Identificação da Experiência

PRESERVANDO A SAÚDE MENTAL DA PESSOA IDOSA EM TEMPOS DE COVID

Ano da experiência : 
2020
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
JARINU
Instituição Responsável: 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARINU
Parceiros: 
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO "VIDAMAISVIVA"
Coordenação da experiência: 
SIMONE GEREZ
Telefone institucional: 
(11) 9708-25611
Email da coordenação: 
ZUOLIVA@TERRA.COM.BR

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Eixo temático: 
Experiência relacionadas à pandemia de COVID-19
Categoria da experiência relacionada à Covid-19: 
Saúde Mental

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Os idosos do município tinham acesso a várias atividades presenciais que foram suspensas já no início da pandemia. O contato com esse público era mantido pela profissional que ministrava essas atividades e foi percebido um comprometimento importante na saúde mental e um declínio cognitivo importante nesses grupos causado pelo isolamento.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Esperava-se minimizar os impactos da pandemia. O medo era um queixa recorrente desse público e era preciso acolhe-los de alguma forma para preservar a saúde mental que estava ficando comprometida.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Socializar os grupos que mais foram impactados com a pandemia.
Resgatar e preservar habilidades cognitivas em desuso.
Promover novos conhecimentos.
Promover a inclusão digital para que tivessem, mesmo que remotamente, todas as atividades que tinham antes da pandemia.

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
Remotamente.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos que participavam de atividades presenciais, idosos com mobilidade comprometida e que não tinham acesso a algumas atividades, idosos que não participavam de nenhuma atividade presencial.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através das redes sociais para atingir os familiares e os próprios idosos e através de grupos de whatsapp.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Não houve seleção pois de modo virtual não foi necessário limitar o número de participantes.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
100
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
120
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
120
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Não houve desistência.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
O primeiro passo para que fosse possível a implantação desse projeto foi fazer uma inclusão digital com os idosos que não tinham habilidades com os eletrônicos. Inicialmente, através dos grupos de whatsapp foram dadas instruções para que baixassem aplicativos que possibilitassem as aulas virtuais. Isso feito foi elaborada uma apostila explicando o passo a passo das redes sociais e dos aplicativos que possibilitassem os encontros para as aulas. Após a inclusão de todos os idosos interessados em participar demos início as "Rodas de Conversa" virtuais que aconteciam semanalmente através da plataforma ZOOM. O objetivo dessas rodas era promover um espaço de escuta terapêutica e socialização. Em um momento em que os idosos estavam confinados e que o Sistema de Saúde Público e privado estava voltado a atender aos casos de COVID, esse público ficou sem atendimento para consultas eletivas e as dúvidas eram muitas e o medo era grande. Foram feitas Rodas de Conversa virtuais com profissionais da área da saúde que respondiam aos questionamentos dos idosos para tranquilizá-los e orientá-los. Trouxemos para essas rodas: psiquiatra, psicólogo, infectologista, dermatologista, nutricionista, fisioterapeuta, geriatra, educador físico, entre outros. Também eram oferecidas aulas virtuais de yoga, dança circular e dança senior. As aulas aconteciam semanalmente onde era possível visualizar os participantes e orientá-los. Para os idosos impossibilitados de fazer as aulas ao vivo eram oferecidas as gravações dessas aulas. As atividades de estimulação cognitiva (Oficina de Memória) tiveram continuidade de maneira remota também. Os exercícios eram enviados via e-mail ou whatsapp, devolvidos para o facilitador da mesma forma e depois de corrigidos era dada devolutiva e comentados os erros caso necessário. Foi formado também um grupo de teatro onde cada participante ensaiou um monólogo e foram compilados todos os videos para publicação da peça.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
A única dificuldade encontrada foi fazer com que houvesse o engajamento na oficina de inclusão digital, pois uma parte desses idosos era refratária a coisas novas, principalmente em se tratando de tecnologia.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Recuperação e preservação da saúde mental desses idosos que estavam abalados pela pandemia e deprimidos por causa do isolamento e do medo exacerbado. Através da socialização, mesmo que virtual, da oferta de atividades, da oferta de um espaço de escuta e de trazer a possibilidade de consultas coletivas com profissionais da saúde foi possível preservar e reabilitar as habilidades cognitivas.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
A socialização aconteceu com 100% de adesão e aproveitamento.
As habilidades cognitivas comprometidas foram reabilitadas e outras preservadas através da Oficina de Estimulação Cognitiva com ênfase em memória.
Os idosos adquiriram habilidades que não sabiam que seriam capazes e a cultura adquirida através das atividades impactou na auto estima.
Voltaram a se reunir em grupos e fazer as mesmas atividades que faziam antes mesmo que remotamente e tiveram a oportunidade de ter contato com profissionais da saúde que às vezes, mesmo em consultas presenciais, seria difícil.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Os resultados pretendidos foram alcançados em 100% Recuperação e preservação da saúde mental desses idosos que estavam abalados pela pandemia e estavam deprimidos por causa do isolamento e do medo. Através da socialização, da oferta de atividades, da oferta de um espaço de escuta e de trazer a possibilidade de consultas coletivas com profissionais da saúde foi possível preservar e reabilitar as habilidades cognitivas.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Não
Com que frequência se reúne?: 
3 vezes por semana
Quais os pontos positivos da experiência?: 
A constatação de que com criatividade é possível beneficiar esse público e minimizar os custos do Sistema de Saúde preservando a saúde mental.
Quais as limitações da experiência?: 
Encontramos algumas dificuldades apenas no início para convencer uma parte desses idosos que era refratária a tecnologia.
2020
-
Sudeste
PRESERVANDO A SAÚDE MENTAL DA PESSOA IDOSA EM TEMPOS DE COVID
Introdução
Os idosos do município tinham acesso a várias atividades presenciais que foram suspensas já no início da pandemia. O contato com esse público era mantido pela profissional que ministrava essas atividades e foi percebido um comprometimento importante na saúde mental e um declínio cognitivo importante nesses grupos causado pelo isolamento.
Objetivos
Esperava-se minimizar os impactos da pandemia. O medo era um queixa recorrente desse público e era preciso acolhe-los de alguma forma para preservar a saúde mental que estava ficando comprometida.
Metas
  1. Socializar os grupos que mais foram impactados com a pandemia.
  2. Resgatar e preservar habilidades cognitivas em desuso.
  3. Promover novos conhecimentos.
  4. Promover a inclusão digital para que tivessem, mesmo que remotamente, todas as atividades que tinham antes da pandemia.
Público alvo
Idosos que participavam de atividades presenciais, idosos com mobilidade comprometida e que não tinham acesso a algumas atividades, idosos que não participavam de nenhuma atividade presencial.
Divulgação
Através das redes sociais para atingir os familiares e os próprios idosos e através de grupos de whatsapp.
Número de participantes
120
Atividades
O primeiro passo para que fosse possível a implantação desse projeto foi fazer uma inclusão digital com os idosos que não tinham habilidades com os eletrônicos. Inicialmente, através dos grupos de whatsapp foram dadas instruções para que baixassem aplicativos que possibilitassem as aulas virtuais. Isso feito foi elaborada uma apostila explicando o passo a passo das redes sociais e dos aplicativos que possibilitassem os encontros para as aulas. Após a inclusão de todos os idosos interessados em participar demos início as "Rodas de Conversa" virtuais que aconteciam semanalmente através da plataforma ZOOM. O objetivo dessas rodas era promover um espaço de escuta terapêutica e socialização. Em um momento em que os idosos estavam confinados e que o Sistema de Saúde Público e privado estava voltado a atender aos casos de COVID, esse público ficou sem atendimento para consultas eletivas e as dúvidas eram muitas e o medo era grande. Foram feitas Rodas de Conversa virtuais com profissionais da área da saúde que respondiam aos questionamentos dos idosos para tranquilizá-los e orientá-los. Trouxemos para essas rodas: psiquiatra, psicólogo, infectologista, dermatologista, nutricionista, fisioterapeuta, geriatra, educador físico, entre outros. Também eram oferecidas aulas virtuais de yoga, dança circular e dança senior. As aulas aconteciam semanalmente onde era possível visualizar os participantes e orientá-los. Para os idosos impossibilitados de fazer as aulas ao vivo eram oferecidas as gravações dessas aulas. As atividades de estimulação cognitiva (Oficina de Memória) tiveram continuidade de maneira remota também. Os exercícios eram enviados via e-mail ou whatsapp, devolvidos para o facilitador da mesma forma e depois de corrigidos era dada devolutiva e comentados os erros caso necessário. Foi formado também um grupo de teatro onde cada participante ensaiou um monólogo e foram compilados todos os videos para publicação da peça.
Resultados
Recuperação e preservação da saúde mental desses idosos que estavam abalados pela pandemia e deprimidos por causa do isolamento e do medo exacerbado. Através da socialização, mesmo que virtual, da oferta de atividades, da oferta de um espaço de escuta e de trazer a possibilidade de consultas coletivas com profissionais da saúde foi possível preservar e reabilitar as habilidades cognitivas.

Ficha técnica

Município:
JARINU
Instituição Responsável:
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARINU
Coordenação da experiência:
SIMONE GEREZ
Email da coordenação:
ZUOLIVA@TERRA.COM.BR
Telefone institucional:
(11) 9708-25611
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Saúde Mental
Parceiros:
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO "VIDAMAISVIVA"
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br