2016
-
Nordeste
Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG)

O Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG) do CREASI proporcionou à unidade experimentar um espaço coletivo de ações terapêuticas, que puderam ampliar o escopo de atuação no cuidado à pessoa idosa, trazendo a multidimensionalidade desse fenômeno mais à tona no contexto da atenção ambulatorial especializada em Geriatria e Gerontologia. Dentro das propostas técnicas, o intento foi oferecer intervenções mais singularizadas e eficazes ao cuidado de demandas complexas envolvendo a pessoa idosa em situação de vulnerabilidade clínico-funcional e seus familiares, cujo debruçamento em equipe sobre as questões e problemas aumentam a qualidade da assistência prestada. Vê-se, através dos ganhos terapêuticos e do discurso da clientela assistida, que os esforços do trabalho em equipe impactam positivamente nos ganhos em qualidade de vida dos usuários.
Assim, através de atividades terapêuticas individuais ou em grupo, com olhar ampliado às questões do envelhecimento e dos riscos, mas com foco nas singularidades de cada caso, a equipe do NAG, em conjunto com as demais equipes do CREASI, veem como exitosa toda essa experiência.

Ficha técnica


Município: 
SALVADOR

Instituição Responsável: 
CREASI - CENTRO DE REFERÊNCIA ESTADUAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO

Parceiros: 
Intra e intersetoriais

Coordenador da experiência: 
MARILÚ MEIRELLES

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
07132705719



Categoria da experiência: 
Matriciamento das equipes da atenção básica sobre as especificidades de saúde da pessoa idosa, elaboração de Projeto Terapêutico Singular-PTS...)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br