Identificação da Experiência

Saúde da Pessoa Idosa: a fisioterapia na APS.

Ano da experiência : 
2021
Região da Prática: 
Sul
Município: 
JARAGUÁ DO SUL
Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul
Coordenação da experiência: 
Rosana Mara da Silva
Telefone institucional: 
(47) 9922-20995
Email da coordenação: 
rosanamara.fisio@gmail.com

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência: 
Reabilitação da pessoa idosa
Eixo temático: 
Experiência em gestão da atenção básica no campo do envelhecimento

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O município de Jaraguá do Sul possui uma população estimada em 184.579 habitantes (IBGE, 2021), sendo a população idosa (acima de 60anos) estimada em 14572 habitantes. A UBS Vila Lenzi é uma unidade de saúde central pertencente ao Distrito de Saúde II e assiste 21652 pessoas, sendo um total de 4279 idosos. São usuários frequentes da UBS devido as patologias decorrentes do processo de envelhecimento, bem como as suas complicações. Ao analisar esse perfil, definiu-se a estratégia de inserção da profissional fisioterapeuta na Equipe ESF realizando o atendimento a esses idosos na UBS, onde se criou uma sala de atendimento de fisioterapia, o que permitiu o processo de reabilitação in loco da população. A reabilitação do idoso na APS é considerada uma área de importante atuação da fisioterapia por permitir a interação com a equipe e responder as necessidades individuais dessa população. O diferencial da experiência da UBS Vila Lenzi é pelo fato do fisioterapeuta trazer o atendimento clínico e individualizado para dentro do espaço da UBS interagindo com a equipe na tomada de decisões.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
• Definir a Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado, permitindo o suporte a pessoa idosa no território da Unidade Básica de Saúde. • Promover o atendimento fisioterapêutico ao idoso na Atenção Primária à Saúde, a partir da inclusão do fisioterapeuta na equipe ESF. • Estimular a atuação integral da equipe e a tomada de decisão no território ante os problemas direcionados pela população e gestão em relação a população idosa.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
aumentar a resolutividade da equipe ESF
diminuir o número de encaminhamentos para clínica de fisioterapia

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
Em maio de 2021, ao analisar a necessidade dos pacientes idosos e o acesso aos serviços de Fisioterapia e o papel da APS, realizou-se um diagnóstico situacional do município onde se levantou a demanda de pacientes e as principais complicações presentes nessa população. Com base nessa análise, houve a necessidade de montar um serviço junto a UBS para referenciar o papel de porta de entrada e buscar a resolutividade das demandas geradas junto a essa população idosa. Para tanto, foi elencado a UBS da Vila Lenzi por ser de localização central e por possuir espaço para um consultório de fisioterapia. A Supervisão e Gerência Atenção Básica aprovaram a implantação do serviço, sendo que o mesmo é um modelo para o município para a implantação desse profissional na APS.Para esse trabalho foram utilizados um consultório, materiais de uso da fisioterapia, adaptação de protocolos e fluxos. O custo desse trabalho é relativamente baixo em relação aos benefícios apresentados, pois baseou-se apenas na compra de materiais de uso e o direcionamento do fisioterapeuta para a UBS.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
idosos entre 60 e 90 anos, residentes nos bairros integrantes do Distrito Centro, que podiam se deslocar até a UBS Vila Lenzi
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
através das Unidades de Saúde
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
paciente com idade superior a 60 anos, residentes nos bairros que integram o Distrito Centro (Vila Lenzi, Vila Nova, Barra Rio Molha, Nova Brasília, Czerniewicz, Tifa Schubert, Amizade, Centro)
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
100
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
No mês de junho de 2021 a demanda era de 28 pacientes com problemas decorrentes de dores crônicas, problemas respiratórios, debilidades músculos esqueléticas, AVC e Parkinson. Nos meses julho, agosto e setembro a demanda teve um aumento expressivo 32% devido a busca ativa pelos idosos que precisavam desse tipo de atendimento. Nos meses de outubro e novembro demonstrou aumento no cuidado das dores crônicas desses idosos, representando aumento de 28% nas queixas dos 52 idosos atendidos. Em fevereiro de 2022, o projeto atingiu 221 idosos atendidos e com Alta do Serviço por melhora do quadro clínico.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
221
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Alta do Serviço de Fisioterapia por melhora do quadro clínico.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Eram realizados atendimentos de fisioterapia para reabilitação dos pacientes idosos em um consultório na UBS Vila Lenzi, para atender os idosos de 8 bairros integrantes do Distrito 2. A estrutura visa o atendimento in loco do paciente, com intuito de promover a resolutividade dos problemas no território promovendo vínculo, cuidado e atenção idoso, estabelecendo a adesão ao tratamento por parte do paciente. Os atendimentos duram 30 minutos, 2 a 3x por semana, sendo que cada paciente tinha atividades para dar continuidade no domicílio. Era realizado as orientações aos familiares e acompanhantes para que o tratamento pudesse ser integrado ao cotidiano do paciente. Realizou-se também a Educação em Saúde para que todos pudessem compreender a prevenção e promoção em saúde, e pudessem ser os protagonistas no processo do cuidado (autocuidado).
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Não se encontrou dificuldades para a realização da experiência.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
No mês de junho de 2021 a demanda era de 28 pacientes com problemas decorrentes de dores crônicas, problemas respiratórios, debilidades músculos esqueléticas, AVC e Parkinson. Nos meses julho, agosto e setembro a demanda teve um aumento expressivo 32% devido a busca ativa pelos idosos que precisavam desse tipo de atendimento. Nos meses de outubro e novembro demonstrou aumento no cuidado das dores crônicas desses idosos, representando aumento de 28% nas queixas dos 52 idosos atendidos. Como resultados foram avaliadas a adesão do paciente ao tratamento e a satisfação decorrente dos resultados alcançados, sendo que não houve falta dos pacientes e o nível de satisfação foi alto. Um ponto importante notado, foi a troca de informações com a equipe em um tempo mais curto , o que repercutiu em um tempo de recuperação menor dos pacientes e com prevenção de complicações secundárias, bem como a satisfação dos mesmos por poderem se tratar na sua UBS de referência, que é próximo a sua casa. A média de números de sessões para cada paciente foi de 25 sessões de fisioterapia, tendo pacientes liberados com 10 sessões e outros com mais de 30 sessões de fisioterapia devido a complexidade das complicações. Com isso, observou-se a APS como ordenadora do cuidado e permitindo melhora na qualidade de vida da população idosa dessa UBS. O nível de satisfação da equipe e dos pacientes pela presença do fisioterapeuta na APS atingiu o nível excelente de aprovação.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Aumento da resolutividade da equipe de 80 para 90,6%
Diminuiu o encaminhamento de pacientes idosos para a clínica de fisioterapia (37%)
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
número de idosos atendidos: 221 bairros atendidos: 8 número de sessões de fisioterapia: 3103 sessões Aumento da resolutividade da equipe de 80 para 90,6%
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Não
Com que frequência se reúne?: 
Era realizado pela própria equipe, reunião mensal
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Custo baixo, replicável, resolutividade
Quais as limitações da experiência?: 
não houve
2021
-
Sul
Saúde da Pessoa Idosa: a fisioterapia na APS.
Introdução
O município de Jaraguá do Sul possui uma população estimada em 184.579 habitantes (IBGE, 2021), sendo a população idosa (acima de 60anos) estimada em 14572 habitantes. A UBS Vila Lenzi é uma unidade de saúde central pertencente ao Distrito de Saúde II e assiste 21652 pessoas, sendo um total de 4279 idosos. São usuários frequentes da UBS devido as patologias decorrentes do processo de envelhecimento, bem como as suas complicações. Ao analisar esse perfil, definiu-se a estratégia de inserção da profissional fisioterapeuta na Equipe ESF realizando o atendimento a esses idosos na UBS, onde se criou uma sala de atendimento de fisioterapia, o que permitiu o processo de reabilitação in loco da população. A reabilitação do idoso na APS é considerada uma área de importante atuação da fisioterapia por permitir a interação com a equipe e responder as necessidades individuais dessa população. O diferencial da experiência da UBS Vila Lenzi é pelo fato do fisioterapeuta trazer o atendimento clínico e individualizado para dentro do espaço da UBS interagindo com a equipe na tomada de decisões.
Objetivos
• Definir a Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado, permitindo o suporte a pessoa idosa no território da Unidade Básica de Saúde. • Promover o atendimento fisioterapêutico ao idoso na Atenção Primária à Saúde, a partir da inclusão do fisioterapeuta na equipe ESF. • Estimular a atuação integral da equipe e a tomada de decisão no território ante os problemas direcionados pela população e gestão em relação a população idosa.
Metas
  1. aumentar a resolutividade da equipe ESF
  2. diminuir o número de encaminhamentos para clínica de fisioterapia
Público alvo
idosos entre 60 e 90 anos, residentes nos bairros integrantes do Distrito Centro, que podiam se deslocar até a UBS Vila Lenzi
Divulgação
através das Unidades de Saúde
Número de participantes
221
Atividades
Eram realizados atendimentos de fisioterapia para reabilitação dos pacientes idosos em um consultório na UBS Vila Lenzi, para atender os idosos de 8 bairros integrantes do Distrito 2. A estrutura visa o atendimento in loco do paciente, com intuito de promover a resolutividade dos problemas no território promovendo vínculo, cuidado e atenção idoso, estabelecendo a adesão ao tratamento por parte do paciente. Os atendimentos duram 30 minutos, 2 a 3x por semana, sendo que cada paciente tinha atividades para dar continuidade no domicílio. Era realizado as orientações aos familiares e acompanhantes para que o tratamento pudesse ser integrado ao cotidiano do paciente. Realizou-se também a Educação em Saúde para que todos pudessem compreender a prevenção e promoção em saúde, e pudessem ser os protagonistas no processo do cuidado (autocuidado).
Resultados
No mês de junho de 2021 a demanda era de 28 pacientes com problemas decorrentes de dores crônicas, problemas respiratórios, debilidades músculos esqueléticas, AVC e Parkinson. Nos meses julho, agosto e setembro a demanda teve um aumento expressivo 32% devido a busca ativa pelos idosos que precisavam desse tipo de atendimento. Nos meses de outubro e novembro demonstrou aumento no cuidado das dores crônicas desses idosos, representando aumento de 28% nas queixas dos 52 idosos atendidos. Como resultados foram avaliadas a adesão do paciente ao tratamento e a satisfação decorrente dos resultados alcançados, sendo que não houve falta dos pacientes e o nível de satisfação foi alto. Um ponto importante notado, foi a troca de informações com a equipe em um tempo mais curto , o que repercutiu em um tempo de recuperação menor dos pacientes e com prevenção de complicações secundárias, bem como a satisfação dos mesmos por poderem se tratar na sua UBS de referência, que é próximo a sua casa. A média de números de sessões para cada paciente foi de 25 sessões de fisioterapia, tendo pacientes liberados com 10 sessões e outros com mais de 30 sessões de fisioterapia devido a complexidade das complicações. Com isso, observou-se a APS como ordenadora do cuidado e permitindo melhora na qualidade de vida da população idosa dessa UBS. O nível de satisfação da equipe e dos pacientes pela presença do fisioterapeuta na APS atingiu o nível excelente de aprovação.

Ficha técnica

Município:
JARAGUÁ DO SUL
Instituição Responsável:
Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul
Coordenação da experiência:
Rosana Mara da Silva
Email da coordenação:
rosanamara.fisio@gmail.com
Telefone institucional:
(47) 9922-20995
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Reabilitação da pessoa idosa
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br