2016
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Sudeste
Hospital Amigo do Idoso
Hospital Amigo do Idoso

TÍTULO COMPLETO: Hospital Amigo do Idoso

 

INTRODUÇÃO

Observamos a complexidade do atendimento ao paciente idoso, suas complicações frequentes como delirium, perda de força, distúrbios na alimentação. Com isso implantamos um projeto multidisciplinar que objetiva estimular uma cultura de atendimento ao paciente idoso.

A experiência inicial foi muito mais complexa do que consideramos inicialmente sendo necessárias diversas reuniões e treinamentos, bem como revisão constante dos protocolos.

Após três meses de intensa troca de experiências, implementamos a cultura de atendimento diferenciado ao idoso, que beneficiou a todos os demais pacientes.

 

OBJETIVOS

Melhorar a assistência prestada aos pacientes idosos reduzindo seu tempo de permanência na Unidade hospitalar e o devolvendo em boas condições ao convívio familiar.

 

ATIVIDADES 

Primeiramente foi criado um fluxo de atendimento ao paciente idoso, onde os setores que se relacionam sabem como proceder no caso de internação de um paciente com as características do projeto, foi desenvolvido um check list para que a equipe multidisciplinar, liderada por um médico, avaliasse o paciente e discutissem em conjunto qual o melhor tratamento a ser ofertado. Foram separados e identificados dois leitos preferenciais por enfermarias próximos às janelas, a equipe cuidadora foi identificada para o paciente através de placas nas enfermarias  e foi capacitada para oferecer assistência específica ao idoso, foi instituída a redução do ruído e luminosidade a partir das 22h, as enfermarias e os banheiros foram adequadas para a segurança do paciente idoso, foi instituída a rotina de avaliação de risco nutricional, rotina de atividade na área externa e Incentivo ao banho de aspersão. Todos os colaboradores do Hospital foram treinados para entender o objetivo do projeto e dar ao paciente idoso um atendimento de qualidade.

 

EQUIPE

Foram destacados para o cuidado do paciente um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta por enfermaria, além dos psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e maqueiros, totalizando 23 profissionais diariamente.

 

EQUIPAMENTOS E RECURSOS

Obra de cada banheiro - R$5.000,00

Placas de identificação - R$400,00.

Verba de custeio da Secretaria Estadual de Saúde para manutenção da Unidade hospitalar.

 

RESULTADOS

O resultado de maior impacto foi a redução no tempo de permanência do idoso internado. Observamos também um aumento no número de pacientes que saem do leito para o banho, que fazem atividades na área externa, aumento do número de pacientes iniciando alimentação via oral, dentre outros.

Ficha técnica


Município: 
Araruama

Instituição Responsável: 
Instituto Sócrates Guanaes

Parceiros: 
SES/RJ

Coordenador da experiência: 
Astor Bruno de Mello

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(022) 2665-7520

Beneficiados: 
Pacientes idosos da Baixada Litorânea


Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br