Ano: 
2018
Categoria: 
Atenção à saúde da pessoa idosa no ambiente domiciliar
Região da Prática: 
Nordeste
Município: 
Conde
Instituição Responsável: 
Sec Saude. - CEO.
Parceiros: 
Comunidade
Coordenação da experiência: 
Depto. Saude Bucal
Telefone institucional: 
(83) 9868-48775
Email da coordenação: 
josalbaazevedo@hotmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Necessidade da integralidade dos serviços para nossos em saúde bucal
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Resolutividade da atenção domiciliar aos acamados com demandas em cirurgia oral menor.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Integralidade dos serviços aos acamados
Procedimentos realizados com segurança no conforto do lar
Evitar deslocamentos , desconforto e estresse aos idosos.
Resolutividade .
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Sexo feminino, dependente sem doenças crônicas inicio de Alzenheimer
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
So nos grupos do depto.
Onde foi desenvolvida?: 
Atividades desenvolvidas na area da UBS JACUMÃ municipio de Conde -PB.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Apos visitas domiciliares da atenção básica
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
1
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
05 com procedimentos realizados em cirurgia oral domiciliar e vários em atenção basica.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
5
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Tratamento concluído, ausência de.solicitação familiar para novos procedimentos
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Os familiares acionavam a AB q nos repassava , entravamos em contato com os familiares e pacientes estabeleciamos um vínculo de confiança .
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Acompanhar o pós operatório estabelecer uma parceria com a familia para essa finalidade do cuidado.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Resolutividade , integralidade, vinculos familiares na assistência e expansão para outros pacientes da AB.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Pacientes atendidos de forma humanizada, confortavel em seu lar
Diminuicão do estresse ansiedade e deslocamentos dos pacientes e familiares , gastos finaceiros e emocionais.
Outros pacientes comtemplados devido a confiança na assistência
A rede de assistência integral em saude bucal fortalecida.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
05 idosos atendidos 08 procedimentos realizados.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Quando necessario
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Fortalecimento da rede de atenção , assistência aos pacientes de forma integral em domicilio. Inserção da familia.
Quais as limitações da experiência?: 
Não identificamos.
2018
-
Nordeste
CEO DOMICILIAR.

TÍTULO COMPLETO: CEO Domiciliar

INTRODUÇÃO

Necessidade da integralidade dos serviços para nossos em saúde bucal

OBJETIVOS

Resolutividade da atenção domiciliar aos acamados com demandas em cirurgia oral menor.

METAS

  • Integralidade dos serviços aos acamados;
  • Procedimentos realizados com segurança no conforto do lar;
  • Evitar deslocamentos , desconforto e estresse aos idosos;
  • Resolutividade.

PÚBLICO-ALVO

Sexo feminino, dependente sem doenças crônica, início de Alzheimer.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

5

DIVULGAÇÃO

Nos grupos do departamento.

ATIVIDADES

Os familiares acionavam a AB q nos repassava, entravamos em contato com os familiares e pacientes estabelecemos um vínculo de confiança.

EQUIPE

02 Odontólogas

02 Auxiliares de Saúde Bucal

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • Detalhe os recursos físicos utilizados na realização da experiência
  • Detalhe os recursos financeiros utilizados na realização da experiência, quando houver
  • Materiais comuns as práticas em cirurgia oral menor;
  • Forceps;
  • Alavancas.

Financiamento da Atenção Básica.

RESULTADOS

Pacientes atendidos de forma humanizada, confortável em seu lar. Diminuição do estresse ansiedade e deslocamentos dos pacientes e familiares , gastos financeiros e emocionais. Outros pacientes contemplados devido a confiança na assistência. A rede de assistência integral em saúde bucal fortalecida.

Introdução
Necessidade da integralidade dos serviços para nossos em saúde bucal
Objetivos
Resolutividade da atenção domiciliar aos acamados com demandas em cirurgia oral menor.
Metas
  1. Integralidade dos serviços aos acamados
  2. Procedimentos realizados com segurança no conforto do lar
  3. Evitar deslocamentos , desconforto e estresse aos idosos.
  4. Resolutividade .
Público alvo
Sexo feminino, dependente sem doenças crônicas inicio de Alzenheimer
Divulgação
So nos grupos do depto.
Número de participantes
5
Atividades
Os familiares acionavam a AB q nos repassava , entravamos em contato com os familiares e pacientes estabeleciamos um vínculo de confiança .
Resultados
Resolutividade , integralidade, vinculos familiares na assistência e expansão para outros pacientes da AB.

Ficha técnica

Município:
Conde
Instituição Responsável:
Sec Saude. - CEO.
Coordenação da experiência:
Depto. Saude Bucal
Email da coordenação:
josalbaazevedo@hotmail.com
Telefone institucional:
(83) 9868-48775
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atenção à saúde da pessoa idosa no ambiente domiciliar
Parceiros:
Comunidade
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br