Ano: 
2018
Categoria: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
Macaé
Instituição Responsável: 
Prefeitua Municipal de Macaé
Coordenação da experiência: 
Aracely Gomes Pessanha
Telefone institucional: 
(22) 2759-9504
Email da coordenação: 
aracely.pessanha@gmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Através de um grupo chamado Conversa Afiada, realizado em sala de espera, convidamos uma nutricionista para falar sobre alimentação saudável.Neste grupo participavam farmacêuticos,psicólogos, enfermeiros e demais profissionais da rede de saúde de Macaé que abordavam um tema.A nutricionista era sempre solicitada pelo grupo para voltar.Num dia uma idosa sugeriu que fizéssemos no Programa alguma preparação, porém não tínhamos equipamentos (fogão e forno) e cada encontro que eram as quintas os idosos perguntavam pela possibilidade de fazermos preparações lá no espaço existente.E um idoso ofereceu trazer um fogão.Buscamos com especialistas a possibilidade de colocar um fogão a gás e não nos foi permitido.Então os idosos ofereceram dinheiro para comprarmos, cada um foi oferecendo o que podia, fiz uma pesquisa de preços , compramos e realizamos nosso sonho! O que motivou a realização desta atividade foi o interesse dos idosos em realizar preparações saudáveis.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Estimular uma alimentação saudável Resgatar a memória alimentar Promover a socialização entre os idosos Prestar orientação quanto a escolha do alimento, a preparação e higienização. Refletir criticamente quanto às propagandas de alimentos existentes.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
1- Promover uma alimentação mais saudável para os idosos
Resgatar a memória alimentar de 100% dos idosos
Estimular o convívio e a socialização de 100%dos idosos participantes
Refletir criticamente com 100% dos idosos, acerca das propagandas de alimentos existentes
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Perfil: A maioria são do sexo feminino, de 70 a 80 anos , independentes, com doenças crônicas como HAS, Diabetes e declínio cognitivo Leve...
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através de cartazes no próprio programa, no site da prefeitura de Macaé e para os profissionais da equipe.
Onde foi desenvolvida?: 
No Programa de Atenção Integral a Saúde do Idoso.Em Macaé.A atividade é para os idosos que frequentam o Programa.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Temos um livro de inscrição com 12 vagas.As inscrições ficam abertas após cada oficina com a cardápio proposto.Inscrevem -se quem desejar até encerrar as vagas.Orientamos para que o publico reveze a participação.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
12
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
132 por ano São 12 idosos por Oficina Ocorre uma Oficina por mês. 11 Oficinas por ano (um mês tiramos férias)
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
132
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Os idosos deixam de participar quando as preparações não são da sua afinidade, por terem algum outro compromisso médico ou por falta de vaga.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
As oficinas acontecem toda ultima quinta feira de cada mês, de 9h ás 11:30.A nutricionista encaminha por e- mail na primeira quinzena do mês as preparações e os ingredientes necessários.Temos um livro de inscrição com nome e telefone, então fazemos contato com cada um, um dia antes da Oficina para confirmar a presença e solicitar que escolham um ingrediente para trazer. Iniciamos a oficina com a higiene das mãos, distribuição das toucas e colocação dos aventais. Distribuímos impresso as receitas do dia e por grupo fazem as receitas.A nutricionista, assistente social e fonoaudióloga vão orientando. São prestadas várias orientações sobre o açúcar, o leite de caixa,uso de outras farinhas, o tipo de sal e a influencia da mídia para o consumo de produtos industrializados...Buscamos estimular os idosos a relatarem as memórias alimentares, como eram feitas as refeições ,como eram servidas (na mesa comumente).Após todas as preparações prontas , montamos uma mesa bem decorada, com flores e experimentamos cada preparação.Sempre registramos com fotos e a durante a oficina os idosos comentam animados que farão as preparações em casa para a família. Destacamos em nossa oficina a importância do afeto ao preparar a refeição, da importância de arrumar a mesa,sentar-se a mesa e preservar este encontro de interação.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
As dificuldades são a ausência de recursos financeiros para adquirir insumos, pois quando um idoso falta a equipe tem que comprar na hora com nosso recurso, pois alguns ingredientes são essenciais.A ausência de espaço físico maior e mais confortável,um forno e fogão industriais, uma bancada...Enfim recursos materiais.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Com esta experiência constatamos que os idosos adquirem conhecimento quanto ao consumo de alimentos saudáveis , prevenindo doenças.Identificamos um resgate importante da memória alimentar, recordando as preparações feitas pela mãe, avó...Da lembrança de sentar-se a mesa em família , prática pouco vivenciada atualmente com os netos que estão sempre ligados no celular. Maior interação social e rompimento com a condição de isolamento social. O programa do idoso enriqueceu seu “fazer”, modo de conduzir a prática destacando a alimentação como fator importante para melhoria da qualidade de vida.As reflexões críticas acerca das propagandas de alimento alertaram os idosos quanto ao consumo consciente.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Promoção de hábitos alimentares saudáveis e aquisição de novas experiências culinárias
Estimulação da memória alimentar, respeitando a cultura existente.
Ampliação do convívio social entre os idosos
Discussão e reflexão crítica acerca das propagandas de alimentos
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Beneficiamos 12 idosos por Oficina, 132 por ano. Numa proporção de 90% do sexo femino. Conforme relato dos participantes , 90% refazem as receitas em casa com a família. 100% dos participantes relatam estarem atentos as propagandas e a evitarem o consumo de produtos industrializados 90% dos idosos referem-se a mudança nos hábitos alimentares, evitando temperos prontos, sucos de caixa , excesso de açúcar e outros. 90% dos idosos participantes foram criados na zona rural, cozinharam com fogão a lenha , tem temperos cultivados em sua própria casa.Trocamos estas experiências e valorizamos esta vivencia.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
A cada mês reavaliamos a Oficina, os custos, as dificuldades para preparação.
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Promoção da saúde do idoso, através de adoção de hábitos alimentares saudáveis. Maior socialização , vínculos de amizade, afetos... Senso critico quanto as propagandas de alimentos produzidas pela mídia. Estimulo a memória alimentar e a comunicação com as experiências vividas. Trabalho em equipe multidisciplinar A participação masculina na Oficina Perceber que mesmo com algumas limitações os idosos se desafiam a aprender e sentem-se valorizados com o resultado. A matéria da Oficina Culinária no site da Prefeitura foi vista pela equipe do Jornal O DIA que se interessou e publicou no Jornal, os idosos ficaram muito felizes.
Quais as limitações da experiência?: 
Espaço físico inadequado Equipamentos de cozinha, como forno e fogão, ineficientes para um trabalho de qualidade.
2018
-
Sudeste
OFICINA CULINÁRIA PARA IDOSOS

TÍTULO COMPLETO: Oficina culinária para idosos

INTRODUÇÃO

Através de um grupo chamado Conversa Afiada, realizado em sala de espera, convidamos uma nutricionista para falar sobre alimentação saudável. Neste grupo participavam farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros e demais profissionais da rede de saúde de Macaé que abordavam um tema. A nutricionista era sempre solicitada pelo grupo para voltar. Num dia uma idosa sugeriu que fizéssemos no Programa alguma preparação, porém não tínhamos equipamentos (fogão e forno) e cada encontro que eram as quintas os idosos perguntavam pela possibilidade de fazermos preparações lá no espaço existente. E um idoso ofereceu trazer um fogão. Buscamos com especialistas a possibilidade de colocar um fogão a gás e não nos foi permitido. Então os idosos ofereceram dinheiro para comprarmos, cada um foi oferecendo o que podia, fiz uma pesquisa de preços, compramos e realizamos nosso sonho! O que motivou a realização desta atividade foi o interesse dos idosos em realizar preparações saudáveis.

OBJETIVOS

  • Estimular uma alimentação saudável;
  • Resgatar a memória alimentar;
  • Promover a socialização entre os idosos;
  • Prestar orientação quanto a escolha do alimento, a preparação e higienização;
  • Refletir criticamente quanto às propagandas de alimentos existentes.

METAS

  • Promover uma alimentação mais saudável para os idosos;
  • Resgatar a memória alimentar de 100% dos idosos;
  • Estimular o convívio e a socialização de 100%dos idosos participantes;
  • Refletir criticamente com 100% dos idosos, acerca das propagandas de alimentos existentes.

PÚBLICO-ALVO

A maioria são do sexo feminino, de 70 a 80 anos, independentes, com doenças crônicas como HAS, Diabetes e declínio cognitivo leve.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

12

DIVULGAÇÃO

Através de cartazes no próprio programa, no site da prefeitura de Macaé e para os profissionais da equipe.

ATIVIDADES

As oficinas acontecem toda última quinta feira de cada mês, de 9h ás 11:30. A nutricionista encaminha por e- mail na primeira quinzena do mês as preparações e os ingredientes necessários. Temos um livro de inscrição com nome e telefone, então fazemos contato com cada um, um dia antes da Oficina para confirmar a presença e solicitar que escolham um ingrediente para trazer. Iniciamos a oficina com a higiene das mãos, distribuição das toucas e colocação dos aventais. Distribuímos impresso as receitas do dia e por grupo fazem as receitas. A nutricionista, assistente social e fonoaudióloga vão orientando. São prestadas várias orientações sobre o açúcar, o leite de caixa, uso de outras farinhas, o tipo de sal e a influência da mídia para o consumo de produtos industrializados...Buscamos estimular os idosos a relatarem as memórias alimentares, como eram feitas as refeições, como eram servidas (na mesa comumente). Após todas as preparações prontas, montamos uma mesa bem decorada, com flores e experimentamos cada preparação. Sempre registramos com fotos e a durante a oficina os idosos comentam animados que farão as preparações em casa para a família. Destacamos em nossa oficina a importância do afeto ao preparar a refeição, da importância de arrumar a mesa, sentar-se à mesa e preservar este encontro de interação.

EQUIPE

01 Assistente social

01 Fonoaudióloga

01 Nutricionista

01 Estagiária de Serviço Social da UFF

02 Estagiárias de Nutrição

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • Um forno elétrico;
  • Um fogão elétrico;
  • 15 aventais;
  • Toucas descartáveis;
  • Álcool gel;
  • Duas panelas;
  • Talheres;
  • Duas Bacias;
  • Três tabuleiros;
  • Insumos conforme o cardápio da Oficina.

Cada idoso participante traz um ingrediente. Todos os recursos foram doações de idosos e da equipe.

RESULTADOS

Promoção de hábitos alimentares saudáveis e aquisição de novas experiências culinárias. Estimulação da memória alimentar, respeitando a cultura existente. Ampliação do convívio social entre os idosos. Discussão e reflexão crítica acerca das propagandas de alimentos

           

Introdução
Através de um grupo chamado Conversa Afiada, realizado em sala de espera, convidamos uma nutricionista para falar sobre alimentação saudável.Neste grupo participavam farmacêuticos,psicólogos, enfermeiros e demais profissionais da rede de saúde de Macaé que abordavam um tema.A nutricionista era sempre solicitada pelo grupo para voltar.Num dia uma idosa sugeriu que fizéssemos no Programa alguma preparação, porém não tínhamos equipamentos (fogão e forno) e cada encontro que eram as quintas os idosos perguntavam pela possibilidade de fazermos preparações lá no espaço existente.E um idoso ofereceu trazer um fogão.Buscamos com especialistas a possibilidade de colocar um fogão a gás e não nos foi permitido.Então os idosos ofereceram dinheiro para comprarmos, cada um foi oferecendo o que podia, fiz uma pesquisa de preços , compramos e realizamos nosso sonho! O que motivou a realização desta atividade foi o interesse dos idosos em realizar preparações saudáveis.
Objetivos
Estimular uma alimentação saudável Resgatar a memória alimentar Promover a socialização entre os idosos Prestar orientação quanto a escolha do alimento, a preparação e higienização. Refletir criticamente quanto às propagandas de alimentos existentes.
Metas
  1. 1- Promover uma alimentação mais saudável para os idosos
  2. Resgatar a memória alimentar de 100% dos idosos
  3. Estimular o convívio e a socialização de 100%dos idosos participantes
  4. Refletir criticamente com 100% dos idosos, acerca das propagandas de alimentos existentes
Público alvo
Perfil: A maioria são do sexo feminino, de 70 a 80 anos , independentes, com doenças crônicas como HAS, Diabetes e declínio cognitivo Leve...
Divulgação
Através de cartazes no próprio programa, no site da prefeitura de Macaé e para os profissionais da equipe.
Número de participantes
132
Atividades
As oficinas acontecem toda ultima quinta feira de cada mês, de 9h ás 11:30.A nutricionista encaminha por e- mail na primeira quinzena do mês as preparações e os ingredientes necessários.Temos um livro de inscrição com nome e telefone, então fazemos contato com cada um, um dia antes da Oficina para confirmar a presença e solicitar que escolham um ingrediente para trazer. Iniciamos a oficina com a higiene das mãos, distribuição das toucas e colocação dos aventais. Distribuímos impresso as receitas do dia e por grupo fazem as receitas.A nutricionista, assistente social e fonoaudióloga vão orientando. São prestadas várias orientações sobre o açúcar, o leite de caixa,uso de outras farinhas, o tipo de sal e a influencia da mídia para o consumo de produtos industrializados...Buscamos estimular os idosos a relatarem as memórias alimentares, como eram feitas as refeições ,como eram servidas (na mesa comumente).Após todas as preparações prontas , montamos uma mesa bem decorada, com flores e experimentamos cada preparação.Sempre registramos com fotos e a durante a oficina os idosos comentam animados que farão as preparações em casa para a família. Destacamos em nossa oficina a importância do afeto ao preparar a refeição, da importância de arrumar a mesa,sentar-se a mesa e preservar este encontro de interação.
Resultados
Com esta experiência constatamos que os idosos adquirem conhecimento quanto ao consumo de alimentos saudáveis , prevenindo doenças.Identificamos um resgate importante da memória alimentar, recordando as preparações feitas pela mãe, avó...Da lembrança de sentar-se a mesa em família , prática pouco vivenciada atualmente com os netos que estão sempre ligados no celular. Maior interação social e rompimento com a condição de isolamento social. O programa do idoso enriqueceu seu “fazer”, modo de conduzir a prática destacando a alimentação como fator importante para melhoria da qualidade de vida.As reflexões críticas acerca das propagandas de alimento alertaram os idosos quanto ao consumo consciente.

Ficha técnica

Município:
Macaé
Instituição Responsável:
Prefeitua Municipal de Macaé
Coordenação da experiência:
Aracely Gomes Pessanha
Email da coordenação:
aracely.pessanha@gmail.com
Telefone institucional:
(22) 2759-9504
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br