2017
-
Sul
Realização de Grupos de visando desenvolver a saúde global do adulto e idoso na UBS Cafezal, em Londrina/PR

INTRODUÇÃO

A observação dos casos clínicos que chegaram à avaliação de fisioterapia da UBS nos últimos 3 anos possibilitou verificar um padrão de comportamento semelhante em mulheres com quadro de dores crônicas, grande parte delas idosas. O padrão envolve comportamentos que evidenciam extremos perfeccionismo e dedicação às atividades domésticas e cuidados da família e pessoas próximas, com grande “doação” (cuidado de parentes e amigos), e muito pouco autocuidado. Comportamentos como empurrar móveis (sofás, cômodas, guarda-roupas), lavar roupas pesadas à mão, compulsão por arear panelas, azulejos, esfregar calçadas, se mostraram evidentemente relacionados aos quadros de dores crônicas, com ênfase em ombros e coluna lombar. Em grande parte dos casos, já existe ruptura de tendões e compressão do nervo isquiático devido aos excessos. O quadro físico muitas vezes mostrou-se em associação com quadros de depressão, ansiedade e insônia. As pacientes eram, em sua maioria, sedentárias.

OBJETIVOS

O objetivo do trabalho desenvolvido é proporcionar às pacientes um ambiente de tratamento dos aspectos físicos, emocionais e comportamentais relacionados às dores crônicas.

Para isso, inicialmente foi criado um grupo de fisioterapia (GRUPO DE DOR CRÔNICA, 2014) direcionado a alongamentos e fortalecimentos com o objetivo de estacionar e reverter os casos de encurtamentos e contraturas musculares, tendinites, compressões de raiz nervosa, etc. Em 2017, criou-se o grupo S♀MA, com o objetivo de possibilitar a expressão e reflexão sobre as emoções, hábitos, relacionamentos, ergonomia e troca de experiências, reforçados pela utilização de práticas integrativas complementares (PICs) como Terapia Comunitária, auriculoterapia, massagem, exercícios de meditação. Posteriormente, foram criados ainda o grupo de caminhada e grupo de dança terapia e ginástica funcional, emagrecimento, Ação e saúde (obesidade, diabetes, hipercolesterolemia, etc).

PÚBLICO-ALVO

Os grupos são abertos a todas as idades. Temos participantes até 84 anos de idade, que em geral moram com algum familiar. São principalmente mulheres. As mais idosas geralmente são viúvas e moram com filhos. Grande parte são obesas e sedentárias.

DIVULGAÇÃO

Os grupos são divulgados na UBS, pelos Agentes comunitários em visitas, indicados pela equipe da UBS (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem), através de folderes e através dos próprios participantes.

ATIVIDADES

No GRUPO DE DOR CRÔNICA são realizados exercícios de alongamento e fortalecimento leves, embasados em fisioterapia para problemas posturais, joelhos e ombros, com relaxamento ao final, com duração de 50 minutos. Aplicada pela Fisioterapeuta com apoio dos agentes comunitários.

GRUPO SOMA: encontros semanais, nos quais são realizadas estratégias de práticas integrativas complementares. A cada 15 dias é realizada roda de terapia comunitária, seguida de auriculoterapia, e nos outros encontros alongamento leve, seguido de orientações e outras práticas integrativas, como meditação e automassagem. Ministrada pelas equipes de Terapia Comunitária Integrativa e NASF com apoio dos agentes comunitários.

No grupo de caminhada há alongamento leve ao início, com caminhada de cerca de 40 minutos, ministrada pelos agentes comunitários 2x por semana.

Dançaterapia: realizada uma vez por semana, ministrada pela profissional de educação física com apoio dos agentes comunitários.

Ginástica funcional: realizada uma vez por semana, ministrada pela profissional de educação física com apoio dos agentes comunitários.

Ação e saúde: realizado uma vez por semana, ministrada pela nutricionista e profissional de educação física com apoio dos agentes comunitários

EQUIPE

01 NASF Fisioterapeuta + auriculoterapia

01 NASF Nutricionista

01 NASF profissional de Educação Física + auriculoterapia

02 Farmacêutica + auriculoterapia

02 Terapia comunitária + auriculoterapia

01 Dentista + auriculoterapia

01 Médica – grupo de emagrecimento

01 Coordenadora UBS

09 ACS (Apoio a todos os grupos, na organização do espaço, chamamento dos pacientes, organização dos registros em ficha de cadastro, preparação de material, auxílio aos participantes sempre que necessário)

EQUIPAMENTOS

Colchonetes (fornecidos pela prefeitura), material de auriculoterapia

RESULTADOS

Após o início da participação dos grupos, os idosos referem redução da intensidade da dor, redução da quantidade de medicamentos para dor, melhora na qualidade de vida, redução no padrão de auto exigência e aumento dos autocuidados, melhora na alimentação, e ao iniciarem em um dos grupos, passam a frequentar os outros grupos da UBS e de outros locais no bairro, como grupo de ginástica da Igreja ou supermercado.

Ficha técnica


Município: 
Londrina

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de Londrina - UBS Cafezal


Parceiros: 
Profissionais da UBS Cafezal, Diretoria de Atenção Primária à Saúde, Programas Especiais – Terapia Comunitária Integrativa e Consultório na Rua

Coordenação da experiência: 
Maria Luiza Cleto Dal-Cól

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(43)33790865



Categoria da Experiência: 
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br