2013
-
Centro-Oeste
Melhor Qualidade de Vida para o Idoso

O Projeto Conviver visa a prevenção de doenças crônicas, como também o Mal Alzheimer através de suas atividades voltadas para cultura de hábitos saudáveis.Foram utilizados canais para alcançar que este grupo participassem das atividades oferecidas pela a Equipe Multidisciplinar.A partir dessa e outras ações, como a realização de encontros semanais foram conscientizados através de palestras dentro do Projeto Conviver como também a importância de uma melhor qualidade de vida ao longo do seu envelheciment, pois no município de Nova América temos 58 Idosos que vivem sozinho em seu domicílios.

O projeto visa promover à Saúde e  a prevenir  doenças cronicas, estimular a vida com qualidade ao longo do  envelhecimento, orientar sobre alimentação saudável  e promover a saúde e o bem estar. Como objetivos especificos destacam-se: atender as necessidades dos idosos previstos no Estatuto do Idoso, Instituir política voltadas à construção de uma cultura de hábitos saudáveis; articular de maneira transversal, políticas públicas que promovam a qualidade de vida do idoso; maior integração entre os profissionais da equipe multidisciplinar. É um projeto intersetorial que envolve articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social. As atividades propiciam aos  idosos, em seus encontros semanais, relatarem suas historias de vida, assistirem  aula de alfabetização, fazerem  apresentações  de danças, participarem de atividades  culturais, hidroginástica, viagens em municípios vizinhos para melhor integração com os idosos de outros municípios. E, ainda, atividade física como caminhadas, danças de salão, piquenique.

Ficha técnica


Município: 
Nova América, GO

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de Nova América

Parceiros: 
Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social


Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(62) 3345-6107



Categoria da experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br