2015
-
Centro-Oeste
Boletim Informativo
Boletim Informativo de Saúde da Pessoa Idosa

TÍTULO COMPLETO: Boletim Informativo

INTRODUÇÃO

Desde o ano de 2003, a 12ª Conferência Nacional de Saúde já deliberava a implementação de políticas articuladas de informação, comunicação, educação permanente e popular em saúde, nas três esferas de governo, a fim de dar visibilidade às diretrizes do SUS, da política de saúde, ações e utilização de recursos, visando ampliar a participação e o controle social.

No âmbito do Estado de Goiás nas Conferências de Saúde e diversos eventos realizados, os profissionais de saúde e sociedade civil também pontuam a importância do aprimoramento da comunicação e informação entre os órgãos estaduais, municipais, instituições, Ongs e entidades; por perceber a ausência de conhecimento e visibilidade dos dados epidemiológicos, das ações de saúde desenvolvidas no âmbito dos municípios do Estado e do trabalho desenvolvido nas instituições e entidades que atuam na área.

Assim, este Projeto tem como propositura estabelecer uma política de comunicação nos diferentes níveis do sistema de saúde com o uso criativo e inovador do Boletim Informativo proporcionando um canal permanente e contínuo entre a SES/Subcoordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, as Regionais de Saúde, as Secretarias Municipais de Saúde, as instituições, Ongs e entidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS

  • Democratizar a informação sobre a Saúde da Pessoa Idosa, estabelecendo vínculos e a integração entre a Subcoordenação, Regionais, Municípios e Instituições, entidades e Ongs.
  • Dar visibilidade das ações desenvolvidas na saúde da pessoa, a fim de realizar uma troca de experiências.
  • Publicar questões relevantes sobre a Saúde da Pessoa Idosa, como dados epidemiológicos com o propósito divulgar e fornecer orientação técnica contínua para os que têm a responsabilidade e poder de decisão sobre a execução das ações de prevenção recuperação, assistência e controle de doenças e agravos.
  • Apoiar o processo de trabalho e organização dos serviços de saúde na Atenção Primária voltado para as necessidades e demandas da população idosa.
  • Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
  • Aprimorar o processo de informação do processo de trabalho em saúde, por meio do Boletim Informativo, oferecendo aos profissionais das Regionais de saúde, das Secretarias Municipais de Saúde um instrumento básico que favoreça a reflexão do processo de envelhecimento ativo e saudável.
  • Articular a integração do Sistema de Saúde com as instituições, Ongs e entidades que atuam na área da Pessoa Idosa, proporcionando a produção de informações e conhecimentos que contribua para a ampliação de acesso, equidade, integralidade e humanização dos serviços e consequente melhoria da situação de saúde da população.

ATIVIDADES

1º Mapeamento das Regionais de Saúde do Estado de Goias elaborando relação dos e-mails dos Gerentes e instituições, entidades e Ongs que atuam na área para encaminhamento do Boletim Informativo de Saúde da Pessoa Idosa;

 

2º Levantamento de temas e notícias relevantes em relação à Saúde da Pessoa Idosa;

 

3º Contato com as Regionais solicitando relatório com fotos dos municípios goianos em referência as ações de saúde realizadas;

 

4º Elaboração do Boletim Informativo;

 

5º Envio do Boletim Informativo por e-mail para as Regionais de Saúde, Municípios, Instituições Governamental e não Governamental.

EQUIPE

Equipe Técnica da Subcoordenação de saúde da pessoa idosa e dos municípios que nos envia os relatórios das ações desenvolvidas para esta população.

Número e tipo de profissional ou voluntário.

1 – Assistente social

1 – Enfermeira

1 – Diagramador

2 – Assistentes Administrativos

EQUIPAMENTOS E RECURSOS

Os equipamentos utilizados são os computadores e telefones disponibilizados pela SES para a  Subcoordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.

Quais foram as fontes dos recursos?

Não foi realizado gasto financeiro na execução deste projeto.

RESULTADOS

Após a implementação do Boletim Informativo no Estado percebe-se uma maior interação da equipe da Subcoordenação com os profissionais das Regionais e dos municípios, viabilizando a disseminação do conhecimento referente a Saúde da Pessoa Idosa e das ações realizadas de acordo com o Plano de Ação Municipal

Profissional de Saúde das SMS dos municípios com uma melhor compreensão do trabalho e conhecimento de outras práticas, empodera suas ações no âmbito da Atenção Primária realizando mudanças inovadoras ao imprimir novos sentidos na atuação junto à Pessoa Idosa. Em alguns municípios já contamos com experiências exitosas.

 

Ficha técnica


Município: 
Goiania, GO

Instituição Responsável: 
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás


Coordenador da experiência: 
Marilene Gonçalves Silveira

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(62) 3201-7535 / 3101-7534

Beneficiados: 
População Idosa


Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br