2017
-
Sul
Projeto Fotográfico Revelar

INTRODUÇÃO

O projeto fotográfico Revelar Tem como intuito principal o resgate de memórias através da fotografia, do resgate da autoestima e autoconhecimento do idoso. Consiste em despertar a emoção e motivação do momento e compartilhar conhecimento sobre as necessidades e potencialidades de um envelhecimento saudável. Contribui ainda no bem-estar do idoso, bem como, o torna mais participativo das atividades propostas.

A fotografia serve como recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo. Ela é capaz de elevar a autoestima de quem é retratado, fazendo com que se descubra lados desconhecidos do corpo e do rosto e ainda uma nova forma de se expressar. Durante a execução do projeto, pode-se perceber através das imagens que o grupo reagiu de forma diferente, mas, não deixando de ser positiva, percebeu-se também que, a expectativa do idoso neste momento é grande, apesar de demonstrar certa insegurança no início.

OBJETIVOS

Verificou-se que a fotografia tem aproximado pessoas, especialmente os mais tímidos, ocasionando melhora no relacionamento com os outros.  O simples fato de ser fotografado já é o suficiente para extrair sorrisos e emoções. A experiência desse projeto vai muito além do simples ato de fotografar. Surge nele uma reflexão sobre a valorização do idoso, de sua importância e de como podemos contribuir para o seu autoconhecimento e a partir disso podemos atingir um novo olhar que o conduzirá a reflexão, ou seja, o olhar para dentro de si.  A fotografia é uma forma de mostrar sentimentos difíceis de expressarem em palavras, pois é uma forma de se reconhecer, de se entender.

PÚBLICO-ALVO

Idosos usuários da Atenção Básica; moradores do bairro e/ou vinculados à Unidade de Saúde do bairro. Os participantes têm média de idade de 60 anos, quase todos independentes ou apenas com leve dificuldade de locomoção.

DIVULGAÇÃO

1- cartaz na unidade de saúde e pontos no comércio do bairro, 2- as agentes de saúde entregam convites na visita ao domicilio que é realizada mensalmente. 3- rede social. 4- a unidade de saúde faz o convite para o usuário da unidade básica.

ATIVIDADES

O projeto é realizado de acordo com a demanda de cada bairro, o profissional responsável pelo projeto apresenta o projeto para a Unidade de Saúde e de acordo com a necessidade de cada bairro o projeto é executado. Após a adesão do projeto a unidade de saúde fica responsável pela divulgação do projeto no bairro, com entrega de convites pelas agentes de saúde e na unidade de saúde, em acordo com a unidade é proposto o local das fotos que por sugestão seria um lugar ao ar livre, no dia do projeto, durante a realização das fotos a unidade de saúde pode organizar uma confraternização ou qualquer outra atividade de interesse.

EQUIPE

Educador físico: responsável pela realização das fotos, edição, revelação e entrega das fotos.

Psicólogo: responsável em proporcionar reflexão, ou seja, despertar o olhar para dentro de si; realiza conscientização em forma de roda de conversa, e participa na parte de divulgação e organização do projeto.

Equipe de funcionários da unidade de saúde: Enfermeiro e agente de saúde, participam diretamente da divulgação e organização do evento no dia do projeto, local do evento, café e transporte.

EQUIPAMENTOS

Recurso físico: o local a ser realizado é decidido em reunião com a unidade de saúde e os participantes, pode ser realizada em qualquer local do bairro, de preferência arborizado e em área externa para realizar as fotos, já realizamos o projeto em parques, restaurantes, casas antigas e na própria unidade de saúde. Não é realizado o projeto em locais que cobram algum tipo de cobrança.

Os equipamentos utilizados são apenas uma câmera fotográfica, fornecida pela própria profissional responsável.

RECURSOS FINANCEIROS

Custos: Após acordado com os participantes e a Unidade de Saúde a realização do projeto, o pagamento para a revelação das fotografias é efetuado de acordo com as condições socioeconômicas de cada território.

O projeto é realizado em locais públicos ou cedidos, sem custos de locação.

As fotos são feitas pelo profissional responsável e sem custos também.

Não existe gastos fixos no projeto, apenas a revelação das fotos que fica de responsabilidade ao participante.

Gastos do projeto: apenas a revelação das fotos é cobrada, o participante solicita a quantidade de fotos que quer revelar e realiza o pagamento para uma pessoa que fica responsável pelo mesmo (funcionário da unidade de saúde).

Valor da foto (POR UNIDADE): 5,00 foto 15x21.

RESULTADOS

A fotografia serve como recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo. Ela é capaz de elevar a autoestima de quem é retratado, fazendo com que se descubra lados desconhecidos do corpo e do rosto e ainda uma nova forma de se expressar. Durante a execução do projeto, pode-se perceber através das imagens que o grupo reagiu de forma diferente, mas, não deixando de ser positiva, percebeu-se também que, a expectativa do idoso neste momento é grande, apesar de demonstrar certa insegurança no início. Verificou-se que a fotografia tem aproximado pessoas, especialmente os mais tímidos, ocasionando melhora no relacionamento com os outros.  O simples fato de ser fotografado já é o suficiente para extrair sorrisos e emoções. A experiência desse projeto vai muito além do simples ato de fotografar. Surge nele uma reflexão sobre a valorização do idoso, de sua importância e de como podemos contribuir para o seu autoconhecimento e a partir disso podemos atingir um novo olhar que o conduzirá a reflexão, ou seja, o olhar para dentro de si.  A fotografia é uma forma de mostrar sentimentos difíceis de expressarem em palavras, pois é uma forma de se reconhecer, de se entender.

Ficha técnica


Município: 
Rio do Sul

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde


Parceiros: 
NASF e Unidades de Saúde do município

Coordenação da experiência: 
Taise Kamer

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(47)3531-1462



Categoria da Experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br