2013
-
Sul
Grupo de Teatro Caras da Lomba

O desenvolvimento econômico na Lomba do Pinheiro é embrionário, baseado na economia informal,com alto índice de desemprego ou subempregos com falta de perspectivas de trabalho para jovens. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado muito baixo. Possui poucos recursos em termos de lazer e cultura para todas as idades. Entretanto seus moradores demonstram muita criatividade e anseio por vivências culturais. Neste sentido, surge o grupo de Teatro Caras da Lomba, que além de promover lazer, socialização e bem-estar, procura ser um agente de promoção de saúde ao abordar temas relacionados ao bem-estar biopsicossocial e qualidade de vida.

O Grupo Caras da Lomba é um grupo de teatro composto por agentes comunitários de saúde da ESF Lomba, ESF Viçosa, ESF São Pedro, ESF Santa Helena e ESF Esmeralda, serviços estes localizados na Lomba do Pinheiro. Constituído em 2004, surgiu durante um período em que a Gerência de Saúde Partenon e Lomba do Pinheiro vinha realizando reuniões sistemáticas para avaliação do impacto de agravos por causas externas na região e para o desenvolvimento de estratégias de intervenção com relação a estas questões.

Os trabalhadores de saúde deste grupo são ao mesmo tempo atrizes, escritoras, diretoras, figurinistas, montadoras do cenário, etc... A construção dos textos teatrais é realizada coletivamente pelos integrantes do grupo e baseada em temas de saúde de relevante importância para este território. A exemplo disso, a peça “Não deixe a Peteca Cair” aborda a temática de acidentes e violências com os idosos.

Procura reproduzir o dia a dia da comunidade, onde o expectador se percebe como ator principal, pois, ao produzir as peças teatrais e esquetes, o grupo utiliza as histórias e o cotidiano de moradores da região. Após cada apresentação da peça, promove-se um momento de interação com os expectadores e atrizes, onde se avalia os resultados dos temas abordados. Este grupo aposta que, através do teatro, pode-se obter uma forma mais próxima e efetiva de comunicação com a comunidade no que se refere à educação em saúde, à qualidade de vida, à prevenção da violência em suas diferentes formas de manifestação e de outros agravos à saúde. Ao desenvolver este trabalho, visa-se a orientação, a prevenção e a promoção de saúde da população idosa de forma abrangente e integrativa, desenvolvendo sua autonomia e autoestima, além de proporcionar lazer, entretenimento, fortalecimento de vínculos de amizade, inclusão social, ampliação de suas redes de apoio.

As apresentações acontecem em qualquer espaço físico, desde que programadas com antecedência suficiente para o grupo poder se organizar. Aproveitam-se os eventos já planejados na comunidade, como por exemplo bailes da 3ª idade, chá bingo, reuniões, datas comemorativas, grupos realiados pelas ESFs da região, conferências e eventos, mostras de saúde, entre outros.

Ficha técnica


Município: 
Porto Alegre, RS

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde


Coordenador da experiência: 
Tatiana De Nardi

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(51) 3289-2894



Categoria da experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br