Ano: 
2018
Categoria: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Região da Prática: 
Norte
Município: 
Cruzeiro do Sul
Instituição Responsável: 
Unidade Básica de Saúde Francisco Souza dos Santos
Parceiros: 
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Coordenação da experiência: 
Mirla Jéssica Sampaio de Oliveira; Alekson Cândida de Oliveira
Telefone institucional: 
(68) 9994-69012
Email da coordenação: 
mirla_sampaio@hotmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Ao observarmos grande parte da nossa comunidade envelhecendo, desenvolvendo processos depressivos, muitos de baixa renda, com pouca acessibilidade ao lazer e restrição de conhecimento aos assuntos de longevidade e envelhecimento saudável, iniciamos um processo de planejamento de atividades que pudessem proporcionar lazer, conhecimento, bem estar e socialização dos mesmos, cujos vínculos sociais encontram-se fragilizados, devido ao processo de envelhecimento. Diante disso, o foco foi trabalhar o idoso na sua integralidade, promovendo a saúde física, social e mental.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
O objetivo da proposto foi trabalhar a saúde física, social e mental dos idosos, promovendo a atividade física como pilar para adentrar e trabalhar a integralidade. O intuito é promover o grupo de atividade física semanalmente, que leva informações e ações para a promoção do auto cuidado, aumento do conhecimento sobre as suas necessidades nutricionais e sociais diárias e, além de tudo, proporcionar a socialização do grupo, o que ajuda o idoso a criar vínculos e compartilhar experiências, influenciando diretamente no seu auto estima e na sua reintegração social.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Realizar atividade física diversificada, de forma atrativa ao público, como aero dança, ginástica aeróbica, alongamentos e ginástica localizada.
Promover rodas de conversas informativas, com temáticas que influenciam na vida diária, abordando assuntos como: nutrição saudável e acessível, direitos e deveres da terceira idade, importância do auto cuidado, importância da atividade física, etc.
Realizar ações integrativas, tais como: campanhas de vacinação, avaliação nutricional, acompanhamento médico, apoio psicológico, entre outros.
Orientar os participantes a divulgarem o trabalho e convidar a o público alvo para participar do grupo operativo.
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Geralmente são idosos de ambos os sexos, baixa renda, com pouco conhecimento sobre envelhecimento saudável, restritos quanto a acessibilidade ao lazer e vínculos sociais fragilizados.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Acontece através das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde e durante as consultas médicas e de enfermagem, no qual orientavam os usuários quanto as atividades que iriam ocorrer no grupo e realizavam convites para a participação do mesmo.
Onde foi desenvolvida?: 
A atividade é desenvolvida no bairro da Baixa no município de Cruzeiro do Sul – Acre, porém é aberta e contemplou usuários de outros bairros da cidade. O espaço é uma quadra esportiva cedida pela comunidade.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
O foco foi convidar todos os idosos, e assim conhece lós no decorrer das atividades, para que pudéssemos auxiliar e intervir em suas fragilidades.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
60
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
50
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Parte do bairro em que acontece a atividade tem grandes índices de violência, no qual se acentuou nos últimos meses, fazendo com que houvesse diversas mudanças domiciliares dos usuários para bairros distantes, dificultando assim na acessibilidade dos mesmos quanto aos encontros semanais.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
O planejamento das atividades são realizados mensalmente com todo grupo de profissionais, definindo o tipo de atividade física que irá ser realizada, e atividades adicionais para desenvolver neste mês, de acordo com as demandas de saúde observadas e datas festivas comemoradas no mês, como campanhas de vacinas, dia dos pais, dia das mães, arraial, dia da páscoa, entre outros. A atividade acontece todas as quartas feiras às 7:00h da manhã, iniciando com atividade física, com diversas modalidades, como aero dança, ginástica aeróbica, alongamentos e ginástica localizada, conduzida geralmente pelo profissional de educação física na quadra esportiva do bairro da Baixa. No decorrer da atividade física os demais profissionais observam e auxiliam os usuários nas dificuldades de acompanhar o exercício, porém este momento também já e utilizado para que os facilitadores tenham uma interação com os idosos, no intuito de avaliar as suas necessidades e a evolução do idoso quanto aos seus anseios e dificuldades, facilitando o planejamento de intervenção física, social e mental, seja ele coletivo ou individual. Após a atividade física é realizada uma roda de conversa para compartilhar como foi a semana de cada usuário, proporcionando um momento de troca de experiências. E por fim, é desenvolvido atividade lúdica ou educativa agregado ao lanche compartilhado. Como a exemplo dessas atividades lúdicas, temos o arraial, no qual foi organizado com decoração temática, comidas típicas e quadrilha dançante, obtendo ótima aceitação do grupo. Importante ressaltar que trimestralmente os usuários fazem avaliação nutricional. A avaliação médica para os hipertensos e diabéticos também acontecem trimestralmente, já aos que não possuem essa patologia são avaliados pelo médico, sempre que necessário. Aos idosos que possuem demandas específicas, condizentes aos demais profissionais, possuem livre acesso aos mesmos, havendo um acolhimento e agendamento para continuidade do cuidado. Com isso, a equipe multiprofissional compartilha informações sobre os usuários, facilitando as intervenções interdisciplinares e ampliando o olhar quanto a abordagem, ao planejamento e continuidade do cuidado. Em tempo, o grupo recebeu o nome de "Vigor", no qual significa força física, energia e robustez para viver com qualidade.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Uma das dificuldades encontradas pela equipe multiprofissional é o recurso financeiro para a realização das atividades lúdicas organizadas.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Após a implantação do grupo na comunidade observou – se uma boa adesão e assiduidade dos usuários. O grupo proporcionou a formação de amizades, fortalecimento do companheirismo, o protagonismo dos usuários quanto ao seu auto cuidado e o encorajamento dos mesmos quanto aos seus direitos. Como descreve a senhora I. S. S, 69 anos: “ Eu me sinto mais feliz e animada, sei melhor dos meus direitos...’’
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
A atividade tornou – se atrativa, comprovada pelo aumento significativo do número de usuários assíduos, decorrente principalmente aos convites feitos pelos próprios usuários dentro da comunidade.
Tornaram se idosos mais informados quanto a vida saudável, conhecedores da importante da atividade física e dos seus direitos civis.
A boa adesão dos usuários quanto as campanhas de vacinas, as avaliações nutricionais e o acompanhamento dos hipertensos e diabéticos.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Após realizarmos uma aplicação de um questionário aos idosos, obtivemos os seguintes resultados: • Em média dos 30 idosos acompanhados, 8 possuíam colesterol acima do esperado, porém todos normalizaram a alteração; • 100% dos usuários deixaram o sedentarismo; • 96% dos usuários afirmam não procurar o atendimento médico em livre demanda na unidade de saúde após a assiduidade no grupo; • 100% afirma está se sentindo mais disposto e feliz por ter feito amizades;
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Semanalmente.
Quais os pontos positivos da experiência?: 
• A adesão dos idosos ao grupo; • A promoção do bem estar físico, social e mental dos usuários; • O vínculo da equipe multiprofissional com os idosos; • A reintegração social dos idosos;
2018
-
Norte
Envelhecimento e qualidade de vida: um caminho multidimensional

TÍTULO COMPLETO: Envelhecimento e qualidade de vida: um caminho multidimensional

INTRODUÇÃO

Ao observarmos grande parte da nossa comunidade envelhecendo, desenvolvendo processos depressivos, muitos de baixa renda, com pouca acessibilidade ao lazer e restrição de conhecimento aos assuntos de longevidade e envelhecimento saudável, iniciamos um processo de planejamento de atividades que pudessem proporcionar lazer, conhecimento, bem estar e socialização dos mesmos, cujos vínculos sociais encontram-se fragilizados, devido ao processo de envelhecimento. Diante disso, o foco foi trabalhar o idoso na sua integralidade, promovendo a saúde física, social e mental.

OBJETIVOS

  • trabalhar a saúde física, social e mental dos idosos, promovendo a atividade física como pilar para adentrar e trabalhar a integralidade;
  • promover o grupo de atividade física semanalmente, que leva informações e ações para a promoção do autocuidado, aumento do conhecimento sobre as suas necessidades nutricionais e sociais diárias;
  • proporcionar a socialização do grupo, o que ajuda o idoso a criar vínculos;
  • compartilhar experiências, influenciando diretamente no seu auto estima e na sua reintegração social.

METAS

  • Realizar atividade física diversificada, de forma atrativa ao público, como aero dança, ginástica aeróbica, alongamentos e ginástica localizada;
  • Promover rodas de conversas informativas, com temáticas que influenciam na vida diária, abordando assuntos como: nutrição saudável e acessível, direitos e deveres da terceira idade, importância do autocuidado, importância da atividade física, etc;
  • Realizar ações integrativas, tais como: campanhas de vacinação, avaliação nutricional, acompanhamento médico, apoio psicológico, entre outros;
  • Orientar os participantes a divulgarem o trabalho e convidar a o público alvo para participar do grupo operativo.

PÚBLICO-ALVO

Geralmente são idosos de ambos os sexos, baixa renda, com pouco conhecimento sobre envelhecimento saudável, restritos quanto a acessibilidade ao lazer e vínculos sociais fragilizados.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

60

DIVULGAÇÃO

Acontece através das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde e durante as consultas médicas e de enfermagem, no qual orientavam os usuários quanto às atividades que iriam ocorrer no grupo e realizavam convites para a participação do mesmo.

ATIVIDADES

O planejamento das atividades são realizados mensalmente com todo grupo de profissionais, definindo o tipo de atividade física que irá ser realizada, e atividades adicionais para desenvolver neste mês, de acordo com as demandas de saúde observadas e datas festivas comemoradas no mês, como campanhas de vacinas, dia dos pais, dia das mães, arraial, dia da páscoa, entre outros. A atividade acontece todas às quartas feiras às 7:00h da manhã, iniciando com atividade física, com diversas modalidades, como aero dança, ginástica aeróbica, alongamentos e ginástica localizada, conduzida geralmente pelo profissional de educação física na quadra esportiva do bairro da Baixa. No decorrer da atividade física os demais profissionais observam e auxiliam os usuários nas dificuldades de acompanhar o exercício, porém este momento também já é utilizado para que os facilitadores tenham uma interação com os idosos, no intuito de avaliar as suas necessidades e a evolução do idoso quanto aos seus anseios e dificuldades, facilitando o planejamento de intervenção física, social e mental, seja ele coletivo ou individual. Após a atividade física é realizada uma roda de conversa para compartilhar como foi a semana de cada usuário, proporcionando um momento de troca de experiências. E por fim, é desenvolvido atividade lúdica ou educativa agregado ao lanche compartilhado. Como a exemplo dessas atividades lúdicas, temos o arraial, no qual foi organizado com decoração temática, comidas típicas e quadrilha dançante, obtendo ótima aceitação do grupo. Importante ressaltar que trimestralmente os usuários fazem avaliação nutricional. A avaliação médica para os hipertensos e diabéticos também acontecem trimestralmente, já aos que não possuem essa patologia são avaliados pelo médico, sempre que necessário. Aos idosos que possuem demandas específicas, condizentes aos demais profissionais, possuem livre acesso aos mesmos, havendo um acolhimento e agendamento para continuidade do cuidado. Com isso, a equipe multiprofissional compartilha informações sobre os usuários, facilitando as intervenções interdisciplinares e ampliando o olhar quanto a abordagem, ao planejamento e continuidade do cuidado. Em tempo, o grupo recebeu o nome de "Vigor", no qual significa força física, energia e robustez para viver com qualidade.

EQUIPE

02 Enfermeira

02 Médico

01 Profissional de educação física

01 Fisioterapeuta

01 Assistente social

01 Nutricionista

01 Coordenador da unidade de saúde

02 Agente Comunitário de Saúde

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • Quadra esportiva do bairro da Baixa: o espaço é cedido pela comunidade para a realização da atividade;
  • Caixa de som amplificada: uma caixa, material cedido pela prefeitura de Cruzeiro do Sul;
  • Notebook: um aparelho, cedido pelo profissional de educação física;
  • Lanche: semanalmente, compartilhado entre profissionais e usuários.

Não temos recursos próprios para a realização de atividades no grupo. Quando temos necessidade de recursos que não está disponível pela Unidade Básica de Saúde, reunimos doações entre os profissionais ou advindos da comunidade.

RESULTADOS

A atividade tornou – se atrativa, comprovada pelo aumento significativo do número de usuários assíduos, decorrente principalmente aos convites feitos pelos próprios usuários dentro da comunidade.

Tornaram se idosos mais informados quanto a vida saudável, conhecedores da importante da atividade física e dos seus direitos civis.

A boa adesão dos usuários quanto às campanhas de vacinas, as avaliações nutricionais e o acompanhamento dos hipertensos e diabéticos.

Introdução
Ao observarmos grande parte da nossa comunidade envelhecendo, desenvolvendo processos depressivos, muitos de baixa renda, com pouca acessibilidade ao lazer e restrição de conhecimento aos assuntos de longevidade e envelhecimento saudável, iniciamos um processo de planejamento de atividades que pudessem proporcionar lazer, conhecimento, bem estar e socialização dos mesmos, cujos vínculos sociais encontram-se fragilizados, devido ao processo de envelhecimento. Diante disso, o foco foi trabalhar o idoso na sua integralidade, promovendo a saúde física, social e mental.
Objetivos
O objetivo da proposto foi trabalhar a saúde física, social e mental dos idosos, promovendo a atividade física como pilar para adentrar e trabalhar a integralidade. O intuito é promover o grupo de atividade física semanalmente, que leva informações e ações para a promoção do auto cuidado, aumento do conhecimento sobre as suas necessidades nutricionais e sociais diárias e, além de tudo, proporcionar a socialização do grupo, o que ajuda o idoso a criar vínculos e compartilhar experiências, influenciando diretamente no seu auto estima e na sua reintegração social.
Metas
  1. Realizar atividade física diversificada, de forma atrativa ao público, como aero dança, ginástica aeróbica, alongamentos e ginástica localizada.
  2. Promover rodas de conversas informativas, com temáticas que influenciam na vida diária, abordando assuntos como: nutrição saudável e acessível, direitos e deveres da terceira idade, importância do auto cuidado, importância da atividade física, etc.
  3. Realizar ações integrativas, tais como: campanhas de vacinação, avaliação nutricional, acompanhamento médico, apoio psicológico, entre outros.
  4. Orientar os participantes a divulgarem o trabalho e convidar a o público alvo para participar do grupo operativo.
Público alvo
Geralmente são idosos de ambos os sexos, baixa renda, com pouco conhecimento sobre envelhecimento saudável, restritos quanto a acessibilidade ao lazer e vínculos sociais fragilizados.
Divulgação
Acontece através das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde e durante as consultas médicas e de enfermagem, no qual orientavam os usuários quanto as atividades que iriam ocorrer no grupo e realizavam convites para a participação do mesmo.
Número de participantes
50
Atividades
O planejamento das atividades são realizados mensalmente com todo grupo de profissionais, definindo o tipo de atividade física que irá ser realizada, e atividades adicionais para desenvolver neste mês, de acordo com as demandas de saúde observadas e datas festivas comemoradas no mês, como campanhas de vacinas, dia dos pais, dia das mães, arraial, dia da páscoa, entre outros. A atividade acontece todas as quartas feiras às 7:00h da manhã, iniciando com atividade física, com diversas modalidades, como aero dança, ginástica aeróbica, alongamentos e ginástica localizada, conduzida geralmente pelo profissional de educação física na quadra esportiva do bairro da Baixa. No decorrer da atividade física os demais profissionais observam e auxiliam os usuários nas dificuldades de acompanhar o exercício, porém este momento também já e utilizado para que os facilitadores tenham uma interação com os idosos, no intuito de avaliar as suas necessidades e a evolução do idoso quanto aos seus anseios e dificuldades, facilitando o planejamento de intervenção física, social e mental, seja ele coletivo ou individual. Após a atividade física é realizada uma roda de conversa para compartilhar como foi a semana de cada usuário, proporcionando um momento de troca de experiências. E por fim, é desenvolvido atividade lúdica ou educativa agregado ao lanche compartilhado. Como a exemplo dessas atividades lúdicas, temos o arraial, no qual foi organizado com decoração temática, comidas típicas e quadrilha dançante, obtendo ótima aceitação do grupo. Importante ressaltar que trimestralmente os usuários fazem avaliação nutricional. A avaliação médica para os hipertensos e diabéticos também acontecem trimestralmente, já aos que não possuem essa patologia são avaliados pelo médico, sempre que necessário. Aos idosos que possuem demandas específicas, condizentes aos demais profissionais, possuem livre acesso aos mesmos, havendo um acolhimento e agendamento para continuidade do cuidado. Com isso, a equipe multiprofissional compartilha informações sobre os usuários, facilitando as intervenções interdisciplinares e ampliando o olhar quanto a abordagem, ao planejamento e continuidade do cuidado. Em tempo, o grupo recebeu o nome de "Vigor", no qual significa força física, energia e robustez para viver com qualidade.
Resultados
Após a implantação do grupo na comunidade observou – se uma boa adesão e assiduidade dos usuários. O grupo proporcionou a formação de amizades, fortalecimento do companheirismo, o protagonismo dos usuários quanto ao seu auto cuidado e o encorajamento dos mesmos quanto aos seus direitos. Como descreve a senhora I. S. S, 69 anos: “ Eu me sinto mais feliz e animada, sei melhor dos meus direitos...’’

Ficha técnica

Município:
Cruzeiro do Sul
Instituição Responsável:
Unidade Básica de Saúde Francisco Souza dos Santos
Coordenação da experiência:
Mirla Jéssica Sampaio de Oliveira; Alekson Cândida de Oliveira
Email da coordenação:
mirla_sampaio@hotmail.com
Telefone institucional:
(68) 9994-69012
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Parceiros:
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br