2017
-
Nordeste
Fortalecimento da Interação Social e de Práticas Culturais locais como Estratégia de Promoção da Saúde em Grupos de Idosos da Academia da Saúde em Palmeira dos Índios - AL

INTRODUÇÃO

A experiência foi iniciada a partir da implantação da similaridade do Programa Academia da Saúde no município, onde foram iniciados, em 2013, grupos de atividade física e orientação nutricional destinados a atender usuários de duas grandes regiões da cidade. Nesses grupos, cuja participação dos usuários é livre de restrição, exigindo-se apenas que os participantes passem por avaliação médica prévia para atestar as condições mínimas necessárias para a realização de atividades físicas.

Mesmo sem restrições de qualquer natureza, os grupos começaram a receber predominantemente idosos, em sua maioria já afetados por doenças crônicas, como hipertensão e/ou diabetes. Percebeu-se diante desse público que as intervenções “tradicionais” concernentes a prescrição de cuidados e orientações sobre alimentação saudável, uso de medicamentos e outros hábitos considerados saudáveis não estavam surtindo o efeito desejado, qual seja a adoção de comportamentos saudáveis e melhoria da qualidade de vida.

Diante disso, buscou-se aperfeiçoar as estratégias para trabalhar com o público, visando maior adesão dos participantes e, consequentemente, melhores resultados. Assim, as atividades passaram a ser diversificadas para promover uma maior vinculação entre os usuários e destes com os profissionais, bem como proporcionando atividades com temáticas demandadas pelos idosos. A partir disso, ficou evidente o interesse deles por atividades diferenciadas que remetem a cultura local, como comemoração carnavalesca, festividades juninas e outras comemorações/atividades sempre com o foco no resgate de tradições locais, presentes da memória dos participantes.

OBJETIVOS

Garantir maior adesão e permanência dos usuários nas atividades, bem como a mudança de comportamentos considerados inadequados e prejudiciais à saúde e a adoção de hábitos que contribuíssem para uma melhor qualidade de vida.

PÚBLICO-ALVO

Os idosos participantes são, em sua maioria, do sexo feminino, diabéticos e/ou hipertensos, aposentados, moram na zona urbana do município, são de baixa renda.

DIVULGAÇÃO

Através das unidades de saúde, agentes comunitários de saúde, equipes do NASF e em campanhas pontuais.

ATIVIDADES

São realizadas, nos dois grupos, além de atividades físicas e orientações nutricionais, atividades diversas, a partir das demandas dos participantes, com a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos usuários, promovendo saúde.

As atividades são permanentes, ocorrem duas vezes por semana, às terças e quintas nos horários da manhã e tarde. São previamente planejadas de acordo com o perfil das necessidades do grupo. Dessa forma, dentre as atividades desenvolvidas podem ser citadas: alongamento, dança, treino de equilíbrio e agilidade, exercícios de fortalecimento, coordenação motora e respiratório; dinâmicas, gincanas, palestras, rodas de conversa, piqueniques, caminhadas orientadas, dentre outras.

 Para um trabalho mais efetivo e que garanta a frequência regular nos grupos, busca-se sempre aperfeiçoar o trabalho a partir da realização de atividades diferenciadas, tais como a comemoração de datas festivas, passeios, momentos de lazer e interação entre profissionais e usuários.

Além das atividades supracitadas, também são realizadas mensalmente avaliações de saúde, através da verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar e avaliação antropométrica, para que se tenha uma referência da condição de saúde de cada participante, bem como possa ser avaliado se os objetivos do programa estão sendo alcançados, podendo-se destacar o estímulo de hábitos saudáveis e a promoção de melhor qualidade de vida dos usuários.

EQUIPE

01 educadora física

01 fisioterapeuta

01 psicólogo

01 pedagoga que gerenciam o programa, dando suporte no planejamento e monitoramento das ações, assim como participando pontualmente de algumas atividades;

01 nutricionista que dá apoio pontual relativo a orientações nutricionais; uma enfermeira que auxilia nas avaliações de saúde;

01 técnica de enfermagem que ajuda nas avaliações mensais de saúde e em outras atividades pontuais, como campanhas.

EQUIPAMENTOS

01 Som do tipo mini system, 01 caixa de som, 01 impressora, 01 microcomputador, 01 notebook, panfletos, cartazes, 01 data show. Recursos oriundos do Programa Academia da Saúde.

RESULTADOS

Observou-se um aumento do número de pessoas idosas buscando por atividades físicas. Dada o considerável número de idosos (cerca de 120) participando regularmente dos grupos, o trabalho ganhou visibilidade e a equipe, juntamente com os usuários, passaram a ser convidados a participar de atividades em outros grupos e em alguns eventos no município.

Esse destaque serviu para mostrar a importância do trabalho direcionado aos idosos e a necessidade de ampliação para atender usuários em outras localidades.

Foi possível também notar o impacto positivo nos participantes, através da evolução física, disposição, melhora da condição de saúde, dentre outros aspectos detectados através de relatos dos próprios idosos, dos profissionais e por meio de avaliações periódicas.

Ficha técnica


Município: 
Palmeira dos Índios

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde (Núcleo de Promoção da Saúde – NUPS)


Parceiros: 
NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, Associação Comunitária de Bairro

Coordenação da experiência: 
Everson dos Santos Melo

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(082) 3421-5299



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br