2013
-
Centro-Oeste
Cuca fresca
Projeto Desencuca de Goiânia - Implementação do Centro de Convivência e Cultura Cuca Fresca

O Centro de Convivência e Cultura Cuca Fresca é um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial do Município de Goiânia, implantado em maio de 2012, no Distrito Sanitário Sul. É um serviço de “portas abertas” voltado para inserção social dos usuários, facilitando o convívio, a troca, a solidariedade, a construção de laços e a produção de novas formas de comunicação.

No Centro de Convivência Cuca Fresca são realizadas atividades esportivas e de lazer: jogos de mesa (dama, dominó, baralho), Pebolim, mesa de ping-pong, piscina (recreação e hidroginástica), jogos de quadra (vôlei, futebol, peteca), alongamento e ginástica localizada. Além disso, há atividades artísticas e culturais, atividades de educação e cidadania; atividades de práticas integrativas, de culinária e de Geração de Renda também são ofertadas, além das atividades verbais como rodas de conversas, reuniões com os movimentos sociais e conselhos. O Projeto promoveu ainda, I Mostra de Arte Insensata Itinerante – parcerias intersetoriais; exposição de artes plásticas, oficinas, atelier aberto, cinema, mercado maluco, palco com shows e os grupos artísticos: Bloco de Percussão DesenCuca; Grupo de Fantoche ‘Los Fantóxicos Fantásticos’ e Banda DeLírios do Cuca.

As práticas são destinadas a toda comunidade, abrangendo diversas faixas etárias e realidades, com atenção especial a pessoas idosas e com sofrimento mental. O resultado das ações e estratégias deste dispositivo que opera a partir da linguagem da arte, cultura, lazer e das interações com outros setores estão na criação e fortalecimento de laços sociais e afetivos, a promoção da inclusão social, a ressignificação do cotidiano e produção de sentido para vida destas pessoas.

Ficha técnica


Município: 
Goiânia, GO

Instituição Responsável: 
Centro de Convivência e Cultura Cuca Fresca

Parceiros: 

Coordenador da experiência: 
Marla Borges de Castro

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(62) 3259-9297

Beneficiados: 
70 pessoas


Categoria da experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br