2013
-
Centro-Oeste
De olho na rede
Construção da Rede de Atenção à Saúde do Idoso na Regional de Saúde do Paranoá - DF

A iniciativa teve como objetivo a constituição de um Grupo de Trabalho (GT) composto por representantes da Atenção Básica e Atenção Hospitalar, entre outros setores, para identificar as características da Rede, identificar e pactuar com os diversos pontos de atenção e avaliar instrumentos de gestão, como a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, ficha de cadastro dos idosos SES/DF e questionário de avaliação.

O projeto teve início com a investigação da causa do grande número de quedas na população idosa. Logo depois veio a criação da "Sala de Acolhimento", exclusiva para o atendimento ao idoso; confecção das "caixas personalizadas", para melhorar a adesão às prescrições de medicamentos; e formação de grupos para encontros com as áreas de psicologia e nutrição; além de atividades de socialização. Outras ações desenvolvidas abrangem a investigação de prevalência de patologias e os fatores de risco na população e capacitação dos profissionais envolvidos no processo. Em paralelo, é desenvolvido o projeto GERANEURO, parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Universidade de Brasília (UnB), que desenvolve oficinas com foco em estimulação cognitiva e memória, bem como capacitação de cuidadores.

 

 

Ficha técnica


Município: 
Paranoá, DF

Instituição Responsável: 
Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Programa de Atenção à Saúde do Idoso)

Parceiros: 
Governo do Distrito Federal e Universidade de Brasília (UnB)

Coordenador da experiência: 
Viviane Cristina Peterle

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(61) 8116-6884

Beneficiados: 
1.325 pessoas idosas


Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br