Identificação da Experiência

Quarentena Vida Longa: estratégias para minimizar os sentimentos de solidão e abandono na pandemia

Ano da experiência : 
2020
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
BELO HORIZONTE
Instituição Responsável: 
Centro de Saúde Padre Eustáquio
Coordenação da experiência: 
Neire Castro, Siomara Delgado, Paula Chacon
Telefone institucional: 
(31) 9848-45547
Email da coordenação: 
neireaj@gmail.com

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Eixo temático: 
Experiência relacionadas à pandemia de COVID-19
Categoria da experiência relacionada à Covid-19: 
Isolamento Social e Distanciamento Social

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O Grupo Vida Longa desenvolve diversos projetos, em encontros quinzenais, voltados para o envelhecimento ativo e saudável, manutenção da autonomia e independência e protagonismo da pessoa idosa em uma sociedade onde o envelhecimento é invisível e desprezado. Com a COVID19, percebeu-se um incremento dos sentimentos de solidão e de abandono provenientes dos medos pessoais, das falsas informações sobre as abordagens de prevenção e manejo relacionados com a pandemia. Surgiu um novo eixo estrutural de atuação para o grupo fortalecer os vínculos entre os integrantes, mesmo com distanciamento social.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Manter o vínculo do centro de saúde com o grupo; Proporcionar a interação entre os integrantes; Estimular o autocuidado e bem estar neste momento de isolamento; Contribuir para minimizar os sentimentos de solidão e abandono

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Dirimir dúvidas sobre medidas de prevenção da COVID 19, reduzindo a circulação da pessoa idosa na unidade de saúde.
Ofertar informações dos fluxogramas da instituição sobre as rotinas e as implementações para enfrentamento da COVID 19.
Garantir acesso a informação aos participantes e cuidadores
Evitar contaminação por COVID 19 na pessoa idosa usuária da unidade

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
Esta experiência contemplou pessoas idosas, integrantes do Grupo Vida Longa, em uma Unidade de Saúde, localizada na Região Noroeste do Município de Belo Horizonte-MG.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Pessoas idosas integrantes do Grupo Vida Longa.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
A experiência foi divulgada nas redes de contato do Grupo Vida Longa, na Unidade de Saúde e através de convites e compartilhamentos interpessoais.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
O Grupo Vida Longa já contava com um grupo de whatsapp com todos os integrantes. Para a retomada virtual das atividades, a coordenação criou o grupo “Quarentena Vida Longa”, desta vez fechado para postagem das tarefas.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
50
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
31
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
20
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
situações de adoecimento, mudança de endereço.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Foram gravados vídeos das coordenadoras orientando sobre os cuidados durante a pandemia, prevenção de quedas, exercícios físicos, alimentação, etc. e orientado as atividades a serem realizadas. Feito isso, o grupo foi aberto por uma semana para postagem das respostas que devem ser em forma de vídeos, fotos ou por escrito. Foram realizados 15 momentos de interação, sendo 3 reuniões virtuais pelo Google Meet.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Limitação para manusear aplicativos, falta de incentivo para inclusão virtual da pessoa idosa, adoecimento.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
O contato virtual com o grupo possibilitou novos aprendizados, desenvolvimento de novas habilidades e contato com a tecnologia. Pontos fundamentais para um envelhecimento ativo e com autonomia. Através dos contatos virtuais o distanciamento social perdeu o peso de abandono e foi possível abrir novos diálogo e externar afeto mesmo por aplicativo. A utilização destas tecnologias favoreceu a pessoa idosa independente e autônoma na busca de acessos a serviços e informações de saúde nas redes sociais com critérios mais aguçados. As trocas no grupo permitiram melhor acessoa aos conteúdos sobre saúde, pandemia e novas tecnologias para longevidade.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Sensibilização para utilização da Unidade de saúde durante a pandemia
Interação entre os participantes de forma online e integrativa evitando isolamento social
participação da pessoa idosa no grupo dando representatividade e socialização
apoio interpessoal no contato virtual para prevenção e manejo da doença
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
grupo composto por 31 integrantes. Todos foram beneficiados pelas informações acerca da COVID 19 postadas no grupo, alguns com maior participação e outros como ouvintes e leitores na plataforma. Observou-se que os pacientes idosos que eram informados e inteirados sobre os conteúdos inerentes a pandemia e aos serviços de saúde, utilizavam dos serviços de forma racional e aderiam as medidas preventivas com maior prontidão.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
quinzenalmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
O isolamento social dos integrantes do Grupo Vida Longa, embora sofrido, tem sido um exercício de resiliência e, com apoio mútuo, um momento de despertar muita criatividade e solidariedade. A experiência oportunizou que mesmo longe, em lugares diversos, as distancias afetivas diminuíssem e as boas energias fossem transmitidas também de forma online.
Quais as limitações da experiência?: 
O contexto de pandemia, por si, era um limitante, contudo abriu-se novas possibilidades para encontros e manejos das relações em grupos, que até então não podiam ser presenciais. Entende-se como tendência, o usos de plataformas para reuniões, mesmo após o retorno das atividades presenciais. Cada participante venceu a barreira da tecnologia e se tornou um integrante do mundo digital, com acessos a novas informações e redes sociais.
2020
-
Sudeste
Quarentena Vida Longa: estratégias para minimizar os sentimentos de solidão e abandono na pandemia
Introdução
O Grupo Vida Longa desenvolve diversos projetos, em encontros quinzenais, voltados para o envelhecimento ativo e saudável, manutenção da autonomia e independência e protagonismo da pessoa idosa em uma sociedade onde o envelhecimento é invisível e desprezado. Com a COVID19, percebeu-se um incremento dos sentimentos de solidão e de abandono provenientes dos medos pessoais, das falsas informações sobre as abordagens de prevenção e manejo relacionados com a pandemia. Surgiu um novo eixo estrutural de atuação para o grupo fortalecer os vínculos entre os integrantes, mesmo com distanciamento social.
Objetivos
Manter o vínculo do centro de saúde com o grupo; Proporcionar a interação entre os integrantes; Estimular o autocuidado e bem estar neste momento de isolamento; Contribuir para minimizar os sentimentos de solidão e abandono
Metas
  1. Dirimir dúvidas sobre medidas de prevenção da COVID 19, reduzindo a circulação da pessoa idosa na unidade de saúde.
  2. Ofertar informações dos fluxogramas da instituição sobre as rotinas e as implementações para enfrentamento da COVID 19.
  3. Garantir acesso a informação aos participantes e cuidadores
  4. Evitar contaminação por COVID 19 na pessoa idosa usuária da unidade
Público alvo
Pessoas idosas integrantes do Grupo Vida Longa.
Divulgação
A experiência foi divulgada nas redes de contato do Grupo Vida Longa, na Unidade de Saúde e através de convites e compartilhamentos interpessoais.
Número de participantes
20
Atividades
Foram gravados vídeos das coordenadoras orientando sobre os cuidados durante a pandemia, prevenção de quedas, exercícios físicos, alimentação, etc. e orientado as atividades a serem realizadas. Feito isso, o grupo foi aberto por uma semana para postagem das respostas que devem ser em forma de vídeos, fotos ou por escrito. Foram realizados 15 momentos de interação, sendo 3 reuniões virtuais pelo Google Meet.
Resultados
O contato virtual com o grupo possibilitou novos aprendizados, desenvolvimento de novas habilidades e contato com a tecnologia. Pontos fundamentais para um envelhecimento ativo e com autonomia. Através dos contatos virtuais o distanciamento social perdeu o peso de abandono e foi possível abrir novos diálogo e externar afeto mesmo por aplicativo. A utilização destas tecnologias favoreceu a pessoa idosa independente e autônoma na busca de acessos a serviços e informações de saúde nas redes sociais com critérios mais aguçados. As trocas no grupo permitiram melhor acessoa aos conteúdos sobre saúde, pandemia e novas tecnologias para longevidade.

Ficha técnica

Município:
BELO HORIZONTE
Instituição Responsável:
Centro de Saúde Padre Eustáquio
Coordenação da experiência:
Neire Castro, Siomara Delgado, Paula Chacon
Email da coordenação:
neireaj@gmail.com
Telefone institucional:
(31) 9848-45547
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Isolamento Social e Distanciamento Social
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br