2016
-
Sudeste
Implantação da Atenção Farmacêutica no Centro de Atendimento ao Idoso em uma cidade do Vale do Paraíba - RJ

Segundo Novaes, 2007, o notável crescimento demográfico e as práticas cotidianas do idoso do século XXI apresentam novas imagens dessa população, que destacam um universo amplo, heterogêneo e marcado por contradições, advindas das desigualdades sociais. A partir dessa premissa, a questão que se coloca é: quais são as medidas que a sociedade terá que tomar para atender ao crescimento do envelhecimento populacional? No Brasil, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), de 2006, apresenta como metas na atenção à saúde da pessoa idosa, a independência e a autonomia, pelo maior tempo possível e define que a atenção à saúde dessa população terá como porta de entrada a Atenção Básica/Saúde da Família, tendo como referência a rede de serviços especializada de média e alta complexidade.Segundo Hepler & Strand (1990), a Atenção Farmacêutica é a “provisão responsável do tratamento farmacológico com o propósito de alcançar os resultados concretos que melhore a qualidade de vida do paciente”. Esta prática exige que o profissional farmacêutico realize um trabalho de cooperação com o paciente e demais profissionais da saúde com o propósito de identificar problemas relacionados aos medicamentos reais ou que possam vir a ocorrer, resolver esses problemas e atuar de forma preventiva a possíveis problemas potenciais.Dentro deste contexto, se entende que além da necessidade óbvia de alocar recursos adicionais para os cuidados de saúde da população idosa, algumas soluções dependem da implementação de programas de saúde específicos e eficientes para essa fração da população, enquanto outras dependem de uma adequada rede de proteção social (OPAS, 2009). Frente a este panorama, este trabalho apresenta como proposta implementar o serviço de Atenção Farmacêutica na Casa de Atendimento ao Idoso, no município de Barra Mansa. Espera-se melhorar o atendimento a essa população possibilitando a redução dos problemas relacionados aos medicamentos, conscientizar sobre o uso racional dos medicamentos através do acompanhamento efetivo e campanhas educativas, reduzir os custos do município com medicamentos, através do monitoramento farmacoterapêutico a esses pacientes, contribuindo desta forma para a melhoria da saúde pública no município. No período de março a julho de 2016, foram entrevistados 83 pacientes, que representam 5% da população atendida no Centro de Atendimento ao Idoso, no município de Barra Mansa – RJ. Destes, oitenta e três por cento foram do sexo feminino, apresentando uma média de idade de 72 anos. Ao longo do desenvolvimento do trabalho foram observados 62,5% de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM). Destes 71% referentes a segurança e 29% a efetividade. De acordo com o Método Dáder, estes PRM estão classificados como 5 e 6 respectivamente

Ficha técnica


Município: 
Barra Mansa

Instituição Responsável: 
Centro de Atendimento do Idoso

Parceiros: 
Centro Universitário de Barra Mansa

Coordenador da experiência: 
Msc Nylza Maria Tavares Gonçalves

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
24-33242915

Beneficiados: 
População de Idosos atendidos no Centro de Atendimento do Idoso


Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br