2017
-
Sul
Passos da Longividade

INTRODUÇÃO

A iniciativa do Banco de Alimentos, é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público, na qual busca combater a fome, levando mais alimento, saúde e segurança alimentar às pessoas que precisam.  Além do combate à desnutrição e a obesidade, o Banco de Alimentos busca gerar saúde, bem-estar, com maior inclusão social e cidadania para o povo.  A partir disto, desenvolve-se um projeto de apoio e qualificação das ações das instituições parceiras do Banco de Alimentos no atendimento à população idosa. O planejamento desta iniciativa está vinculado a crescente preocupação com a manutenção da qualidade de vida, proteção e cuidados específicos para os idosos. Uma vez que, o envelhecimento é um processo dinâmico, ligado intimamente a fatores biológicos, psíquicos e sociais. Portanto, ele acarreta implicações para os indivíduos, as famílias e a sociedade, que exigem abordagens mais específicas, principalmente vinculadas a ações de promoção e prevenção dos agravos da saúde. Este trabalho tem corroboração do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre, com financiamento do fundo municipal do idoso.

OBJETIVOS

A proposta é qualificar as atividades desenvolvidas com os idosos, através de avaliações e diagnóstico situacional, objetivando o planejamento e a execução de ações de promoção e prevenção de agravos da saúde da população idosa nas entidades parceiras do Banco de Alimentos de Porto Alegre.

PÚBLICO-ALVO

Os participantes em sua maioria são mulheres com mais de 60 anos. O perfil varia conforme a entidade atendida. Nas Instituições de Longa Permanência, são considerados muito dependentes, enquanto, nos grupos de convivência são na sua maioria independentes.

DIVULGAÇÃO

As instituições parceiras divulgaram em suas comunidades.

ATIVIDADES

Nas instituições de longa permanência são realizadas as avaliações e diagnósticos situacional, os quais são encaminhados para coordenação da entidade. Auxílio na elaboração dos planos alimentares e realização de oficinas culinárias.

Nos grupos de convivência, são realizados encontros semanais nas instituições parceiras para condução de atividades de educação em saúde, autocuidado, dinâmicas de integração social e jogos psicomotores. Além disso, são realizadas oficinas de culinárias em uma cozinha experimental, uma vez por mês, na sede do Banco de Alimentos.

EQUIPE

A equipe é composta por duas nutricionistas, uma psicóloga, uma fisioterapeuta, estagiários e acadêmicos de nutrição.

Nutricionistas: responsáveis pela coordenação do projeto. Realiza avaliações nutricionais e diagnósticos para execução de atividades de educação em saúde e oficinas culinárias.

Psicóloga: realiza avaliações cognitivas e diagnósticos para execução de atividades. Elaboração de materiais e dinâmicas. Atividades de educação em saúde. A profissional iniciou as atividades no projeto em 2016/1.

Fisioterapeuta: responsável pelas avaliações funcionais e diagnósticos para execução de atividades. Elaboração de materiais, dinâmicas para execução das atividades de educação em saúde. A presença do profissional no projeto ocorre em 2017/01.

14 Estagiários de Nutrição/ 3 acadêmicos: Aplicação de questionários. Elaboração de materiais e dinâmicas. Atividades de educação em saúde.

EQUIPAMENTO

Materiais adquiridos com o financiamento do Fundo Municipal do Idoso:

Material pedagógico: 24 tesouras, 120 EVAs, 32 pacotes de folhas de ofício, 48 caixas de lápis de cor, 12 colas.

7 Balanças digitais, 7 estadiômetros, 7 Fitas inextensíveis, 7 réguas antropométricas, 1 Software DietWin Profissional 2008.

Materiais cedidos pelo Banco de Alimentos: 19 computadores, um carro e a cozinha experimental.

RESULTADOS

Observou-se nas Instituições de Longa Permanência, a qualificação da alimentação a partir da introdução de um plano alimentar de acordo com estado nutricional dos indivíduos. Demonstramos aos gestores, através dos resultados das avaliações, a importância do atendimento multiprofissional aos idosos e a necessidade de um planejamento das ações. Verificou-se após a intervenção, melhora no cuidado alimentar dos asilados, oferecendo refeições mais elaboradas, contemplando de maneira satisfatória as necessidades de nutrientes indicadas a estes indivíduos.

 

Nos grupos de convivência, colaboramos com as atividades em sete instituições. Com o início do projeto, viabilizamos a criação de um grupo convivência, na qual a sua manutenção é garantida pela presença dos profissionais do Banco de Alimentos. Em outra Instituição, a permanência das atividades do grupo somente ocorreu devido a parceria com o Passos da Longevidade. Os demais grupos, colaboramos com suporte técnico de profissionais e estagiários vinculados a área de saúde.  Nos participantes, visualiza-se melhor compreensão do processo de envelhecimento e agravos da saúde. Em relação a integração social, nota-se a adesão ao grupo e assiduidade dos participantes nos encontros propostos com relatos de mudança nas relações sociais. O diagnóstico situacional, através das avaliações, subsidia o planejamento das atividades desenvolvidas no grupo, possibilitando o desenvolvimento das ações adaptadas a realidade do grupo.

Ficha técnica


Município: 
Porto Alegre

Instituição Responsável: 
Banco Alimentos Porto Alegre


Parceiros: 
Conselho Municipal do idoso de Porto alegre

Coordenação da experiência: 
Adriana da Silva Lockmann


Telefone institucional: 
(051)30268020



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br