2017
-
Nordeste
Literacia em saúde à pessoa idosa na prevenção de quedas em domicílio

INTRODUÇÃO

Para a inclusão das pessoas idosas na sua saúde é necessário que lhes sejam dadas garantias de participação ativa em seus cuidados de saúde, como também condições de utilizar plenamente os ambientes, objetos e serviços necessários à sua existência, com autonomia, independência e segurança.

OBJETIVOS

A maioria das pessoas idosas tem dificuldade em entender informações de saúde e obedecer aos tratamentos corretamente. Trabalhar a literacia em saúde na pessoa idosa irá melhorar o acesso a informação sobre seu problema de saúde, ampliar a sua compreensão sobre o conteúdo obtido, e desenvolver competências para que ela possa lidar com seus contextos de saúde e doença com maior autonomia e participação. 

PÚBLICO-ALVO

Idoso ambos sexos, atendidos no ambulatório de geriatria do hospital.

DIVULGAÇÃO

Através de avisos na consulta anterior e cartaz na sala de espera.

ATIVIDADES

Acolhimento a pessoa idosa com dinâmicas sobre o tema. A partir das informações obtidas na dinâmica os participantes eram convidados a responder questões sobre saúde, os conteúdos foram registrados nas tarjetas e anexados ao mural formando uma construção coletiva. Logo depois, um painel expositivo e ilustrado ratificava ou retificava as informações dos participantes promovendo oportunidade para discutir as abordagens variadas concernentes a sua saúde. Assim, o exemplo de uma pessoa incentivava outra; a experiência de uma despertava outra a mudanças, sem contudo ser sugerida pela equipe, mas pela consciência de que o colega foi bem sucedido em seu cuidado com a saúde. Ao finalizar, cada profissional se colocava a disposição para dirimir dúvidas dos participantes.

RESULTADOS

Percebe-se que houve um despertamento da equipe de saúde local para a importância de momentos educativos que permita a participação da pessoa idosa nas questões sobre melhor plano de cuidado para sua saúde. A instituição atentou para necessidade de dispor informações e direcionamentos para pessoa idosa conseguir transitar no serviço e acessar o cuidado desejado. Há um desejo de mais ações educativas que trabalhe o entendimento das condições de saúde visando maior responsabilidade na autogestão da saúde por essa população .

Ficha técnica


Município: 
João Pessoa

Instituição Responsável: 
Hospital Universitário Lauro Wanderley


Parceiros: 
Mestrado Profissional em Gerontologia/UFPB

Coordenação da experiência: 
Terezinha Nunes da Silva

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
83998345715



Categoria da Experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br