2017
-
Sudeste
O Lúdico na Promoção de Saúde do Idoso na USF Ernesto Che Guevara ll

INTRODUÇÃO

Com o aumento da população idosa, esta equipe da Estratégia de saúde da família tem se empenhado em desenvolver atividades com estratégias para a atenção à saúde da pessoa idosa.

O que motivou a realização dessa experiência foi o fato de ter havido um aumento considerável desta população nas áreas de abrangências dos setores envolvidos, tendo sido observado que uma grande parte se encontra vulnerável e com risco de vulnerabilidade (quadro de depressão por perda da capacidade funcional e isolamento social), com doenças já existentes como hipertensão e diabetes, perdas cognitivas, neuro sensoriais, auditivas visuais.

Esta experiência visa promover a assistência integral à saúde dos idosos cadastrados e acompanhados em dois setores (94 e 96) em um território com quatro microáreas pertencentes a USF Ernesto Che Guevara ll (Cafubá ll), do Município de Niteróii RJ, no âmbito do SUS relacionadas aos seus aspectos individuais, familiares e coletivos, com ênfase na preservação da autonomia,  independência funcional, prevenção de quedas e da depressão, usando além dos instrumentos convencionais, os benefícios de atividades Lúdicas em grupo aplicada ao idoso para a prevenção e agravamento de sequelas, prevenção e tratamento de DCNT, pois o Lúdico para idosos representa atividades que levam o idoso a se sentir bem, se realizadas com critérios, respeitando suas limitações físicas e emocionais.

OBJETIVOS

OBJETIVO PRINCIPAL

Promover a saúde dos idosos vulneráveis e em risco de vulnerabilidade

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Incentivar o relacionamento interpessoal e familiar para evitar a depressão

-Prevenir as incapacidades funcionais e limitações físicas

-Prevenir quedas

-Promover o autocuidado/autonomia

-Evitar hospitalizações por DCNT

-Informar sobre os seus direitos

_Desmotivar o consumo do álcool e o tabagismo

-Combater o sedentarismo

PÚBLICO-ALVO

Idoso com 60 anos ou mais com sem ou com alguma deficiência, com DCNT, com isolamento social, depressão

DIVULGAÇÃO

Através de busca ativa feita pelos ACS da unidade, folders e na própria unidade

ATIVIDADES

As atividades baseia-se em reunião em grupo, ou pequenos grupos para as atividades lúdicas( jogos de cartas, xadrez, memoria, caça palavras), troca de experiências, musicoterapia onde relembramos músicas da época dos idosos para que eles possam cantar, palestras educativas sobre quedas no idoso, sobre hipertensão e diabetes, autocuidado, passeios etc..

EQUIPE

2 Enfermeiras

4 ACSs

2 médicos

2Técnicos de Enfermagem

1 Servente

Total de 8 pessoas

EQUIPAMENTOS

Contamos com o Núcleo de Educação permanente, setor financeiro, folders, material de papelaria, mobiliário do posto, retroprojetores,

RECURSOS FINANCEIROS

Os recursos cabem as criatividades de cada profissional

Doações dos comerciantes locais

Disponibilização de R$150,00 do setor financeiro para suporte de qualquer material ou lanche, se necessário

RESULTADOS

As melhoras foram visíveis, pois em todos os encontros os idosos se mostraram alegres e contentes, aumento da autoestima e diminuição da depressão. Os idosos com perdas sensoriais, visuais que já tiveram as correções conseguem enxergar as prescrições e fazem uso correto das medicações e com perdas sensoriais, a maioria tinha alguma obstrução e foram retiradas, estamos trabalhando para a correção dessas deficiências. Os idosos com perdas cognitivas ainda estamos trabalhando mas há relatos que depois de começarem a frequentar o grupo ficaram mais descontraídos e melhoras na percepção.

Ficha técnica


Município: 
Niterói

Instituição Responsável: 
USF Ernesto Che Guevara ll


Parceiros: 
Associação de Moradores, CRAS, comerciantes locais

Coordenação da experiência: 
Enfermeira Ana Lúcia da Silva Peixoto

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(21) 992463181



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br