2016
-
Sudeste
Implantação do Apoio Matricial em Geriatria no Município de são José dos Campos

O processo rápido de envelhecimento no Brasil, a falta de preparo do SUS para atender às necessidades dessa população, o número reduzido de geriatras e de gerontólogos, o olhar fragmentado do profissional de saúde e sua falta de capacitação destes para realizar o atendimento de forma integral ao idoso motivou o Programa Saúde do Adulto/Idoso a desencadear o processo de matriciamento em geriatria no Município de São José dos Campos/SP.
O matriciamento vem acontecendo através de encontros trimestrais (divididos em módulos), para médicos da atenção primária, no formato de educação continuada, com temas alternados entre geriatria e atualização de doenças crônicas, utilizando o método de “Aprendizado baseado em problemas, a partir de casos reais”, Cursos e aulas expositivas/práticas, contando com a participação dos especialistas da atenção secundária e terciária como matriciadores. E também por suporte telefônico a distância. No momento já realizados 08 módulos, com participação aproximada de 100% dos médicos da atenção básica.
Esta experiência favoreceu um trabalho conjunto com aumento nos vínculos entre os profissionais nos diversos níveis de atenção levando a mudanças no processo de trabalho das unidades. Observou-se uma maior qualificação e humanização no atendimento clínico do idoso com redução nas iatrogenias e na qualidade dos encaminhamentos para o geriatra. E ainda uma melhora no controle das doenças crônicas e uma assistência mais qualificada aos idosos fragilizados.

Ficha técnica


Município: 
São José dos Campos

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de são José dos Campos


Coordenador da experiência: 
Alcione de Lourdes Fernandes Pereira

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(12) 32121263



Categoria da experiência: 
Matriciamento das equipes da atenção básica sobre as especificidades de saúde da pessoa idosa, elaboração de Projeto Terapêutico Singular-PTS...)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br