2017
-
Norte
Projeto Saúde e Educação na Atenção Básica

INTRODUÇÃO

As diretrizes do Sistema Único de Saúde -SUS- definem as Unidades de Saúde como porta de entrada dos cuidados com promoção e prevenção da saúde. Assim, constituem local propício para o ensino e aprendizagem para diversas áreas. A experiência de trabalho mostra que muitas são as dificuldades em campo de colocar em prática o que determinam os Programas do Ministério da Saúde, dentre as quais é possível destacar a ausência de profissionais para oferecer realmente uma equipe completa multidisciplinar e  a falta de condições de trabalho para receber equipes de estágio acadêmico, seja pela não remuneração de preceptores ou mesmo pela escassez de apoio e parcerias entre Prefeituras a e Universidades.  Logo, a prática do SUS muitas vezes é deixada de lado na formação acadêmica o que prejudica alunos e até mesmo a população que receberá no mercado um profissional sem vivência ou mesmo empatia com esse serviço. Com isso, aliar educação e saúde surgiu como um projeto para auxiliar a entrada de profissionais e acadêmicos para conhecer o trabalho realizado nas Unidades de Saúde, mostrar a importância de cada profissional para compor a equipe e contribuir para  fortalecer a rede de atendimento. 

OBJETIVOS

Através da experiência em tela buscou-se aproximar alunos e profissionais da saúde das ações realizadas na Atenção Básica por meio de atividades desenvolvidas por eles em uma Unidade Básica de Saúde dentro do Programa Saúde da Pessoa Idosa. Fomentar ações de educação e Saúde e dentro das campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde tais como Janeiro Branco (Saúde Mental), Setembro Amarelo (prevenção ao Suicídio), Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros, para, assim, estimular o ensino e aprendizagem por meio da vivência do em espaço de Unidade de Saúde e contato direto com a população atendida, além de mostrar a importância de cada profissional e fortalecer tanto as redes de apoio quanto as parceria e diálogo entre o Sistema Único de Saúde e as universidades.

PÚBLICO-ALVO

O perfil dos idosos são: idosos atendidos pela Unidade de Saúde. A maioria são mulheres com idade a partir de 60 anos, casadas, independentes, e diagnosticadas com diabetes e hipertensão.

DIVULGAÇÃO

A propaganda é feita através de distribuição de panfletos na Unidade e convite na mídia (internet)

ATIVIDADES

Foi escrito um projeto com o Titulo "Educação e Saúde na Atenção Básica" e assinado (autorizado) a ser implementado na Unidade. Com isso, a Psicóloga Renata Louzada  cria um convite semestral para aqueles interessados em participar possam escolher uma data e propor uma atividade para idosos. A partir disso é feito um calendário de atividades e cada participante recebe um Certificado de participação emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém - SESMA. 

RESULTADOS

Ente os resultados alcançados está a maior participação de homens idosos no grupo, aumento do número de idosos nas reuniões e o próprio relato deles de satisfação com as atividades realizadas que puderam, inclusive, sugerir com os alunos futuras atividades.

Ficha técnica


Município: 
Belém

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde de Belém - SESMA



Coordenação da experiência: 
Renata Sabrina Maciel Lobato Louzada

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
09132576588



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br