2015
-
Sul
Relato de experiência: Envelhecimento Saudável

Iniciamos com a abordagem de processo de territorialização a fim de conhecer as necessidades e potencialidades da área. Após reuniões definiu-se a formação de um grupo de caminhada aberto à comunidade, tendo em vista o grande número de pessoas idosas e com pouca prática de exercício físico, assim como muitos pacientes usuários de psicoterápicos ou com baixo vínculo com unidade de saúde e comunidade. Pouco tempo depois inserimos um projeto de educação em saúde, o qual é realizado mensalmente no bairro de Atlântida Sul, sempre com tema definido pelos moradores.

Nosso foco como estratégia de saúde da família é promover saúde, fazer com que haja o cuidado integral e longitudinal para com esses pacientes, proporcionando uma qualidade de vida mais duradoura e satisfatória. São ações como espaços de convivência que conseguimos aos poucos passar aos sujeitos confiança, promover um estilo de vida mais saudável e corresponsabilizá-los da importância da sua saúde e autonomia. Nosso território é caracterizado e conhecido por estar situado no litoral norte do Rio Grande do Sul, somos um distrito de Osório que tem praia. Desse modo, muitos moradores acabam se aposentando em suas cidades e se mudam para cá, com intuito de uma vida mais calma e tranquila (qualidade de vida).

A fim de ampliar e potencializar o incentivo a prática do exercício físico à população, planejamos junto com os pacientes e moradores a criação de uma atividade que interessassem e beneficiassem a todos. A formação deste grupo visa não somente a realização de exercícios físicos, como também a prevenção e promoção à saúde, nos permite formular um espaço de convivência entre a comunidade e o serviço, aumentando assim os vínculos entre a população adscrita e os profissionais de saúde.

Começamos com a criação do projeto em reunião de equipe, formulados estratégias para divulgar o grupo e cronograma das atividades. Confeccionamos 2 banners para divulgação, um foi alocado na frente da unidade e o outro em região movimentada do território. Também foram distribuídos folders para a comunidade, os quais as ACS foram fundamentais no auxílio da atividade. Também utilizamos os espaços dentro da unidade e consultórios para alertar a comunidade da atividade que estávamos propondo. Realizamos um encontro com palestrante nutricionista da prefeitura sobre alimentação saudável junto à população, onde também foram discutidos aspectos fundamentais para criação do projeto, foram os próprios usuários que participaram da formação do cronograma. A periodicidade das atividades ficou definida 2 vezes por semana, terças e sextas-feiras às 8:30, iniciando-se com a avaliação física dos mesmos, aferição da tensão arterial, saturação, glicemia, pesagem e frequencia cardíaca. Após, uma série de alongamentos para depois começar de fato a caminhada em grupo.

Hoje, após 1 ano e 1 mês, o grupo da caminhada ainda funciona nesses dias, com presença de pacientes que aderiram ao movimento, tanto que nos outros dias da semana muitos mantém a atividade física regular em suas rotinas diárias.

Ficha técnica


Município: 
Osório, RS



Coordenador da experiência: 
Enfermeiro Leandro Rauber Joner

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(51)3601-3300



Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br