2015
-
Sudeste
Implantação do Ambulatório Multidimensional da Pessoa Idosa
Enfoque na intervenção não farmacológica no estado de saúde do idoso

De acordo com o IBGE, 3 em cada idosos têm alguma doença crônica. Segundo o último CENSO, realizado em 2010, o município de Itaboraí, possui cerca de 22.492 idosos. Destes, 137 eram acompanhados pelo Programa Saúde do Idoso, onde 26% possuem diagnóstico ou hipótese diagnóstica para sindromes demenciais.

As equipes das Unidades Estratégia Saúde da Família vem passando por por capacitações específicas para aplicação de um instrumento de avaliação do Idoso desde 2011, com o objetivo de identificar os idosos frágeis ou em processo de fragilização. 

Posteriormente, os idosos passam pela Triagem Funcional do Idoso e Avaliação Geriátrica Ampla, incluindo a aplicação do mini-exame do Estado Mental ( Mini-Mental), como ferramente de auxílio diagnóstico para alterações cognitivas. 

Para todos os pacientes, é realizado um plano de cuidados, que inclui acompanhamento no Ambulatório Multidimensional da pessoa idosa  inserção nos grupos de estimulação cognitiva e seus familiares no Grupo de Apoio ao Cuidador e Família.

Observamos que o trabalho, permite visualizar que podemos contribuir de forma importante e eficaz, concomitante ao uso de medicamentos na problemática da saúde do idoso fragilizado. Influenciando na qualidade de vida tanto do idoso quanto do seu cuidador.

Ficha técnica


Município: 
Itaborai, RJ

Instituição Responsável: 
Programa Saúde do idoso / SMS

Parceiros: 
Subsecretaria de Atenção Básica

Coordenador da experiência: 
Vânia Rogéria Antunes Ferreira

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(21) 3639-1852

Beneficiados: 
Idosos usuários do SUS


Categoria da experiência: 
Matriciamento das equipes da atenção básica sobre as especificidades de saúde da pessoa idosa, elaboração de Projeto Terapêutico Singular-PTS...)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br