Em geral, diz-se idosa a pessoa com mais de 65 anos, exceto no Brasil, onde se considera idoso todo indivíduo com mais de 60 anos. Mas não é uma regra, não há um idoso típico. E por isso buscamos com esse projeto uma melhor qualidade de vida para essa população que esta cada vez mais crescendo.
A metodologia aplicada conta com a participação de todos os colaboradores da Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro Santana, que busca nas atividades de caminhada, alongamento, e consultas médicas, atividades de enfermgem, e com as agentes de saúde participando no grupos para auxiliar nas atividades. Também conta com a participação de um educador fisico, do Nucleo de Apoio ao saúde da família (NASF).
Com isso percebemos a mudança de habito da pessoa idosa da nossa comunidade, onde ocorreu diminuição de consultas médicas, para dores lombares e musculares, diminuiu também a prescrição de medicamentos para depressão, e fato de maior importancia que destaco e que esses idosos passaram também a frequentar mais os nosso grupos terepêuticos de Hipertensão e diabetes que ocorrem na unidade de saúde. Fazendo assim uma melhora na sua qualidade de vida.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br