2016
-
Sul
Treinamento físico de dança com videogame melhora a função muscular de idosas da comunidade.
Exercício físico em idosas

O envelhecimento leva a alterações no sistema musculoesquelético que incluem redução da massa e força muscular, as quais podem predispor o idoso a quedas e a diminuição de independência. Entretanto, a prática de exercícios físicos pode minimizá-las. O treinamento físico com jogos virtuais tem se mostrado como uma estratégia para aumentar o interesse dos idosos e a aderência ao exercício físico. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos dos exercícios de dança com videogame na função muscular em idosas da comunidade. Foi realizado ensaio clínico controlado não randomizado com 47 idosas hígidas da comunidade com idade acima de 65 anos sendo divididas em Grupo Controle (GC, n=25) e Grupo Treinamento (GT, n=22). Para o treinamento adotou-se o jogo de dança Dance Central, console XBOX 360®, com sensor de movimento Kinect. O treinamento foi realizado 3 vezes por semana, durante 12 semanas. A avaliação da força muscular isocinética concêntrica e excêntrica e a massa muscular dos músculos flexores e extensores de joelho foram realizadas antes e após 12 semanas experimentais. Após o treinamento houve aumento de 8,5% da força muscular e de 1,27% da massa muscular do músculo extensor de joelho no grupo treinamento em relação ao grupo controle. O treinamento físico com jogos virtuais pode ser utilizado como exercício para promover hipertrofia e aumentar a força muscular em idosas. O programa de exercícios realizado neste projeto pode ser considerado como uma das estratégias para prevenção de sarcopenia e estímulo a prática de atividade física, colaborando para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis.

Ficha técnica


Município: 
Curitiba

Instituição Responsável: 
Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Parceiros: 
Instituto Federal do Paraná (IFPR); DAPI – Diagnóstico Avançado por Imagem, Liga das Senhoras Católicas de Curitiba; Hospital de Clínicas da UFPR; CNPq; CAPES e Fundação Araucária.

Coordenador da experiência: 
Anna Raquel Silveira Gomes

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
41-3360-4322 (PPGEDF) ou 41-3361-1699 (Fisioterapia)

Beneficiados: 
Idosas residentes na comunidade de Curitiba e região metropolitana


Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br