2017
-
Sudeste
Fisioterapia Pélvica atuando na incontinência urinária e fecal no idoso.

INTRODUÇÃO

O setor de Oncologia, através do atendimento da especialidade em urologia, observou a necessidade do atendimento de fisioterapia uroginecologica  para   continuação no tratamento aos pacientes idosos com queixa de perda de urina aos esforços, incontinência  fecal, bexiga hiperativa, a maior preocupação da equipe é a Noctúria, porque o paciente levanta durante a madrugada para urinar e durante esses episódios , podendo sofrer quedas, e de acordo com pesquisas idosos após queda, leva a imobilidade e a óbito.

OBJETIVOS

Com o atendimento os nossos pacientes idosos, observamos a diminuição das idas ao banheiro durante a madrugada, com orientações comportamental, exercícios perineais e neuromodulação tibial e parasacral.

PÚBLICO-ALVO

Faixa etária de 60 a 89 anos, feminino, sendo todas independentes, deambula sem auxilio, todas portadoras de HAS, e 20% DM.

DIVULGAÇÃO

Através de palestras nos setores de maior incidência de idosos, recebemos pacientes encaminhados pelos médicos do setor de ginecologia e urologia do Município.  

ATIVIDADES

Todo paciente é agendado por dois turnos manhã e tarde, ao chegar, quando é a primeira vez, vai até a recepção e realiza o prontuário, antes de iniciar o atendimento, a fisioterapeuta, faz uma palestra explicando o que é a fisioterapia e para que serve, conversa com todas e ficam aguardando o atendimento. O atendimento é individual, realiza anamnese, o prontuário tem duas folhas de perguntas para uma boa avaliação, após é realizado avaliação perineal, para medir, força, resistência e sensibilidade do paciente, verifica-se se prolapso genital ou anal, no primeiro atendimento após avaliação inicia-se os exercícios e o idoso leva para casa o diário miccional, e orientações domiciliares..

EQUIPE

01 Coordenador do setor de Oncologia - Médico Mastologista

01 Fisioterapeuta especialista em uroginecologia

04 Enfermeira por escala

02 Médicos especialista em Ginecologia

02 Médicos especialista em Uroginecologia

02 Técnicas de enfermagem

03 Administrativos

EQUIPAMENTOS

Médicos (Receituários, maca ginecológica, Cremes Vaginais e medicamentos ginecológicos, luvas, lençol descartáveis)

Enfermagem (maca ginecológica material para coleta de preventivo, especulo, espatula de madeira, algodão, vaselina, álcool, luvas descartáveis, lençol descartáveis...)

Fisioterapia Pélvica (camisinha sem lubrificante, eletroterapia (TENS), luvas descartáveis, aparelho de biofeedeck, educador vaginal, vaselina, papel toalha, gel condutor, receituário, bola grande 75cm, bola pequena de látex, maca comum,)

Técnicas de enfermagem (aparelho de pressão)

Administrativo -(prontuario, caneta, computador)

RECURSOS FINANCEIROS

O material que é utilizado no atendimento é da Secretaria de Saúde.

RESULTADOS

Nossa maior satisfação é o idoso relatar que não está perdendo urina quando tosse, porque sabe contrair devidamente para impedir a passagem de urina, e outro relato é estar dormindo melhor sem a necessidade de levantar a noite toda para urinar. Isso prevenimos também a queda durante a saída da cama.

Idosa sexualmente ativas, queixavam-se de dor na relação e ressecamento, com os exercícios e lubrificando com óleo de coco, estão satisfeitas com essa ajuda.

Realizam exercícios domiciliares e que ajuda na melhora de suas queixas.

Ficha técnica


Município: 
São João de Meriti

Instituição Responsável: 
Secretaria de Saúde da Cidade de São João de Meriti


Parceiros: 
Setor de Oncologia

Coordenação da experiência: 
Atenção Básica do Município


Telefone institucional: 
2127511810



Categoria da Experiência: 
Reabilitação da pessoa idosa

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br