Estudo realizado com idosos do programa saúde do idoso do município de Rio das Ostras no Estado do Rio der Janeiro, contemplando 262 idosos, foram realizados questionário socio cultural, auto avaliação de saúde, teste de depressão reduzido, testes de rastreio e os idosos que atingiram o ponto de corte do mini mental foram submetidos a exames médicos para diagnóstico da Doença de Alzheimer Provável
.Após a realização desse estudo, aconteceram várias modificações, no comportamento dos idosos e de seus familiares em relação a DA, sobretudo buscando informações sobre os sintomas, fatores de risco e tratamento e alternativos.
Nos grupos realizados pelo programa saúde do idoso , todos que participam querem fazer exercícios para a memória,atividades fisicas e cantar. São mais atentos em reelação aos valores da pressão arterial, da glicemia e sobretudo inclusão social, pois os participantes conversam entre si criando vinculo de amizades extensivo a equipe de saúde.
Observou-se 9o interesse pelo tema de profissionais de outros setores como do programa saúde do adolescente, onde pretendemos fazer oficinas sobre o envelhecimento, o que muito contribuirá para os futros cidadaos que irão convuver com muitos casos de demencias, segundo projeções internaciuonais.
O nosso grande objetivo é provar que as unidades básicas de saúde que é a porta de entrada paara o sistema SUS, é capaz de fazer promoção e até postegar doenças degenerativas como a DA, utilizando métodos simples e possíveis de serem efetuados nessas unidades.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br