2017
-
Sul
Centro de Saúde do Idoso (CSI) de Cachoeirinha/RS

INTRODUÇÃO

Diante do elevado número de idosos que procuram atendimento no município de Cachoeirinha/RS e no intuito de ampliar o atendimento ambulatorial individual em geriatria e propor novas práticas de cuidado, foi inaugurado em junho de 2017 o Centro de Saúde do Idoso (CSI), que oferece serviço especializado  para a população de 60 anos ou mais. Sua conformação deu-se a partir da transferência de um ambulatório de geriatria para uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O Centro recebe idosos saudáveis e em situação de vulnerabilidade que tenham sido referenciados pela rede de saúde do Município ou por livre demanda. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional realizado no próprio Centro e no domicílio. Com o objetivo adequar e aprimorar práticas voltadas a promoção e prevenção de agravos a saúde da população idosa, são oferecidas capacitações de aperfeiçoamento na área do envelhecimento para a equipe envolvida.

OBJETIVOS

  • Melhorar as condições de saúde dos Idosos através de ações de promoção
  • Melhorar a prevenção de agravos comuns na população idosa
  • Oferecer atendimento integral à saúde do idoso
  • Ampliar a adesão a tratamentos pelos idosos
  • Melhorar o acesso a atendimento especializado ao idoso

PÚBLICO-ALVO

Pessoas idosas saudáveis, idosos em situação de vulnerabilidade, idosos frágeis e idosos acamados que necessitam tratamento com equipe de profissionais no próprio domicílio.

DIVULGAÇÃO

A divulgação do Centro se deu a partir de campanhas, páginas online, como a do município e redes sociais.

ATIVIDADES

O ambulatório de geriatria de Cachoeirinha, que era localizado junto a outras especialidades, foi transferido para uma Unidade de Básica de Saúde (UBS). Após a transferência essa UBS que foi reformada, e passou por adaptações, tornando-se por fim em Centro de Saúde do Idoso.

EQUIPE

01 – Coordenadora (Administrativa)

01 – Coordenadora (Técnica)

02 - Administradores

04 – Médicos (2 Geriatras e 2 clínicos gerais)

02 – Enfermeiros

02 – Auxiliares de enfermagem

EQUIPAMENTOS

Estrutura da Unidade Básica de Saúde (4 consultórios, 1 sala de espera, 1 sala de recepção, 2 banheiros).

RECURSOS FINANCEIROS

Não especificado.

RESULTADOS

Após a inauguração do Centro de Saúde do Idoso foram atendidos 780 idosos. Foi observada a maior adesão aos tratamentos recomendados. O número de idosos em tratamento cresceu 10%. Também foi observada melhora no agendamento de consulta. Houve aumento de 90% no número de profissionais da equipe. Além disso, houve um acrescimo de %0% na participação dos idosos em grupos educativos.

 

Ficha técnica


Município: 
Cachoeirinha

Instituição Responsável: 
secretaria municipal de saúde



Coordenação da experiência: 
Caciana Pavi

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(051) 3469.2582



Categoria da Experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br