2016
-
Sul
Implantando Redes de Atenção à Saúde do Idoso na fronteira entre Brasil e Uruguai
Organizando a Atenção Primária a Saúde para o cuidado da Saúde das Pessoas Idosas: experiência de matriciamento desde uma Unidade Especializada de Atenção a Saúde do Idoso

TÍTULO COMPLETO: Implantando Redes de Atenção à Saúde do Idoso na fronteira entre Brasil e Uruguai

INTRODUÇÃO

Santa'ana do Livramento é um município localizado na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Desde o ano de 2013 uma parceria entre a gestão municipal e estadual do SUS vem trabalhando para a Implantação das Redes de Atenção à Saúde do Idoso. A organização das Redes Municipais foi efetivada a partir da organização e do fortalecimento da Atenção Básica, através da melhora das competências deste nível da atenção à saúde para o cuidado da saúde das pessoas idosas. Foi também implantada uma Unidade de Atenção Integral a Saúde do Idoso com equipe multiprofissional e referência de atendimento em geriatria clínica. Todo o trabalho desenvolvido permitiu as pessoas idosas residentes em Santa'ana do Livramento uma melhor atenção à saúde e melhorou os índices de satisfação das pessoas idosas com o SUS.  Destacamos que o Projeto é permanente.

OBJETIVOS

A iniciativa pretendia melhorar a qualidade do cuidado em saúde ofertado pela Atenção Básica no município e estabelecer um serviço especializado de referência para o atendimento das Pessoas Idosas que também fosse matriciador da AB.

ATIVIDADES 

Na Atenção Básica:

Instituída a avaliação de funcionalidade global e classificação de fragilidade;

Instituídos os Grupos de Atividades Físicas em todas as ESFs;

Organização do cuidado domiciliar da AB (responsabilidade sanitária por todos os acamados);

Oficinas e Orientações permanentes em Prevenção de Quedas;

Na Unidade de Atenção a Saúde do Idoso:

Instituído o serviço de referência para atenção as demências;

Serviço de referência para idosos frágeis;

Atendimento multiprofissional vinculado ao atendimento em geriatria clínica;

EQUIPE

Para o trabalho junto a AB não foi necessária a contratação de profissionais apenas a qualificação e apoio dos que já trabalhavam nas ESFs.

Para a Unidade de Atenção à Saúde do Idoso foi contratado: geriatra, educador físico, nutricionista, psicológica e farmacêutica. a UASI também mantém convênios com as universidades locais para ofertar campo de estágio para os graduandos da área da saúde.

EQUIPAMENTOS E RECURSOS

Os custos foram absorvidos pelo cofinanciamento entre Estado e Município da Atenção Básica e Média Complexidade e não implicaram novos gastos ou aumento de teto.

RESULTADOS

A continuidade do Projeto de Implantação das Redes de Atenção à Saúde do Idoso na fronteiras entre Brasil e Uruguai: experiências de Santa'ana do Livramento/RS tem incidido na qualidade dos atendimentos em saúde ofertados para a população de idosos da cidade: tornou a AB mais resolutiva, vinculou o Programa de Atividades Físicas ao desenvolvimento de uma concepção de Envelhecimento Ativo e permitiu a redução do encaminhamento de pessoas idosas a diversas especialidades médicas de média complexidade com a implantação da Unidade de Referência.

Ficha técnica


Município: 
Santa'ana do Livramento

Instituição Responsável: 
Coordenação Municipal de Saúde do Idoso

Parceiros: 
Coordenação Estadual de Saúde do Idoso

Coordenador da experiência: 
Coordenação Municipal de Saúde do Idoso

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(055)9602-6917

Beneficiados: 
Pessoas idosas usuárias do SUS no município de Santa'ana do Livramento/RS.


Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br