Ano: 
2019
Categoria: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Região da Prática: 
Sul
Município: 
Nova Trento
Instituição Responsável: 
Secretária Municipal de Saúde de Nova Trento
Coordenação da experiência: 
Maysa Andrade Santos e Sibeli Fossati Garim
Telefone institucional: 
(48) 3267-3267
Email da coordenação: 
fononovatrento@gmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
A população idosa aumentou expressivamente nos últimos anos em todo território brasileiro. No município de Nova Trento o número de idosos é crescente, sendo essa a demanda para a realização de grupos para prevenção de agravos à saúde. O envelhecimento pode ser definido como um processo de desgaste cumulativo, irreversível, universal e não patológico que provoca danos no organismo, incapacitando-o progressivamente para atender às exigências fisiológicas básicas. A forma como ocorre varia conforme especificidades individuais e do contexto em que esta pessoa está inserida. Esse processo provoca sequência de alterações biológicas, culturais, psicológicas e sociais que levam à maior suscetibilidade a doenças e incapacidades. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica foi criado para atender a demanda das unidades de saúde em oferecer à comunidade especialidades como educação física e fonoaudiologia. A associação de atividades físicas e atividades que estimulam as habilidades de linguagem e podem oferecer simultaneamente benefícios físicos, cognitivos e na saúde como um todo. Outro fator que deve-se levar em consideração é o psicológico, devido à capacidade de socialização e integração que as atividades em grupo pode proporcionar, e a possibilidade que as duas intervenções oferecem, ampliando as relações sociais e o convívio, situações fundamentais para os idosos. Além de melhorar o humor, o sono, a autoestima e autoimagem, influenciando positivamente na saúde mental e qualidade de vida. No que se refere ao aspecto fisiológico, sabe-se que a integração das duas intervenções podem estimular o cérebro, proporcionando a plasticidade neural, aumentando a circulação sanguínea para essa região, e consequentemente, a oxigenação. Os benefícios também podem contribuir para prevenção de doenças neurodegenerativas, como por exemplo, a demência. Se quisermos alcançar a modernidade e o desenvolvimento certamente teremos não apenas que amparar a infância e a juventude, mas avançar muito nas políticas de atendimento à velhice.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Promover estimulação de cognição, além de atividades regulares de atividades físicas e de recreação, visando a melhoria da saúde, da autonomia e da qualidade de vida dos idosos. Oferecendo estimulação das habilidades cognitivas: memória, atenção, compreensão, planejamento, velocidade do processamento e percepção auditiva; Promovendo qualidades físicas gerais: motricidade fina, motricidade ampla, coordenação viso motora e percepção espaço temporal; Aproximando a comunidade do bairro dos profissionais da saúde, e das informações de vida saudável; Ampliando as relações sociais e o convívio; Prevenindo doenças.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Melhorar a cognição dos idosos
Promover autonomia
Ampliar as relações sociais e o convívio
Prevenir doenças
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos acima de 60 anos, sexo masculino e feminino, independentes
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Jornal, rádio, carro de som, site da prefeitura, cartilha/convite para agentes de saúde para distribuírem na comunidade, cartilha/convite para as unidades de saúde e orientações para as enfermeiras de cada unidade.
Onde foi desenvolvida?: 
A experiência contemplou todo o município.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Não houve seleção, o critério foi a inscrição e foram organizados nos grupos conforme o número de vagas
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
8
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Inicialmente a proposta foi oferecer oito vagas semanais em um grupo, devido a grande procura, modificou-se o projeto. No momento têm 30 idosos separados em três grupos. Todos os grupos ocorrem semanalmente.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
30
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
A mobilidade urbana na cidade, considerando que alguns bairros são em locais distantes.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
1) Criar vínculo/conhecer a turma/atenção/memória. *Cada pessoa deverá falar o seu nome e três características *Em seguida a partir de um sorteio, cada pessoa sorteada deverá escolher uma para falar o nome e as características. 2)Criar vínculo/conhecer a turma/atenção/memória *Cada pessoa deverá escolher duas imagens na revista que lembre algum momento da vida ou que fale algo sobre sim *Cada pessoa deverá apresentar as imagens e explicar o porquê da escolha. 3)Memória/atenção *Cada pessoa deverá retirar um objeto dentro da caixa e falar o nome para todos *Cada pessoa deverá retirar dois objetos e falar os nomes para todos *Cada pessoa deverá retirar um objeto e dizer a função *Cada pessoa deverá escrever todos objetos retirados da caixa, podendo optar em colocar o nome e/ou a função dependendo do tempo. 4) Uno e Jogo da memória 5) Caixa e objetos *Dividir a sala em dois grupos e pedir para anotar o nome fictício do grupo + os nomes das pessoas em uma folha *Pedir para uma pessoa de cada grupo, alternando a vez, retirar do envelope uma palavra *O grupo deverá cantar uma música que apresente a palavra retirada do papel. Caso o grupo não saiba, passa a vez para o próximo. *Cada pessoa retirar a palavra do envelope e caso não saiba a música, poderá pedir ajuda para o grupo. *Cada grupo deverá escrever todas as palavras sorteadas *Cada pessoa pode cantar alguma música cantada no dia. 6)Cara a cara *Um participante por vez ficará com a coroa com uma imagem (pessoas, objetos, animais…) *Essa pessoa precisa descobrir a imagem através de perguntas que fará para os outros participantes. 7) Fui a feira com várias variáveis: feira, supermercado, praia, shopping... 8) Ordenação temporal através de sequência lógica através do jogo de história com imagens *Todas as duplas devem montar todas as histórias na sequência correta *Cada um conta uma das histórias *Perguntas sobre as histórias 9) Contação de história (contar duas vezes) *Cada participante vai precisar contar um pedaço das histórias *Perguntas *Escravo de jó 10)1.1Mímica: animais e ações. 1.2Balão: cada participante deve deverá empurrar o balão para outro participante, não deixando-o cair. 11) Palito: colagem do palito conforme o modelo apresentado. O idosos serão divididos em dois grupos. 12) Tangram: em duplas, um participante ficará com os olhos vendados e outro com as mãos amarradas. O participante que ficará com os olhos vendados vai desenhar conforme as dicas do outro participante. As imagens vão ser pré-selecionadas (casa e borboleta). Depois todos apresentarão os desenhos. 13) Colagem com barbante: formas geométricas e depois usar a criatividade. 14) Contar história 15) Memória: sequência de cores com tinta. 16)Jogo 7 erros (nível fácil e difícil). 17) Estimulação da velocidade do processamento auditivo. 18)Jogo da memória 19) Qual é música? 20) Contar histórias. Interpretar a história (teatro, dois grupos). 21) Charada 21) Jogos de tabuleiro 22) Descrição de receitas Dentre outras.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Falta espaço físico e de recursos materiais.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Segundo os relatos dos idosos e percepção da equipe, os participantes apresentaram melhora da socialização, melhora da comunicação, melhora da autonomia, melhora da auto-estima, melhora da cognição envolvendo atenção e memória
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Melhora da comunicação
Melhora da socialização
Melhora da autonomia
Melhora da cognição
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
São disponibilizados três grupos, sendo cada um composto por dez idosos. Cada grupo é atendimento semanalmente, totalizando desde o início 20 atendimentos (março - julho).
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
semanalmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Os relatos positivos dos idosos em relação as atividades propostas e principalmente a melhora envolvendo a memória, atenção e autonomia, com reflexo positivo nas atividades de vida diária e interação social. Observamos ao longo das semanas o desenvolvimento e evolução de todos os participantes, principalmente no que se refere a socialização e trocas de experiências/dificuldades com os demais.
Quais as limitações da experiência?: 
Desenvolver atividades que contemplem todos os participantes independente da sua limitação, por exemplo: analfabetismo, deficiência visual, deficiência auditiva, comprometimento motor, comprometimento cognitivo, dentre outros (todos os idosos participam em todas as atividades). Outra limitação é a dependência para a maioria dos idosos comparecerem ao local assiduamente.
2019
-
Sul
Terceira Idade Conectada
Introdução
A população idosa aumentou expressivamente nos últimos anos em todo território brasileiro. No município de Nova Trento o número de idosos é crescente, sendo essa a demanda para a realização de grupos para prevenção de agravos à saúde. O envelhecimento pode ser definido como um processo de desgaste cumulativo, irreversível, universal e não patológico que provoca danos no organismo, incapacitando-o progressivamente para atender às exigências fisiológicas básicas. A forma como ocorre varia conforme especificidades individuais e do contexto em que esta pessoa está inserida. Esse processo provoca sequência de alterações biológicas, culturais, psicológicas e sociais que levam à maior suscetibilidade a doenças e incapacidades. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica foi criado para atender a demanda das unidades de saúde em oferecer à comunidade especialidades como educação física e fonoaudiologia. A associação de atividades físicas e atividades que estimulam as habilidades de linguagem e podem oferecer simultaneamente benefícios físicos, cognitivos e na saúde como um todo. Outro fator que deve-se levar em consideração é o psicológico, devido à capacidade de socialização e integração que as atividades em grupo pode proporcionar, e a possibilidade que as duas intervenções oferecem, ampliando as relações sociais e o convívio, situações fundamentais para os idosos. Além de melhorar o humor, o sono, a autoestima e autoimagem, influenciando positivamente na saúde mental e qualidade de vida. No que se refere ao aspecto fisiológico, sabe-se que a integração das duas intervenções podem estimular o cérebro, proporcionando a plasticidade neural, aumentando a circulação sanguínea para essa região, e consequentemente, a oxigenação. Os benefícios também podem contribuir para prevenção de doenças neurodegenerativas, como por exemplo, a demência. Se quisermos alcançar a modernidade e o desenvolvimento certamente teremos não apenas que amparar a infância e a juventude, mas avançar muito nas políticas de atendimento à velhice.
Objetivos
Promover estimulação de cognição, além de atividades regulares de atividades físicas e de recreação, visando a melhoria da saúde, da autonomia e da qualidade de vida dos idosos. Oferecendo estimulação das habilidades cognitivas: memória, atenção, compreensão, planejamento, velocidade do processamento e percepção auditiva; Promovendo qualidades físicas gerais: motricidade fina, motricidade ampla, coordenação viso motora e percepção espaço temporal; Aproximando a comunidade do bairro dos profissionais da saúde, e das informações de vida saudável; Ampliando as relações sociais e o convívio; Prevenindo doenças.
Metas
  1. Melhorar a cognição dos idosos
  2. Promover autonomia
  3. Ampliar as relações sociais e o convívio
  4. Prevenir doenças
Público alvo
Idosos acima de 60 anos, sexo masculino e feminino, independentes
Divulgação
Jornal, rádio, carro de som, site da prefeitura, cartilha/convite para agentes de saúde para distribuírem na comunidade, cartilha/convite para as unidades de saúde e orientações para as enfermeiras de cada unidade.
Número de participantes
30
Atividades
1) Criar vínculo/conhecer a turma/atenção/memória. *Cada pessoa deverá falar o seu nome e três características *Em seguida a partir de um sorteio, cada pessoa sorteada deverá escolher uma para falar o nome e as características. 2)Criar vínculo/conhecer a turma/atenção/memória *Cada pessoa deverá escolher duas imagens na revista que lembre algum momento da vida ou que fale algo sobre sim *Cada pessoa deverá apresentar as imagens e explicar o porquê da escolha. 3)Memória/atenção *Cada pessoa deverá retirar um objeto dentro da caixa e falar o nome para todos *Cada pessoa deverá retirar dois objetos e falar os nomes para todos *Cada pessoa deverá retirar um objeto e dizer a função *Cada pessoa deverá escrever todos objetos retirados da caixa, podendo optar em colocar o nome e/ou a função dependendo do tempo. 4) Uno e Jogo da memória 5) Caixa e objetos *Dividir a sala em dois grupos e pedir para anotar o nome fictício do grupo + os nomes das pessoas em uma folha *Pedir para uma pessoa de cada grupo, alternando a vez, retirar do envelope uma palavra *O grupo deverá cantar uma música que apresente a palavra retirada do papel. Caso o grupo não saiba, passa a vez para o próximo. *Cada pessoa retirar a palavra do envelope e caso não saiba a música, poderá pedir ajuda para o grupo. *Cada grupo deverá escrever todas as palavras sorteadas *Cada pessoa pode cantar alguma música cantada no dia. 6)Cara a cara *Um participante por vez ficará com a coroa com uma imagem (pessoas, objetos, animais…) *Essa pessoa precisa descobrir a imagem através de perguntas que fará para os outros participantes. 7) Fui a feira com várias variáveis: feira, supermercado, praia, shopping... 8) Ordenação temporal através de sequência lógica através do jogo de história com imagens *Todas as duplas devem montar todas as histórias na sequência correta *Cada um conta uma das histórias *Perguntas sobre as histórias 9) Contação de história (contar duas vezes) *Cada participante vai precisar contar um pedaço das histórias *Perguntas *Escravo de jó 10)1.1Mímica: animais e ações. 1.2Balão: cada participante deve deverá empurrar o balão para outro participante, não deixando-o cair. 11) Palito: colagem do palito conforme o modelo apresentado. O idosos serão divididos em dois grupos. 12) Tangram: em duplas, um participante ficará com os olhos vendados e outro com as mãos amarradas. O participante que ficará com os olhos vendados vai desenhar conforme as dicas do outro participante. As imagens vão ser pré-selecionadas (casa e borboleta). Depois todos apresentarão os desenhos. 13) Colagem com barbante: formas geométricas e depois usar a criatividade. 14) Contar história 15) Memória: sequência de cores com tinta. 16)Jogo 7 erros (nível fácil e difícil). 17) Estimulação da velocidade do processamento auditivo. 18)Jogo da memória 19) Qual é música? 20) Contar histórias. Interpretar a história (teatro, dois grupos). 21) Charada 21) Jogos de tabuleiro 22) Descrição de receitas Dentre outras.
Resultados
Segundo os relatos dos idosos e percepção da equipe, os participantes apresentaram melhora da socialização, melhora da comunicação, melhora da autonomia, melhora da auto-estima, melhora da cognição envolvendo atenção e memória

Ficha técnica

Município:
Nova Trento
Instituição Responsável:
Secretária Municipal de Saúde de Nova Trento
Coordenação da experiência:
Maysa Andrade Santos e Sibeli Fossati Garim
Email da coordenação:
fononovatrento@gmail.com
Telefone institucional:
(48) 3267-3267
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Fotos:
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br