2015
-
Nordeste
Melhoria da adesão ao tratamento medicamentoso dos usuários hipertensos e/ ou diabéticos da USF de São Bento, Amélia Rodrigues/ BA

Em março de 2013, conclui o curso de Especialização em Saúde da Família/ Modalidade à distância da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Este curso possibilitou realizar uma intervenção na Unidade Saúde da Família (USF) de São Bento, onde atuei como enfermeira, e aprender os conteúdos respondendo às necessidades do serviço. Após a análise situacional da USF de São Bento quanto à atenção aos hipertensos e/ou diabéticos realizada durante as atividades do curso, identifiquei que um dos problemas enfrentados era a baixa adesão desses usuários ao tratamento medicamentoso.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) adotada, em 1994, como uma estratégia prioritária para a organização da Atenção Básica e estruturação do SUS, atua, mediante as ações da equipe multidisciplinar, na promoção da saúde, na prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, na manutenção da saúde e no estabelecimento de vínculos de compromisso e de corresponsabilidade. Portanto, a ESF configura-se como elemento-chave para o planejamento de saúde para a pessoa idosa, hipertensos e/ ou diabéticos (BRASIL, 2013, 2006).

Diante disso, planejei uma intervenção para melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso dos hipertensos e/ ou diabéticos acompanhados na USF, sendo que 53,5% eram idosos. A intervenção durou quatro meses e contou com o apoio dos membros da equipe de saúde da USF de São Bento. Foram realizados o monitoramento da atenção prestada aos usuários hipertensos e/ ou diabéticos da USF de São Bento pelos indicadores do Programa HIPERDIA e a avaliação da adesão ao tratamento medicamentoso, por meio do teste de Brief Medication Questionaire (BMQ).

Com o estudo observou-se que parte desses usuários apresentava algum bloqueio para a não adesão ao tratamento medicamentoso, seja pela baixa escolarização, impossibilidade de realizar as atividades da vida diárias, pela dificuldade em conseguir os medicamentos, por seus efeitos colaterais e, até mesmo, pela descrença em relação ao efeito terapêutico dos mesmos.

Após os quatro meses da intervenção, constatou-se que os objetivos inicialmente propostos, de avaliar a adesão e monitorar a atenção prestada aos usuários hipertensos e/ ou diabéticos da USF foram cumpridos e que provavelmente trouxeram melhoria da adesão ao tratamento medicamento.

Ficha técnica


Município: 
Amélia Rodrigues, BA

Instituição Responsável: 
Universidade Federal de Pelotas

Parceiros: 
Secretaria Municipal de Saúde de Amélia Rodrigues

Coordenador da experiência: 
Juliana Invenção Gomes

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(011) 98106-9557



Categoria da experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br