Introdução A população idosa aumentou expressivamente nos últimos anos em todo território brasileiro. No município de Nova Trento o número de idosos é crescente, sendo essa a demanda para a realização de grupos para prevenção de agravos à saúde. O envelhecimento pode ser definido como um processo de desgaste cumulativo, irreversível, universal e não patológico que provoca danos no organismo, incapacitando-o progressivamente para atender às exigências fisiológicas básicas. A forma como ocorre varia conforme especificidades individuais e do contexto em que esta pessoa está inserida. Esse processo provoca sequência de alterações biológicas, culturais, psicológicas e sociais que levam à maior suscetibilidade a doenças e incapacidades. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica foi criado para atender a demanda das unidades de saúde em oferecer à comunidade especialidades como educação física e fonoaudiologia. A associação de atividades físicas e atividades que estimulam as habilidades de linguagem e podem oferecer simultaneamente benefícios físicos, cognitivos e na saúde como um todo. Outro fator que deve-se levar em consideração é o psicológico, devido à capacidade de socialização e integração que as atividades em grupo pode proporcionar, e a possibilidade que as duas intervenções oferecem, ampliando as relações sociais e o convívio, situações fundamentais para os idosos. Além de melhorar o humor, o sono, a autoestima e autoimagem, influenciando positivamente na saúde mental e qualidade de vida. No que se refere ao aspecto fisiológico, sabe-se que a integração das duas intervenções podem estimular o cérebro, proporcionando a plasticidade neural, aumentando a circulação sanguínea para essa região, e consequentemente, a oxigenação. Os benefícios também podem contribuir para prevenção de doenças neurodegenerativas, como por exemplo, a demência. Se quisermos alcançar a modernidade e o desenvolvimento certamente teremos não apenas que amparar a infância e a juventude, mas avançar muito nas políticas de atendimento à velhice.
Objetivos Promover estimulação de cognição, além de atividades regulares de atividades físicas e de recreação, visando a melhoria da saúde, da autonomia e da qualidade de vida dos idosos. Oferecendo estimulação das habilidades cognitivas: memória, atenção, compreensão, planejamento, velocidade do processamento e percepção auditiva; Promovendo qualidades físicas gerais: motricidade fina, motricidade ampla, coordenação viso motora e percepção espaço temporal; Aproximando a comunidade do bairro dos profissionais da saúde, e das informações de vida saudável; Ampliando as relações sociais e o convívio; Prevenindo doenças.
Público alvo Idosos acima de 60 anos, sexo masculino e feminino, independentes
Divulgação Jornal, rádio, carro de som, site da prefeitura, cartilha/convite para agentes de saúde para distribuírem na comunidade, cartilha/convite para as unidades de saúde e orientações para as enfermeiras de cada unidade.
Número de participantes 30
Atividades 1) Criar vínculo/conhecer a turma/atenção/memória.
*Cada pessoa deverá falar o seu nome e três características
*Em seguida a partir de um sorteio, cada pessoa sorteada deverá escolher uma para falar o nome e as características.
2)Criar vínculo/conhecer a turma/atenção/memória
*Cada pessoa deverá escolher duas imagens na revista que lembre algum momento da vida ou que fale algo sobre sim
*Cada pessoa deverá apresentar as imagens e explicar o porquê da escolha.
3)Memória/atenção
*Cada pessoa deverá retirar um objeto dentro da caixa e falar o nome para todos
*Cada pessoa deverá retirar dois objetos e falar os nomes para todos
*Cada pessoa deverá retirar um objeto e dizer a função
*Cada pessoa deverá escrever todos objetos retirados da caixa, podendo optar em colocar o nome e/ou a função dependendo do tempo.
4) Uno e Jogo da memória
5) Caixa e objetos
*Dividir a sala em dois grupos e pedir para anotar o nome fictício do grupo + os nomes das pessoas em uma folha
*Pedir para uma pessoa de cada grupo, alternando a vez, retirar do envelope uma palavra
*O grupo deverá cantar uma música que apresente a palavra retirada do papel. Caso o grupo não saiba, passa a vez para o próximo.
*Cada pessoa retirar a palavra do envelope e caso não saiba a música, poderá pedir ajuda para o grupo.
*Cada grupo deverá escrever todas as palavras sorteadas
*Cada pessoa pode cantar alguma música cantada no dia.
6)Cara a cara
*Um participante por vez ficará com a coroa com uma imagem (pessoas, objetos, animais…)
*Essa pessoa precisa descobrir a imagem através de perguntas que fará para os outros participantes.
7) Fui a feira com várias variáveis: feira, supermercado, praia, shopping...
8) Ordenação temporal através de sequência lógica através do jogo de história com imagens
*Todas as duplas devem montar todas as histórias na sequência correta
*Cada um conta uma das histórias
*Perguntas sobre as histórias
9) Contação de história (contar duas vezes)
*Cada participante vai precisar contar um pedaço das histórias
*Perguntas
*Escravo de jó
10)1.1Mímica: animais e ações.
1.2Balão: cada participante deve deverá empurrar o balão para outro participante, não deixando-o cair.
11) Palito: colagem do palito conforme o modelo apresentado. O idosos serão divididos em dois grupos.
12) Tangram: em duplas, um participante ficará com os olhos vendados e outro com as mãos amarradas. O participante que ficará com os olhos vendados vai desenhar conforme as dicas do outro participante. As imagens vão ser pré-selecionadas (casa e borboleta). Depois todos apresentarão os desenhos.
13) Colagem com barbante: formas geométricas e depois usar a criatividade.
14) Contar história
15) Memória: sequência de cores com tinta.
16)Jogo 7 erros (nível fácil e difícil).
17) Estimulação da velocidade do processamento auditivo.
18)Jogo da memória
19) Qual é música?
20) Contar histórias. Interpretar a história (teatro, dois grupos).
21) Charada
21) Jogos de tabuleiro
22) Descrição de receitas
Dentre outras.
Resultados Segundo os relatos dos idosos e percepção da equipe, os participantes apresentaram melhora da socialização, melhora da comunicação, melhora da autonomia, melhora da auto-estima, melhora da cognição envolvendo atenção e memória