Ano: 
2019
Categoria: 
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Região da Prática: 
Sul
Município: 
Benedito Novo
Instituição Responsável: 
SECRETARIA DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Parceiros: 
SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Coordenação da experiência: 
CREAS e Secretaria de Saúde
Telefone institucional: 
(47) 3385-1199
Email da coordenação: 
joelmacrista@hotmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
No contexto social a violência vem se caracterizando como um fenômeno que afeta os segmentos mais vulneráveis da sociedade como crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas, situação essa que vem sendo reconhecida como um grave problema de saúde pública, devido as suas consequências para a saúde física e mental (COELHO; SILVA; LINDNER, 2018). Embora a violência contra o idoso seja um fenômeno crescente, este ainda é pouco conhecido no que se refere à forma como são representados pela população e profissionais, assim como quanto à capacidade de resposta dos serviços responsáveis pelo seu enfrentamento, especialmente em municípios de pequeno porte como é o caso do Município de Benedito Novo-SC, no qual as políticas de Saúde e Assistência Social encontram-se unificadas na mesma secretaria, denominada de Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O interesse pelo presente tema de estudo surge de demandas observadas no ambiente de trabalho da pesquisadora, sendo este um equipamento do setor de Assistência Social (CREAS). Baseia-se, portanto, na vivencia profissional da pesquisadora e estudos iniciados sobre a temática da violência ao idoso, tendo sido observado que os casos de violência contra as pessoas idosas no município chegam a mais de 40 % da demanda atendida em relação a novos casos inseridos no CREAS em Benedito Novo, podendo revelar a falta de integração dos serviços, ou à limitação do problema a uma atenção pontual. Portanto o problema dessa pesquisa refere-se à atenção prestada ao idoso vítima de violência, entendendo que compreender o processo e a dinâmica do atendimento prestado bem como a percepção dos idosos e profissionais envolvidos nos casos de violência pode contribuir para a efetivação e resolutividade das políticas de Saúde e Assistência Social. Embora o estudo apresente características e foco local, o fenômeno estudado e a metodologia empregada apresentam características universais, possibilitando a inferência e a contribuição para o planejamento de políticas de outros municípios, especialmente de pequeno porte.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
O desafio desse projeto é trabalhar a questão da violência de forma intersetorial envolvendo os profissionais da saúde e da assistência social de um município de pequeno porte que é Benedito Novo. Em seus objetivos destaca-se a capacitação dos profissionais que atuam na prevenção, promoção, minimização dos problemas relacionados a violência, principalmente a violência contra os idosos. (80 profissionais) Nesse cenário a proposta se amplia buscando a compreensão e a descrição da estrutura e os processos de atenção aos idosos vítimas de violência no âmbito do SUS e SUAS em Benedito Novo-SC. Compreender os tipos de violência aos quais os idosos estão submetidos. Desenvolver um fluxograma para as pessoas vitimas de violência, instrumentalizando e informando sobre a responsabilidade do profissional em notificar a violência, tornando assim todos os profissionais co responsáveis e autores dessa realidade. Esse trabalho vem acontecendo junto aos profissionais bem como toda rede de apoio (Conselho Tutelar, Policia Militar, Bombeiros, Saúde, Educação Municipal e Estadual, Coordenadores dos grupos de idosos, que são 10, alem dos idosos num td entre outros). O projeto vem sendo desenvolvido em etapas, sendo que ainda está em execução, iniciou em 07/12/2018 com a abertura através de uma palestra magna que trazia o tema: Violência no contexto familiar, e de maneira mensal alternada o trabalha com todos os profissionais e a rede (Aspectos sobre a Política Nacional contra violência, Contextualizando os Tipos de Violência, Legislações vigentes no contexto da Violência Construção coletiva de instrumentos de comunicação para prevenção da violência e Criação e Diretrizes para a formação de um G.T (Grupo de Trabalho em 4 encontros reuniões de alinhamento e fundamentação, esse GT é o grupo de trabalho responsável por descrever a estrutura existente a montar a proposta para o fluxograma. Esse trabalha também vem sendo desvelado a partir da dissertação de mestrado, na qual nos possibilita aprofundar partindo também da percepção de idosos vítimas de violência e de profissionais do SUS e do SUAS sobre a temática da Violência.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Realizar um trabalho intersetorial das politicas públicas Saúde e Assistência Social, envolvendo a rede de atendimento.
Capacitar os profissionais sobre a temática da violência, orientando o que fazer quando surgir alguma situação.
Mapear os serviços existentes e desenvolver um fluxograma, de como atuar frente a uma situação de violência.
Trabalhar de forma colaborativa, a partir dos conhecimentos adquiridos em cada área. Desenvolver material audiovisual ( organograma, folder, outdoor, capa de facebbok), além de mobilização via rádio.
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Os idosos moradores de Benedito Novo,
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
audiovisual, digitalmente, palestras, encontros e impresso.
Onde foi desenvolvida?: 
O projeto vem sendo desenvolvido no município de Benedito Novo, e a parceria junto a Policia Militar com a Rede Catariana de defesa da violência conta a mulher vem repercutindo na região do Médio Vale do Itajaí. O projeto atinge pelo 80 profissionais da Secretaria de Saúde e Assitência Social, os coordenadores dos 10 grupos de idosos que somais mais ou menos 500 idosos, a comunidade geral que recebe essas informações e orientações principalmente quando essas são audíveis e de forma digital.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
A seleção parte da vontade dos idosos em participar, que diga-se de passagem teve bastante adesão.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
500
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
No minimo os 500 que participam dos grupos e d todos os idosos que precisam de algum serviço, e se deparam com profissionais capacitados e orientados.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
500
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Alguns idosos tendem a compreender a violência como um processo natural, por isso esse reconhecimento faz com que alguns deles sinta-se, desconfortáveis, então se afastam justamente por causa da proximidade vivenciada.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
07/12/2018 - Os trabalhos iniciaram com uma entrevista na rádio, explicando o projeto e convidando a comunidade a participar das ações. A Palestra de abertura: fora realizada no período matutino com a presença de mais de 120 pessoas, Distribuição das camisetas “ Basta de Violência”. 19/02 Violência no contexto familiar – Como minimizar esse problema social? Trouxe reflexões e estudo de casos que envolvem violência e identificou-se as possíveis estratégias de ação,na qual as violências foram divididas em grupos, a fim de identificar cada uma e analisar a probabilidade de se apresentarem de forma conjunta. 19/03 (Grupo de Trabalho alinhamento e fundamentação) em torno de 20 pessoas, sendo esses profissionais interseririas e da rede de atendimento, identificando os serviços existentes no município. 09/04 - Contextualizando os Tipos de Violência descrição dos tipos de violência. 21/05 (Grupo de Trabalho) mapeamento da rede. 11/06 Legislações vigentes no contexto da Violência . 09/07 (Grupo de Trabalho) fluxograma do serviço em relação ao atendimento frente a situação de violência. 20/08 Construção coletiva de instrumentos de comunicação para prevenção da violência. 17/09 (Grupo de Trabalho) validação dos fluxogramas em audiência pública. 26/11 encerramento Grupo de Teatro
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
O deslocamento particular de cada participante.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Redução do número de atendimento a idosos em situação de violência; Qualificação dos profissionais que prestam atendimento as situações de violência. Repercussão do assunto na cidade, é importante se fala de violência e saber onde buscar apoio.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Ao identificar situações de violência, os profissionais intersetoriais se comunicam.
Organização baseada no fluxograma.
Adoção de referencia e contra referência e encaminhamento sequencial, usuário não fica parado no sistema.
Observar o usuário idoso vitima de violência a partir da integralidade.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
idosos informados diretamente 500 que fazem parte dos grupos de idosos indiretamente 500 idosos do município. Profissionais da Secretaria de Saúde e Assistência Social - 80 Profissionais da rede de Apoio 50 Sociedade Geral, difícil mencionar o alcance das ações;
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Mensal
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Participação dos idosos. Adesão dos profissionais; Trabalho em rede; Integração da politica de Saúde e Assistência Social;
Quais as limitações da experiência?: 
O Risco dos participantes se sentirem constringidos com os assuntos abordados.
2019
-
Sul
PROGRAMA Saúde, Educação e Sociedade na Prevenção da Violência em Benedito Novo em 2018/2019.
Introdução
No contexto social a violência vem se caracterizando como um fenômeno que afeta os segmentos mais vulneráveis da sociedade como crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas, situação essa que vem sendo reconhecida como um grave problema de saúde pública, devido as suas consequências para a saúde física e mental (COELHO; SILVA; LINDNER, 2018). Embora a violência contra o idoso seja um fenômeno crescente, este ainda é pouco conhecido no que se refere à forma como são representados pela população e profissionais, assim como quanto à capacidade de resposta dos serviços responsáveis pelo seu enfrentamento, especialmente em municípios de pequeno porte como é o caso do Município de Benedito Novo-SC, no qual as políticas de Saúde e Assistência Social encontram-se unificadas na mesma secretaria, denominada de Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O interesse pelo presente tema de estudo surge de demandas observadas no ambiente de trabalho da pesquisadora, sendo este um equipamento do setor de Assistência Social (CREAS). Baseia-se, portanto, na vivencia profissional da pesquisadora e estudos iniciados sobre a temática da violência ao idoso, tendo sido observado que os casos de violência contra as pessoas idosas no município chegam a mais de 40 % da demanda atendida em relação a novos casos inseridos no CREAS em Benedito Novo, podendo revelar a falta de integração dos serviços, ou à limitação do problema a uma atenção pontual. Portanto o problema dessa pesquisa refere-se à atenção prestada ao idoso vítima de violência, entendendo que compreender o processo e a dinâmica do atendimento prestado bem como a percepção dos idosos e profissionais envolvidos nos casos de violência pode contribuir para a efetivação e resolutividade das políticas de Saúde e Assistência Social. Embora o estudo apresente características e foco local, o fenômeno estudado e a metodologia empregada apresentam características universais, possibilitando a inferência e a contribuição para o planejamento de políticas de outros municípios, especialmente de pequeno porte.
Objetivos
O desafio desse projeto é trabalhar a questão da violência de forma intersetorial envolvendo os profissionais da saúde e da assistência social de um município de pequeno porte que é Benedito Novo. Em seus objetivos destaca-se a capacitação dos profissionais que atuam na prevenção, promoção, minimização dos problemas relacionados a violência, principalmente a violência contra os idosos. (80 profissionais) Nesse cenário a proposta se amplia buscando a compreensão e a descrição da estrutura e os processos de atenção aos idosos vítimas de violência no âmbito do SUS e SUAS em Benedito Novo-SC. Compreender os tipos de violência aos quais os idosos estão submetidos. Desenvolver um fluxograma para as pessoas vitimas de violência, instrumentalizando e informando sobre a responsabilidade do profissional em notificar a violência, tornando assim todos os profissionais co responsáveis e autores dessa realidade. Esse trabalho vem acontecendo junto aos profissionais bem como toda rede de apoio (Conselho Tutelar, Policia Militar, Bombeiros, Saúde, Educação Municipal e Estadual, Coordenadores dos grupos de idosos, que são 10, alem dos idosos num td entre outros). O projeto vem sendo desenvolvido em etapas, sendo que ainda está em execução, iniciou em 07/12/2018 com a abertura através de uma palestra magna que trazia o tema: Violência no contexto familiar, e de maneira mensal alternada o trabalha com todos os profissionais e a rede (Aspectos sobre a Política Nacional contra violência, Contextualizando os Tipos de Violência, Legislações vigentes no contexto da Violência Construção coletiva de instrumentos de comunicação para prevenção da violência e Criação e Diretrizes para a formação de um G.T (Grupo de Trabalho em 4 encontros reuniões de alinhamento e fundamentação, esse GT é o grupo de trabalho responsável por descrever a estrutura existente a montar a proposta para o fluxograma. Esse trabalha também vem sendo desvelado a partir da dissertação de mestrado, na qual nos possibilita aprofundar partindo também da percepção de idosos vítimas de violência e de profissionais do SUS e do SUAS sobre a temática da Violência.
Metas
  1. Realizar um trabalho intersetorial das politicas públicas Saúde e Assistência Social, envolvendo a rede de atendimento.
  2. Capacitar os profissionais sobre a temática da violência, orientando o que fazer quando surgir alguma situação.
  3. Mapear os serviços existentes e desenvolver um fluxograma, de como atuar frente a uma situação de violência.
  4. Trabalhar de forma colaborativa, a partir dos conhecimentos adquiridos em cada área. Desenvolver material audiovisual ( organograma, folder, outdoor, capa de facebbok), além de mobilização via rádio.
Público alvo
Os idosos moradores de Benedito Novo,
Divulgação
audiovisual, digitalmente, palestras, encontros e impresso.
Número de participantes
500
Atividades
07/12/2018 - Os trabalhos iniciaram com uma entrevista na rádio, explicando o projeto e convidando a comunidade a participar das ações. A Palestra de abertura: fora realizada no período matutino com a presença de mais de 120 pessoas, Distribuição das camisetas “ Basta de Violência”. 19/02 Violência no contexto familiar – Como minimizar esse problema social? Trouxe reflexões e estudo de casos que envolvem violência e identificou-se as possíveis estratégias de ação,na qual as violências foram divididas em grupos, a fim de identificar cada uma e analisar a probabilidade de se apresentarem de forma conjunta. 19/03 (Grupo de Trabalho alinhamento e fundamentação) em torno de 20 pessoas, sendo esses profissionais interseririas e da rede de atendimento, identificando os serviços existentes no município. 09/04 - Contextualizando os Tipos de Violência descrição dos tipos de violência. 21/05 (Grupo de Trabalho) mapeamento da rede. 11/06 Legislações vigentes no contexto da Violência . 09/07 (Grupo de Trabalho) fluxograma do serviço em relação ao atendimento frente a situação de violência. 20/08 Construção coletiva de instrumentos de comunicação para prevenção da violência. 17/09 (Grupo de Trabalho) validação dos fluxogramas em audiência pública. 26/11 encerramento Grupo de Teatro
Resultados
Redução do número de atendimento a idosos em situação de violência; Qualificação dos profissionais que prestam atendimento as situações de violência. Repercussão do assunto na cidade, é importante se fala de violência e saber onde buscar apoio.

Ficha técnica

Município:
Benedito Novo
Instituição Responsável:
SECRETARIA DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Coordenação da experiência:
CREAS e Secretaria de Saúde
Email da coordenação:
joelmacrista@hotmail.com
Telefone institucional:
(47) 3385-1199
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Parceiros:
SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Fotos:
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br