2017
-
Sul
Alongando com Saúde

INTRODUÇÃO

A implementação do Projeto Alongando com Saúde, se deu pela inexistência de um trabalho voltado a prevenção de doenças e promoção da saúde dos idosos, através da prática de atividades físicas no município de Alvorada. Notou-se a necessidade de oportunizar ao idoso momento de cuidado com o corpo buscando uma melhora nos movimentos do dia-a-dia, através de atividades em grupo, contribuindo para um maior convívio social. Esse Projeto veio democratizar o exercício físico ao idoso, já que, promover essas práticas significa promover saúde.

OBJETIVOS

Tornar acessível aos idosos a prática de atividade física, reduzindo a incidência de doenças como hipertensão, diabetes, problemas no coração e respiração, problemas relacionados a coluna vertebral, artroses, entre outros. Promover a socialização do idoso equilibrando corpo e mente em ambiente tranquilo e aconchegante.

PÚBLICO-ALVO

Idosos, independente do problema de saúde associado, desde que autorizado pelo médico.

DIVULGAÇÃO

Distribuiu-se cartazes pelo Posto de Saúde Central da cidade. Os profissionais que atendem o público também encaminham os idosos para participarem do Projeto.

ATIVIDADES

As aulas de alongamento acontecem semanalmente e tem uma hora de duração. É utilizado o auditório do Posto de Saúde Central da cidade, conhecido como PAM8 e a quadra de um Ginásio Municipal, o Djalma Neves. São realizados exercícios de alongamento de grandes e pequenos grupos musculares e articulações, e técnicas de relaxamento. Ocasionalmente são realizados passeios, festas e roda de conversa com algum profissional convidado buscando uma integração entre as turmas.

EQUIPE

01 – Educadora física (coordena, planeja, organiza e ministra as aulas).

01 - Estagiária de Educação Física que auxilia os alunos de maneira individual, e a professora com alguma questão relacionada às turmas.

EQUIPAMENTOS

No Posto de Saúde, utiliza-se 30 colchonetes para os exercícios no solo, adquiridos pela Secretaria de Saúde.  Um aparelho de som e um tablet para reprodução das músicas, adquiridos pela coordenadora.

Já no Ginásio Municipal utiliza-se 21 tatames e um rádio adquiridos pela Secretaria da Educação, que é quem administra esse local.

Materiais de uso comum como folhas de ofício para registro de frequência, fichas de anamnese e inscrição, computador e impressora das próprias Secretarias para reprodução de material gráfico.

RESULTADOS

A quantidade de interessados é crescente e o número de desistências é muito pequeno. Os participantes começaram a perceber e relatar melhoras no seu dia-a-dia, na redução de dores, na melhora na mobilidade e amplitude nos movimentos, controle dos níveis de diabetes, colesterol e pressão arterial.

Ficha técnica


Município: 
Alvorada

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal da Saúde



Coordenação da experiência: 
Rita Fernanda da Silva Ramos

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(51)34118042



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br