2017
-
Sudeste
PROJETO DE INTERGERACIONAL JUVENTUDE CRISTO REI E IDOSAS DO GRUPO RENASCER APOIADAS PELO NASF E USF ALTANEIRA

INTRODUÇÃO

A transição demográfica na qual vem passando o Brasil impôs a reflexão quanto ao envelhecimento da sociedade brasileira e a necessidade de melhora nas relações intergeracionais. Essa iniciativa tem como objetivo principal defender criação de intervenções intergeracionais de forma a atender a emergência de tonar as próximas gerações mais integradas ao convívio, respeito e cuidado a pessoa idosa. 

OBJETIVOS

Fazer com que os jovens se desenvolvam mais engajados a esse tema, resultando em uma sociedade futura mais humanizada e integrada ao idoso. Portanto cremos ser fundamental conscientizá-los que o processo do envelhecimento é normal, multifatorial e multidiferencial, considerando a velhice destino de todos que vivem muitos anos.

PÚBLICO-ALVO

São mulheres, na faixa etária de 50 a 85 anos, uma parte do grupo possui algumas doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Todas ainda preservam sua independência.

DIVULGAÇÃO

Matéria no Site do colégio, Blog da prefeitura de Marília e jornal de grande circulação na cidade.

ATIVIDADES

O projeto acontece uma vez ao ano e teve início no ano de 2014.

Acontecem 2 encontros com visitas de cada grupo (idosas e jovens) ao espaço de convívio do outro. As atividades são desenvolvidas a partir de temas elencados pelos participantes.

Neste ano de 2017 o tema foi Brincadeiras.

No dia de recepção dos Alunos no local de encontro das idosas, as atividades começaram com uma dança circular para promover a integração e recepção do grupo de adolescentes, e logo após uma roda de apresentações com cada um dizendo o nome e brincadeiras preferidas.

Logo em seguida foi feito resgate de 2 brincadeiras da infância das idosas: Passa anel e peteca. Dividindo-se em pequenos grupos, os alunos e idosas se divertiram e compartilharam da experiência dessas brincadeiras atemporais e quebrando as barreiras de convivência entre gerações.

Brinquedos “antigos” foram confeccionados pelas integrantes do grupo renascer oferecendo-os aos alunos afim de proporcionar a vivência com os mesmos.

Na visita das idosas aos alunos, esses proporcionaram uma demonstração de seus brinquedos e brindeiras, convidando-as a interagirem com os brinquedos da atualidade.

Os jovens mostraram suas músicas preferidas e também trouxeram ao encontro músicas que as idosas costumavam ouvir quando tinham a idade em que eles se encontram, estimulando-as a buscarem pela memória os cantores e músicas que queria ouvir naquele momento para relembrar sua juventude.

EQUIPE

01 - Educadora Física (integrante da equipe NASF que apoia a USF e está presente uma vez na semana promovendo uma sessão de exercícios em grupo).

01 - Assistente social (coordenadora da juventude cristo rei, projeto desenvolvido no colégio parceiro para oportunizar experiências de voluntariado, solidariedade e cidadania aos adolescentes e jovens do Colégio).

EQUIPAMENTOS

Cada ano houve um tema trabalhado e procuramos não empregar grandes recursos para que o projeto não fique dependente de qualquer verba. E se é necessário algum os grupos se organizam por si só.

No ano de 2017 a secretaria de saúde contribuiu com 100,00 para a compra de 4 petecas para a atividade proposta.

O transporte para deslocamento dos grupos é ofertado pelo colégio.

RESULTADOS

A cada ano que o projeto é realizado, as idosas se sentem mais abertas e entusiasmadas em participar desse contato, querendo agregar novas ideias.

Ao final das atividades é nítida a alegria e satisfação estampadas no rosto de cada uma das participantes, que se sentem valorizadas.

Ficha técnica


Município: 
Marília

Instituição Responsável: 
NASF Vermelho e USF Altaneira


Parceiros: 
Colégio Cristo Rei

Coordenação da experiência: 
Mayara Martins Pazinato – Educadora Física Nasf

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
014 3432-1979



Categoria da Experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br