Ano: 
2019
Categoria: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
Barueri
Instituição Responsável: 
UBS Maria Francisca de Melo - Prefeitura de Barueri
Parceiros: 
Secretaria de Esportes - Prefeitura de Barueri
Coordenação da experiência: 
Danila Martins Martelli
Telefone institucional: 
(11) 4201-2557
Email da coordenação: 
ssocial.martins@barueri.sp.gov.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O envelhecimento é um fenômeno natural da vida, fase compreendida como senescência, entretanto, muitas vezes está associada ao adoecimento o que requer maior atenção sobre a promoção da saúde e a prevenção de doenças visando contribuir para um envelhecimento ativo e saudável. O estatuto do idoso foi um marco importante para a população idosa garantindo assim seus direitos. Neste propósito foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2006 a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) com o intuito de alcançar à independência e autonomia da atenção a saúde da pessoa idosa. No Brasil, o número de idosos também aumenta significativamente, tornando-se mais visível a cada ano. Projeções do IBGE indicam que, em 2050, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos existirão 172,7 idosos, sendo que este segmento etário corresponderá à aproximadamente 29,7% da população total do País. Nos próximos 40 anos, a população brasileira como um todo vai crescer a uma média de apenas 0,3% ao ano, enquanto os idosos crescerão a uma taxa de 3,2% - 12 vezes mais. O fenômeno do envelhecimento populacional em nosso país se caracteriza por estar ocorrendo de forma muito acelerada, sendo que os idosos formam o grupo etário que mais cresce: - 1950: 2,6 milhões de idosos – 4,9% da população total; - 2010: 19,6 milhões de idosos – 10,2% da população total; - 2050: 64 milhões de idosos – 29,7% da população total. Barueri acompanha a tendência nacional de crescimento da população idosa. Pode-se observar, entre 1980 e 2015, um crescimento de mais de seis vezes na população idosa, além disso, em 2017, os idosos totalizam 23.063 habitantes com 60 anos ou mais de idade. Segundo dados da SEADE, a dimensão de longevidade do município é de 68 anos.Diante da realidade apresentada e pensando que no bairro Parque Viana, onde a UBS esta instalada não havia atividades voltada a esse público, a Equipe da UBS Maria Francisca de Melo iniciou em março de 2018 o Grupo , denominado Saúde do Idoso.Em parceria com a Secretaria de esportes conseguimos profissional qualificado para auxiliar as atividades físicas que ocorrem 2 vezes por semana no ginásio de esportes, localizado na mesma rua que a UBS, através de atividades adaptadas. Dos participantes do grupo 90% são portadores de HAS ou Diabetes, ou ambas. Os idosos são acompanhados por equipe Multidisciplinar, o que torna possível um olhar integral.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
O grupo surgiu com objetivo de tornar-se um espaço para discussão de assuntos relacionados a saúde dos idosos, visto que a unidade recebe diariamente um número significativo dessa parcela da população, traçando como meta auxiliar os idosos a um envelhecimento ativo e saudável,promovendo saúde física, social e mental, tornando-se também um espaço de convivência semanal. • Estabelecer um grupo de convivência com encontros semanais para pacientes idosos na área de abrangência da UBS Maria Francisca de Melo, com acompanhamento por equipe multiprofissional. • Estabelecer um grupo de atividades físicas (2 vezes por semana) com acompanhamento de profissional especializado(educador físico) para pacientes idosos na área de abrangência da UBS Maria Francisca de Melo. • Avaliar o estado de saúde de forma biológica, psíquica e social dos idosos, assim como as dependências farmacológicas antes e depois de se incorporar as atividades físicas regulares. • Estabelecer um calendário de atividades educativas para os idosos sobre o processo de envelhecimento em apoio ao programa. • Melhor controle das Doenças Crônicas não transmissíveis como hipertensão e diabetes; • Melhoria da autoestima , bem estar físico e psicosocial dos pacientes participantes.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Auxiliar os idosos a um envelhecimento ativo e saudável,promovendo saúde física, social e mental, tornando-se também um espaço de convivência semanal.
Avaliação e monitoramento dos idosos participantes do grupo
.
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Homens e Mulheres com 60 anos ou mais
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
A divulgação ocorreu por meio de contato telefonico, divulgação visual nas dependencias da unidade e convite dos profissionais aos idosos que compareciam para atendimento na unidade.
Onde foi desenvolvida?: 
As atividades educativas acontecem nas dependências da UBS Maria Francisca de Melo e as Atividades físicas no Ginasio poliesportivo, ambos localizados no bairro Parque Viana, em Barueri
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Livre demanda
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
50
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Participaram das atividades cerca de 80 idosos desde a criação do grupo.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
80
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Os encontros acontecem na unidade as 5º feiras, com duração de 1:30 hs, onde também é feito o controle dos sinais e posteriormente se dirigem ao ginásio de esportes. Atualmente participam cerca de 35 idosos (entre 59 e 78 anos) 3º feira ás 15:30 - Comparecem a UBS para controle dos sinais (PA e DX) * Diretamente na triagem e se dirigem ao ginásio de esportes. 5º feira as 14:30 hs – Comparecem para atividade no grupo, durante a atividade é feito o controle de sinais (em sala especifica) e posteriormente as 16:00hs se direcionam ao ginásio de esportes. Os temas e atividades desenvolvidas são sistematizadas através de reunião de equipe.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
A principal dificuldade para realização da atividade é a falta de espaço e materiais adequados (sala de grupo e materiais)
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
A autopercepção das tensões físicas e emocionais, melhora na capacidade de mobilidade, diminuição de dor e desconforto, relaxamento, maiores condições de cuidado de si e melhor compreensão dessa fase da vida. O aprendizado corporal em grupo estimulou maior motivação para a continuidade das práticas no dia a dia, potencializou o aprendizado, propiciou aos participantes a identificarem-se uns com os outros e promoveu a construção do autocuidado.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
A atividade tornou-se atrativa e os idosos crianram vinculos entre eles e entre equipe, comprovada pelo aumento significativo do número de usuários assíduos, decorrente principalmente aos convites feitos pelos próprios usuários dentro da comunidade.
Tornaram se idosos mais informados quanto a vida saudável, conhecedores da importante da atividade física e dos seus direitos civis.
A boa adesão dos usuários quanto às campanhas, as avaliações e o acompanhamento dos hipertensos e diabéticos.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
80 idosos beneficiados
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Semestralmente
2019
-
Sudeste
Grupo saúde do idoso + VidAtiva
Introdução
O envelhecimento é um fenômeno natural da vida, fase compreendida como senescência, entretanto, muitas vezes está associada ao adoecimento o que requer maior atenção sobre a promoção da saúde e a prevenção de doenças visando contribuir para um envelhecimento ativo e saudável. O estatuto do idoso foi um marco importante para a população idosa garantindo assim seus direitos. Neste propósito foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2006 a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) com o intuito de alcançar à independência e autonomia da atenção a saúde da pessoa idosa. No Brasil, o número de idosos também aumenta significativamente, tornando-se mais visível a cada ano. Projeções do IBGE indicam que, em 2050, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos existirão 172,7 idosos, sendo que este segmento etário corresponderá à aproximadamente 29,7% da população total do País. Nos próximos 40 anos, a população brasileira como um todo vai crescer a uma média de apenas 0,3% ao ano, enquanto os idosos crescerão a uma taxa de 3,2% - 12 vezes mais. O fenômeno do envelhecimento populacional em nosso país se caracteriza por estar ocorrendo de forma muito acelerada, sendo que os idosos formam o grupo etário que mais cresce: - 1950: 2,6 milhões de idosos – 4,9% da população total; - 2010: 19,6 milhões de idosos – 10,2% da população total; - 2050: 64 milhões de idosos – 29,7% da população total. Barueri acompanha a tendência nacional de crescimento da população idosa. Pode-se observar, entre 1980 e 2015, um crescimento de mais de seis vezes na população idosa, além disso, em 2017, os idosos totalizam 23.063 habitantes com 60 anos ou mais de idade. Segundo dados da SEADE, a dimensão de longevidade do município é de 68 anos.Diante da realidade apresentada e pensando que no bairro Parque Viana, onde a UBS esta instalada não havia atividades voltada a esse público, a Equipe da UBS Maria Francisca de Melo iniciou em março de 2018 o Grupo , denominado Saúde do Idoso.Em parceria com a Secretaria de esportes conseguimos profissional qualificado para auxiliar as atividades físicas que ocorrem 2 vezes por semana no ginásio de esportes, localizado na mesma rua que a UBS, através de atividades adaptadas. Dos participantes do grupo 90% são portadores de HAS ou Diabetes, ou ambas. Os idosos são acompanhados por equipe Multidisciplinar, o que torna possível um olhar integral.
Objetivos
O grupo surgiu com objetivo de tornar-se um espaço para discussão de assuntos relacionados a saúde dos idosos, visto que a unidade recebe diariamente um número significativo dessa parcela da população, traçando como meta auxiliar os idosos a um envelhecimento ativo e saudável,promovendo saúde física, social e mental, tornando-se também um espaço de convivência semanal. • Estabelecer um grupo de convivência com encontros semanais para pacientes idosos na área de abrangência da UBS Maria Francisca de Melo, com acompanhamento por equipe multiprofissional. • Estabelecer um grupo de atividades físicas (2 vezes por semana) com acompanhamento de profissional especializado(educador físico) para pacientes idosos na área de abrangência da UBS Maria Francisca de Melo. • Avaliar o estado de saúde de forma biológica, psíquica e social dos idosos, assim como as dependências farmacológicas antes e depois de se incorporar as atividades físicas regulares. • Estabelecer um calendário de atividades educativas para os idosos sobre o processo de envelhecimento em apoio ao programa. • Melhor controle das Doenças Crônicas não transmissíveis como hipertensão e diabetes; • Melhoria da autoestima , bem estar físico e psicosocial dos pacientes participantes.
Metas
  1. Auxiliar os idosos a um envelhecimento ativo e saudável,promovendo saúde física, social e mental, tornando-se também um espaço de convivência semanal.
  2. Avaliação e monitoramento dos idosos participantes do grupo
  3. .
Público alvo
Homens e Mulheres com 60 anos ou mais
Divulgação
A divulgação ocorreu por meio de contato telefonico, divulgação visual nas dependencias da unidade e convite dos profissionais aos idosos que compareciam para atendimento na unidade.
Número de participantes
80
Atividades
Os encontros acontecem na unidade as 5º feiras, com duração de 1:30 hs, onde também é feito o controle dos sinais e posteriormente se dirigem ao ginásio de esportes. Atualmente participam cerca de 35 idosos (entre 59 e 78 anos) 3º feira ás 15:30 - Comparecem a UBS para controle dos sinais (PA e DX) * Diretamente na triagem e se dirigem ao ginásio de esportes. 5º feira as 14:30 hs – Comparecem para atividade no grupo, durante a atividade é feito o controle de sinais (em sala especifica) e posteriormente as 16:00hs se direcionam ao ginásio de esportes. Os temas e atividades desenvolvidas são sistematizadas através de reunião de equipe.
Resultados
A autopercepção das tensões físicas e emocionais, melhora na capacidade de mobilidade, diminuição de dor e desconforto, relaxamento, maiores condições de cuidado de si e melhor compreensão dessa fase da vida. O aprendizado corporal em grupo estimulou maior motivação para a continuidade das práticas no dia a dia, potencializou o aprendizado, propiciou aos participantes a identificarem-se uns com os outros e promoveu a construção do autocuidado.

Ficha técnica

Município:
Barueri
Instituição Responsável:
UBS Maria Francisca de Melo - Prefeitura de Barueri
Coordenação da experiência:
Danila Martins Martelli
Email da coordenação:
ssocial.martins@barueri.sp.gov.br
Telefone institucional:
(11) 4201-2557
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Parceiros:
Secretaria de Esportes - Prefeitura de Barueri
Fotos:
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br