Ano: 
2019
Categoria: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro
Região da Prática: 
Sul
Município: 
Blumenau
Instituição Responsável: 
Casa São Simeão
Parceiros: 
Sec. de Saúde/ Sec. Educação
Coordenação da experiência: 
Malvina Juliane Ribeiro
Telefone institucional: 
(47) 3333-3909
Email da coordenação: 
ribeiromalvina@yahoo.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O Projeto de Geração para Geração fio criado por duas Ex Agentes Comunitárias de Saúde na cidade de Indaial-SC no ano de 2018, que reuniam os idosos da comunidade e levam para a escola do bairro para fazer uma ação intergeracional com o objetivo de promover meios para ampliar o respeito às diferenças, especificamente as diferenças típicas do processo de envelhecimento. Sabendo que nas ILPIs, muitos idosos encontram-se ociosos, desmotivados e acabam aceitando o estigma social, inclusive por estarem ali, isolados em um ambiente que, na maior parte das vezes, não escolheram ou não optaram por ele como lugar de sua velhice. Malvina Juliane Ribeiro uma das Ex Agentes de Saúde, agora Assistente Social e Gerontologa, com a intenção de proporcionar aos idosos de Instituições de Longa Permanência os mesmos benefícios que os idosos de Indaial vinham obtendo, então implantou o Projeto na ILPI Casa São Simeão na cidade de Blumenau-SC em parceria com a Assistente Social, onde os idosos se sentiam ociosos e esquecidos pela sociedade e através de encontros mensais, são levados até uma escola da comunidade para que possam repassar para os pequenos todo seu conhecimento e experiências adquiridos ao longo de sua vida, assim sentindo se parte integrante da sociedade.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Elevar a autoestima dos idosos da ILPI, pois o Projeto traz grandes ganhos na vida de cada um, só o fato do idoso sair da instituição e poder interagir com outras pessoas, ainda mais sendo crianças, fazem se sentir mais importantes, sabendo-se que hoje as crianças estão mais voltadas ao mundo da tecnologia, não dando muita importância a assuntos vividos antigamente.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Contribuir para a reflexão sobre o processo de envelhecimento, de que este é parte constituinte da vida humana;to
Levar as crianças a respeitar as pessoas idosas através do diálogo e a convivência;
Aumentar a autoestima de ambos
Promover atividades interativas como: jogos, brincadeiras, atividades físicas, musicas, teatros, dança, passeios, lanche partilhados, aulas culturais, contação de histórias, poesias, versinhos, relatos, etc
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos e Crianças entre 06 a 12 anos do ensino fundamental
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
mídia /ACSs
Onde foi desenvolvida?: 
O projeto foi criado por 2 ex-Agentes omunitários de Saúde, que trabalhavam na comunidade da Cohab na cidade de Indaial-SC. Primeitamente reuniam 17 idosos da comunidade e os levavam para a unidade de Saúde do bairro para fazer uma ação intergeracional, com o objetivo de fortalecer o laço afetivo e promover meios para ampliar o respeito especificamente as diferenças típicas do processo de envelhecimento. No início da atividade um dos idosos conta uma história vivenciada por ele e as crianças interagem fazendo questionamentos sobre a experiência relatada. Num segundo momento é realizada a prática de atividade física com ações recreativas, sempre mesclando os idosos e as crianças. Atualmente o projeto e aplicado nas escolas beneficiando idosos e crianças. Em Indaial ele é aplicado entre turmas da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves e idosos da comunidade. Em Blumenau com os idosos da casa São Simeão.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
40
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
37
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Sala de aula, estes encontros de Integração ocorreram na escola durante as aulas que a professora regente definir no calendário escolar em conjunto com a direção e secretaria de Educação. Aula de Educação Física, atividades ocorrerão durante a aulas de educação física sempre mesclando idosos e crianças. Laboratório de Informática, crianças ensinando as tecnologias atuais para idosos, sendo estas atividades de informática já previamente trabalhadas pelo professor em sala de aula. Atividades com professores de artes, música e demais interessados do corpo docente do educandário. Educação Inclusiva, participação efetiva de alunos especiais inseridos nas classes regulares de ensino, juntamente com os profissionais da Educação Especial, participando das atividades com os idosos da comunidade escolar. As atividades poderão envolver também profissionais da saúde do ESF mais próximo. As atividades poderão culminar com o lanche partilhado entre os envolvidos, sempre valorizando a merenda escolar.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Observa-se que os idosos estão sendo percebidos como pessoas que têm muito para ensinar e aprender, demonstrando a necessidade de estarem sempre em contato com novos conhecimentos na velhice. Devido às limitações existentes, o sentido de ter uma qualidade de vida pode ter diferentes significados. Participar e contribuir com um programa faz com que os idosos se sintam úteis, pois muitos acreditam que não têm mais a contribuir com a sociedade. O programa reflete e aponta a necessidade de que os idosos têm de serem valorizados perante a sociedade, e essa maior valorização à pessoa idosa garante os direitos preconizados no Estatuto do Idosa lei n° 10.741/2003.Este projeto Intergeracional terá continuidade pois percebe-se sua relevância e evolução no relacionamento entre crianças e idosos.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Autoestima - vinculo - Respeito mutuo
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Idosos beneficiados 37 Crianças beneeficiadas 92
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
trimestralmente
2019
-
Sul
De Geração para Geração : Nas Escolas
Introdução
O Projeto de Geração para Geração fio criado por duas Ex Agentes Comunitárias de Saúde na cidade de Indaial-SC no ano de 2018, que reuniam os idosos da comunidade e levam para a escola do bairro para fazer uma ação intergeracional com o objetivo de promover meios para ampliar o respeito às diferenças, especificamente as diferenças típicas do processo de envelhecimento. Sabendo que nas ILPIs, muitos idosos encontram-se ociosos, desmotivados e acabam aceitando o estigma social, inclusive por estarem ali, isolados em um ambiente que, na maior parte das vezes, não escolheram ou não optaram por ele como lugar de sua velhice. Malvina Juliane Ribeiro uma das Ex Agentes de Saúde, agora Assistente Social e Gerontologa, com a intenção de proporcionar aos idosos de Instituições de Longa Permanência os mesmos benefícios que os idosos de Indaial vinham obtendo, então implantou o Projeto na ILPI Casa São Simeão na cidade de Blumenau-SC em parceria com a Assistente Social, onde os idosos se sentiam ociosos e esquecidos pela sociedade e através de encontros mensais, são levados até uma escola da comunidade para que possam repassar para os pequenos todo seu conhecimento e experiências adquiridos ao longo de sua vida, assim sentindo se parte integrante da sociedade.
Objetivos
Elevar a autoestima dos idosos da ILPI, pois o Projeto traz grandes ganhos na vida de cada um, só o fato do idoso sair da instituição e poder interagir com outras pessoas, ainda mais sendo crianças, fazem se sentir mais importantes, sabendo-se que hoje as crianças estão mais voltadas ao mundo da tecnologia, não dando muita importância a assuntos vividos antigamente.
Metas
  1. Contribuir para a reflexão sobre o processo de envelhecimento, de que este é parte constituinte da vida humana;to
  2. Levar as crianças a respeitar as pessoas idosas através do diálogo e a convivência;
  3. Aumentar a autoestima de ambos
  4. Promover atividades interativas como: jogos, brincadeiras, atividades físicas, musicas, teatros, dança, passeios, lanche partilhados, aulas culturais, contação de histórias, poesias, versinhos, relatos, etc
Público alvo
Idosos e Crianças entre 06 a 12 anos do ensino fundamental
Divulgação
mídia /ACSs
Número de participantes
37
Atividades
Sala de aula, estes encontros de Integração ocorreram na escola durante as aulas que a professora regente definir no calendário escolar em conjunto com a direção e secretaria de Educação. Aula de Educação Física, atividades ocorrerão durante a aulas de educação física sempre mesclando idosos e crianças. Laboratório de Informática, crianças ensinando as tecnologias atuais para idosos, sendo estas atividades de informática já previamente trabalhadas pelo professor em sala de aula. Atividades com professores de artes, música e demais interessados do corpo docente do educandário. Educação Inclusiva, participação efetiva de alunos especiais inseridos nas classes regulares de ensino, juntamente com os profissionais da Educação Especial, participando das atividades com os idosos da comunidade escolar. As atividades poderão envolver também profissionais da saúde do ESF mais próximo. As atividades poderão culminar com o lanche partilhado entre os envolvidos, sempre valorizando a merenda escolar.
Resultados
Observa-se que os idosos estão sendo percebidos como pessoas que têm muito para ensinar e aprender, demonstrando a necessidade de estarem sempre em contato com novos conhecimentos na velhice. Devido às limitações existentes, o sentido de ter uma qualidade de vida pode ter diferentes significados. Participar e contribuir com um programa faz com que os idosos se sintam úteis, pois muitos acreditam que não têm mais a contribuir com a sociedade. O programa reflete e aponta a necessidade de que os idosos têm de serem valorizados perante a sociedade, e essa maior valorização à pessoa idosa garante os direitos preconizados no Estatuto do Idosa lei n° 10.741/2003.Este projeto Intergeracional terá continuidade pois percebe-se sua relevância e evolução no relacionamento entre crianças e idosos.

Ficha técnica

Município:
Blumenau
Instituição Responsável:
Casa São Simeão
Coordenação da experiência:
Malvina Juliane Ribeiro
Email da coordenação:
ribeiromalvina@yahoo.com
Telefone institucional:
(47) 3333-3909
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro
Parceiros:
Sec. de Saúde/ Sec. Educação
Fotos:
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br