2015
-
Sul
REPRESENTAÇÃO SOCIAL E EMANCIPAÇÃO, 16 ANOS DE VACINA 16 ANOS DE VACINAÇÃO DOMICILIAR NOS IDOSOS DE PONTA GROSSA- PR

REPRESENTAÇÃO SOCIAL E EMANCIPAÇÃO,  17 ANOS DE VACINAÇAO DOMICILIAR NOS IDOSOS DE PONTA GROSSA - PR

O Brasil realiza  campanhas de vacinação para idosos desde 1999, desde então foi crescente a adesão dessa população a imunização.  Inicialmente  muitos idosos eram refratários a vacinação  de certa forma resgatando aspectos culturais  e de representação social  atrelados a revolta da vacina vivenciada no Brasil por  Oswaldo Cruz no início do Século XX.

Diante da demanda  apresentada , ocorreram solicitações  por familiares para atendimento  domiciliar para vacinação de idosos  acamados/ e ou com restrição de mobilidade,  isso aconteceu de forma  sucessiva no transcorrer das campanhas vindouras. 

Como prática emancipadora foi observado que os próprios idosos depois de alguns anos cobravam os seus familiares para que estes solicitassem  o serviço agendando a vacinação domiciliar.

Essa  estratégia de vacinação domiciliar em idosos chegou a  atender   850 idosos em uma única campanha, os números foram mudando gradativamente a partir a implantação e expansão do Programa/Estratégia Saúde da Família (ESF).  Hoje o município conta com 68 equipes de saúde da família ( 81% cobertura populacional)  que ao longo dos anos se apropriaram dos seus  idosos no território adscrito de sua responsabilidade  e realizam a vacinação  domiciliar.

A equipe de vacinação domiciliar da Gerência de Imunização, continua ativa realizando hoje a vacinação de idosos acamados / e ou portadores de mobilidade reduzida nas áreas ainda não cobertas pela ESF. Muitos pedidos chegam diretamente a gerencia de imunização  via contato telefônico,  também pela Ouvidoria Municipal da Saúde. Com relação aos asilados, foi instituído programa de capacitação e treinamento de equipe técnica de vacinadores institucionais, o que configura mais uma pratica emancipatória nesses 16 anos de vacinação domiciliar de idosos no município.

A representação estatística de acordo com  a meta a ser atingida  não é significativa (1,2%), porém dota  a comunidade de instrumentos de qualidade em equipamentos de saúde customizados traduzindo desta forma o cuidado  com o idoso e a assunção  de uma política de saúde local exitosa, motivando cada vez mais a continuidade da proposta que nunca foi interrompida desde que foi estabelecida em 1999.

Ficha técnica


Município: 
Ponta Grossa, PR

Instituição Responsável: 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE PONTA GROSSA - PR

Parceiros: 
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA - PONTA GROSSA - PR

Coordenador da experiência: 
CARLOS EDUARDO CORADASSI

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(042) 32201117

Beneficiados: 
Munícipes com 60 anos ou mais


Categoria da experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br