2017
-
Sul
Saúde, Mente e Vida na Terceira Idade

INTRODUÇÃO

No município de Jaquirana RS, a população segundo o IBGE 2010 é de 4177 habitantes, sendo estes aproximadamente 741 idosos, onde 325 residem na zona rural e 416 na zona urbana. O grupo Saúde, Mente e Vida na Terceira Idade, tem o objetivo de propiciar qualidade de vida e empoderamento sobre questões cotidianas e corriqueiras, para que os usuários estejam conscientes sobre seus agravos e suas respectivas consequências, podendo assim optar por uma melhor qualidade de vida.  

OBJETIVOS

Possibilitar uma ressocialização para os idosos em vulnerabilidade social, aumentando seu ciclo de amizades, proporcionando, assim um novo sentido para a vida desta população. O projeto aborda atividades físicas, rodas de conversa, aspectos sociais, alimentação saudável e saúde bucal na sua integralidade. 

PÚBLICO-ALVO

Idosos em Vulnerabilidade Social, vínculos familiares fragilizados.

DIVULGAÇÃO

Através de visitas domiciliares multiprofissional e na implantação da caderneta do idoso.

ATIVIDADES

Realiza-se dinâmicas de grupo, palestras educativas e preventivas sobre a saúde na sua integralidade, rodas de conversa, atividades físicas (alongamentos).   

EQUIPE

2 Fisioterapeuta - Atividades para coordenação motora, atenção, desempenho cognitivo, memória, consciência corporal, agilidade, melhora da postura e treino de marcha.

1 Psicóloga - o papel do psicólogo é relevante, já que a velhice traz consigo, um maior risco de vulnerabilidade e disfunções mentais. A psicologia oferece contribuições importantes a compreensão dos processos mentais, passando pela sensação, emoção, percepção, entre outros.       

1 Assistente Social - Desenvolvimento de autonomia, de sociabilidade, fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e prevenção de risco social.

1 Odontólogo - A saúde bucal, parte integrante e inseparável da saúde em geral dos indivíduos, tem sido relegada ao completo esquecimento, quando se discutem as condições de saúde da população idosa. O sistema Público de saúde deve estar preparado para atender esta demanda populacional, onde apresentará alta prevalência de doenças crônicas, necessidades de atendimento multiprofissional, programas de promoção à saúde e prevenção de doenças.

EQUIPAMENTOS

Visitas Domiciliares - Aparelho de Pressão Arterial, aparelho de HGT, balança, fita métrica, caderneta do idoso, ficha de avaliação.

Espaço Físico, material áudio visual (data show, notebook, aparelho de som, telão, microfone), equipamentos para atividades físicas (bola suíça, bastão, bambolê, jogos de memória, bingo, boliche, dominó, quebra cabeça), lanche (alimentação saudável).

RECURSOS FINANCEIROS

Os recursos financeiros utilizados provem da Secretária de Saúde e Assistência Social - CRAS.

RESULTADOS

O uso da caderneta do idoso, melhora na qualidade de vida, melhora nas relações interpessoais e convívio comunitário, melhora na capacidade funcional, equilíbrio, cognição, e empoderamento de sua saúde como um todo.

Ficha técnica


Município: 
Jaquirana

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de Jaquirna


Parceiros: 
Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social - CRAS.

Coordenação da experiência: 
Assistente Social, Fisioterapeuta, Odontólogo, Psicologo

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
5432531134



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br