2017
-
Sul
A interdisciplinariedade na organização dos grupos de idosos de Benedito Novo

INTRODUÇÃO

O trabalho se propõe a descrever as ações desenvolvidas com os grupos de idosos no município, visando a organização dos idosos um facilitador no processo de envelhecimento, bem como nortear as novas estratégias que envolvem a participação nas atividades socioeducativas e de recreação, para construção de novos projetos de vida.

OBJETIVOS

Ao analisar o contexto, percebe-se que 15% da população de Benedito Novo é composta por idosos, cabendo analisar a estrutura do município para receber e atender essa parcela da população.

O município possui dez grupos, totalizando mais de 450 idosos regularmente cadastrados, o que nos permite afirmar que 30 % da população idosa do município está vinculada a um grupo de idosos, que realizam um encontro mensal no seu grupo, além de participarem de outros eventos.

Essa análise parte da ideia de integralidade, visualizando o sujeito num todo, aceitando a setorialização como parte fundamental da ação, pois a interdisciplinaridade entre as políticas (Saúde e Assistência Social) vem apresentando ações efetivas e pontuais.

Esse trabalho com os idosos desenvolve novas estratégias e busca direcionar para novos projetos de vida, não mais como unicamente responsáveis dos lares e família, ou mesmo no mercado de trabalho, mas sim responsáveis por sua automanutenção de qualidade de vida e saúde como situações dissociáveis.

PÚBLICO-ALVO

Para fazer parte dos grupos a pessoa precisa ter 60 anos ou mais, conforme Artigo 10 Regimento Interno dos Grupos de Idosos (2015) além de estar devidamente cadastrada.  Preferencialmente estar inserido na comunidade sede do grupo.

DIVULGAÇÃO

Regimento Interno dos Grupos de Idosos 2015. III  Seminário Estadual  de Envelhecimento Ativo (2017).

ATIVIDADES

Os idosos se encontram mensalmente em suas comunidades, com a presença de um profissional da Secretaria, onde realizam atividades sócio culturais e recreativas, incluindo a preservação dos costumes.  Cada grupo realiza atividades extras como visitas de campo, visitas a outros grupos e passeios de recreação.  Sendo que a agenda de cada grupo está sob responsabilidade de seu coordenador.

EQUIPE

01 Assistente Social (30 horas)

01 Educadora Social (35 horas)

01 Coordenadora Municipal de Idosos (35 horas)

02 estagiárias de Serviço Social

EQUIPAMENTOS

Os recursos são próprios do Município.

Disponibilização de Carro  (manutenção e combustível).

Material Administrativo   (papel, impressão, materiais para  divulgação).

RECURSOS FINANCEIROS

R$:  28.180,96. Anual. (Sem a cedência de profissionais).

RESULTADOS

Percebemos que a participação dos idosos nos grupos auxilia na questão psicossocial, pois os mesmos participam de várias atividades para motivar e incentivar as capacidades físicas e intelectuais dos idosos. E essa socialização com outros idosos, associada à orientação de profissionais, diminui os reflexos negativos da idade, potencializando novas atividades no projeto de vida, onde eles possam se sentir inseridos e responsáveis. 

Outra estratégia que têm dado resultados positivos é o encontro que as profissionais responsáveis (Assistente Social, Educadora Social e a Coordenadora Municipal) realizam, através de reuniões mensais com os dirigentes dos grupos, centralizam as informações de forma igualitária entre todos os grupos, bem como resolvem situações pontuais e orientam as situações de risco já elencadas.

Por fim, identificamos que, nesta ação, ocorrem trabalhos interdisciplinares, trabalho itinerante, onde os profissionais se deslocam até as comunidades onde os eventos são realizados, geralmente realizados em espaços comunitários.

A vivência desses idosos inseridos nos grupos pode não corresponder à realidade de toda a população de terceira idade, mas demonstra que esta fase da vida pode ser marcada por alegrias e satisfações. A grande importância dos grupos é justamente possibilitar às pessoas idosas continuarem tendo objetivos, crescerem pela troca de experiências e pela continuidade de um projeto de vida.

Esse projeto nos possibilitou a apresentação em 2 artigos científicos Maiêutica - UNIASSELVI Aguardando publicação e experiências exitosas na Saúde do idoso de SC também aguardando a publicação.  Selecionada entre as 8 experiências de qualidade do Estado de SC apresentadas na III Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo.

Cada grupo possui uma equipe de dirigentes eleitos, com cargos e atribuições específicas, sendo estes ocupados por idosos regularmente inseridos nos grupos.

O Conselho Municipal do Idoso também é representado por um Idoso. 

Ficha técnica


Município: 
BENEDITO NOVO

Instituição Responsável: 
PREFEITURA MUNICIPAL DE BENEDITO NOVO


Parceiros: 
Conselho Municipal dos Idosos

Coordenação da experiência: 
JOELMA CRISTA SANDRI BONETTI

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
47 3385 1199



Categoria da Experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br