexibilidade, funcionalidade e mobilidade, diminuído as tensões musculares e mentais. Alguns reduziram o grau de dependência, se sentem mais seguros, obtiveram perda considerável de peso. E com a dança, além de exercitar o corpo, essa promoveu mais agilidade, coordenação motora e equilíbrio, diminuição do estresse e ansiedade, melhora da autoestima e da qualidade de vida.

Ficha técnica


Município: 
ITUMBIARA

Instituição Responsável: 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEITUMBIARA

Parceiros: 
UNIVERSIDADE ULBRA, COLÉGIO TECNICOLOGICO ,COLÉGIO ESTADUAL ADONIRO MARTINS E INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS

Coordenador da experiência: 
AMAURI CHAVES

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
64-992349496

Beneficiados: 
Idosos


Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br