2017
-
Sudeste
PROJETO VIVA A VIDA

INTRODUÇÃO

Barbacena passou por um momento significativo de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos, com a implementação de Residências Terapêuticas. Com a presença de Centros de Convivência direcionados a estes usuários, o NASF enxergou a possibilidade de uma estratégia de atuação que pudesse contemplar ações voltadas a estes idosos, no sentido de promover interações, socializações e melhora da qualidade de vida. 

OBJETIVOS

A iniciativa trabalha no sentido de oferecer aos idosos que frequentam os Centros de Convivência, momentos de atividades educativas em saúde, de forma lúdica, que ao mesmo tempo pudesse levar entretenimento, educação em saúde, socialização, interação entre os idosos, de maneira a intervir na qualidade de vida dessas pessoas.

PÚBLICO-ALVO

Idosos moradores das Residências Terapêuticas do Município de Barbacena, todos oriundos da Rede Hospitalar Psiquiátrica.

DIVULGAÇÃO

A Divulgação foi feita in loco, ou seja, diretamente onde as ações seriam desenvolvidas, no caso os Centros de Convivências.

ATIVIDADES

As atividades são realizadas em forma de grupos, onde os mediadores, no caso, os profissionais do NASF, atuam como facilitadores das ações propostas. Diversificadamente as propostas são elaboradas semanalmente através de atividades manuais, pinturas, colagens, orientações, atividade física, respeitando os limites intelectuais de cada usuário, resguardando a individualidade dos sujeitos, e assim trabalhando no sentido de promover saúde de forma lúdica e diferenciada para pessoas que necessitam de uma atenção especial.

EQUIPE

01 – Psicólogo

01 - Assistente Social

02 - Fisioterapeuta

EQUIPAMENTOS

Todas as ações são feitas com materiais recicláveis, ou seja, não tendo nenhum custo significativo para implementação das atividades. Utilizamos garrafas, caixas de leite vazias, tecidos, tampas de garrafas, cartolinas, tintas, pincéis, etc.

RESULTADOS

Observou-se uma grande adesão por parte dos usuários, que se identificaram com a experiência, e em termos de Saúde Mental, os avanços como melhora da comunicação, interlocução dos usuários, autonomia dos indivíduos, foram pontos considerados positivos no decorrer das atividades.

Ficha técnica


Município: 
BARBACENA

Instituição Responsável: 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROGRAMAS SOCIAIS DE BARBACENA



Coordenação da experiência: 
LUCIANO OTÁVIO BAETA CHARTONE DE PAULA

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
03233392155



Categoria da Experiência: 
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br