2013
-
Sudeste
Risco de internação hospitalar em idosos de Unidade Básica de Saúde de Botucatu

A iniciativa consiste no acompanhamento de pessoas idosas na UBS Botucatu. Inicialmente, foi definida amostra composta por 409 idosos. Estes foram avaliados e estratificados quanto ao risco de internação, utilizando o instrumento triagem rápida de risco. Esta atividade permitiu avaliar os objetivos propostos.

O momento zero foi no atendimento inicial na Unidade Básica de Saúde do município de Botucatu - SP junto à Recepção da Unidade, em programa informatizado. Quando questionado pelos pesquisadores, os usuários com 60 anos ou mais responderam às oito perguntas da TRR e foram classificados em risco 0 (baixo), 1 (médio), 2 (médio-alto) ou 3 (alto) (anexo1) e avaliados quanto ao grau de dependência (anexo 2) e diagnóstico prévio de Síndrome Demencial (se estava realizando acompanhamento ou tratamento com especialista).

Posteriormente, foi proposto fluxo de atendimento que iniciou-se com marcação de consulta ambulatorial com um clínico, precedida de avaliação da capacidade funcional para as atividades básicas de vida diária (ABVD). Se este usuário apresentava dependência para 2 ou mais ABVD foi encaminhado para seguimento por especialista médico de geriatria.

Ficha técnica


Município: 
Botucatu, SP

Instituição Responsável: 
Faculdade de Medicina de Botucatu - Uniiversidade Estadual Paulista (UNESP)







Categoria da experiência: 
Matriciamento das equipes da atenção básica sobre as especificidades de saúde da pessoa idosa, elaboração de Projeto Terapêutico Singular-PTS...)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br